O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. México
  5. Mendaro Arquitectos
  6. 2016
  7. Arquivo Histórico de Oaxaca / Mendaro Arquitectos

Arquivo Histórico de Oaxaca / Mendaro Arquitectos

  • 21:00 - 15 Setembro, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Arquivo Histórico de Oaxaca / Mendaro Arquitectos
Arquivo Histórico de Oaxaca / Mendaro Arquitectos, © Élena Marini Silvestri
© Élena Marini Silvestri

© Élena Marini Silvestri © Élena Marini Silvestri © Élena Marini Silvestri © Élena Marini Silvestri + 35

  • Arquitetos

  • Localização

    La Ciudad de las Canteras, Mártires de Tacubaya, Agencia Municipal Sta Maria Ixcotel, 71229 Santa Lucía del Camino, Oaxaca, México
  • Arquiteto responsável

    Ignacio Mendaro Corsini
  • Promotor

    Fundación Alfredo Harp Helú Oaxaca, Govern do estado de Oaxaca
  • Área

    11815.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Equipe de arquitetura

    Anabel Gómez García, Omar Peñaloza Mendoza, Maribel González Apodaca, José Ignacio Montes
  • Engenharia estrutural

    PROESI S.C./ Darío Vasconcelos M
  • Engenharia de instalações

    Abelino León García
  • Iluminação

    Noriega Iluminadores
  • Artista convidado

    Francisco Toledo
  • Mais informações Menos informações
© Élena Marini Silvestri
© Élena Marini Silvestri

Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal motivo do processo de construção deste edifício foi a absoluta necessidade urgente de preservar toda a riqueza documental de Oaxaca, que estava espalhada em muitos lugares e à beira da destruição.

Planta 01
Planta 01

O parque "Las Canteras", como é conhecido pelo povo de Oaxaca, é sem dúvida, o lugar ideal para se construir a Cidade dos Arquivos. É uma área altamente simbólica, porque a maioria das pedras utilizadas para construir a cidade de Antequera, como era conhecida a cidade de Oaxaca sob o domínio espanhol, eram verdes. Por este motivo, foi dada à cidade orgulhosamente à o nome de "Verde" ou "Antequera Verde". Este fato agrega valor ao local do projeto e torna o desafio arquitetônico ainda mais transcendente. O prédio, que nasce no meio do Parque, gera um impulso que tende a transformar o seu entorno (12 hectares) e promover estímulos nesta área como um todo, localizada nos arredores da cidade de Oaxaca.

© Élena Marini Silvestri
© Élena Marini Silvestri

O projeto urbano e ambiental aproveita a excelente localização do Parque, meios de transporte acessíveis e outros serviços urbanos, além de duas características elementares que darão sentido a essa nova visão: áreas verdes e lagos com grandes potencialidades ambientais e áreas recreativas intensamente utilizadas pela população.

Corte
Corte
Corte
Corte

A principal função do edifício do Arquivo é preservar e proteger a coleção documental; portanto, o processo de manutenção destes arquivos, de alguma maneira, se refletirá na orientação do projeto arquitetônico. Para que qualquer documento chegue à coleção, deve passar primeiramente por um controle complexo. Estes devem ser analisados, selecionados, organizados e catalogados após a devida restauração. Todas essas tarefas específicas e suas relativas necessidades devem ser acolhidas pelo edifício. Além disso, o projeto também deve incluir um espaço de consulta para que os alunos possam fazer pesquisas nas coleções; e para recebê-los de forma adequada, um corredor especial para os pesquisadores teve que ser projetado.

© Élena Marini Silvestri
© Élena Marini Silvestri
Corte
Corte
© Élena Marini Silvestri
© Élena Marini Silvestri

A topografia do terreno exigiu diferentes alturas, de modo que as áreas estão distribuídas em quatro níveis. O primeiro pavimento foi concebido como um espaço público de atividades e também para acessar às coleções documentais; os níveis superiores foram destinados às atividades mais específicas e particulares do arquivo. Mais internamente ao edifício, os conjuntos de documentos ocupam a maior superfície.

© Élena Marini Silvestri
© Élena Marini Silvestri

Usuários e visitantes do Arquivo, assim como a beleza natural do parque, devem se relacionar com harmonia, dentro e fora dos edifícios. Assim, as vias públicas, que levam ao auditório, salas de aula, bibliotecas, salas de exposições e cafeteria, devem criar uma rede dentro do edifício sem interferir nas tarefas práticas do arquivo e no desenvolvimento de suas atividades.

© Élena Marini Silvestri
© Élena Marini Silvestri

Os volumes que compõem o conjunto de edifícios foram distribuídos respeitando as árvores existentes, gerando um conjunto de edifícios conectados entre si por pátios e corredores internos. Estes espaços abetos estão espalhados no projeto, permitindo além da ventilação cruzada, capturar uma quantidade significativa de água da chuva, alimentando a rede de água para reabastecer as piscinas existentes no Parque. Os dois acessos do edifício, com uma diferença de nível de quatro metros, representam o início e o fim de um percurso. A intenção desses dois níveis de acesso encaixados no terreno, é que o edifício esteja intimamente conectado ao Parque e que, de fato, possa proporcionar mais um dos muitos percursos de pedestres que já atravessam o Parque.

Detalhes
Detalhes
Detalhes
Detalhes

Os edifícios são construídos com lisas paredes de concreto pintadas de ocre, aludindo à cor da terra da região Mixteca. A arquitetura Oaxaqueña nos ensina sobre a importância das paredes, da luz e do seu jogo de sombras e como o claro-escuro se revelam nos volumes e na sequência dos pátios. É uma arquitetura sábia que funde o clima, sol e vegetação, permitindo que as transparências e as correntes de ar ganhem vida, e isso se mostra magistralmente notável neste projeto de arquitetura contemporânea.

© Élena Marini Silvestri
© Élena Marini Silvestri

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arquivo Histórico de Oaxaca / Mendaro Arquitectos" [Oaxaca's Historical Archive Building / Mendaro Arquitectos] 15 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879331/arquivo-historico-de-oaxaca-mendaro-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.