O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Japão
  5. Okuno Architectural Planning
  6. 2016
  7. Roseroc / Okuno Architectural Planning

Roseroc / Okuno Architectural Planning

  • 13:00 - 10 Setembro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Roseroc / Okuno Architectural Planning
Roseroc / Okuno Architectural Planning, © Satoshi Asakawa
© Satoshi Asakawa

© Satoshi Asakawa           © Satoshi Asakawa           © Satoshi Asakawa           © Satoshi Asakawa           + 13

© Satoshi Asakawa
© Satoshi Asakawa

"Roseroc" foi criado para funcionar como uma cafeteria, salão de atividades e restaurante para funcionários. Os principais setores da empresa são a fabricação de cabos e cateteres para fins médicos e o "Roseroc" foi construído nas instalações das fábricas. O "Roseroc" precisava funcionar atendendo principalmente a 3 propósitos principais: como uma cafeteria para funcionários, onde eles pudessem relaxar confortavelmente em suas pausas para almoço e sentirem-se revigorados após dedicarem tanto tempo fabricando cabos e cateteres; como um espaço multiuso onde os funcionários pudessem usar a área para reuniões e atividades recreativas; e, por fim, como um ícone simbólico da empresa que está ansiosa para penetrar no mercado internacional.

© Satoshi Asakawa
© Satoshi Asakawa
© Satoshi Asakawa
© Satoshi Asakawa

Considerando que a área prevista para "Roseroc" era um lote vazio nas instalações das fábricas, ficamos bastante felizes por já haver grandes árvores ao redor e podermos utilizar a paisagem de uma montanha próxima à área de intervenção. Para aproveitar ao máximo esse ambiente natural que a área já possuía, quando começamos a planejar as instalações e equipamentos necessários, decidimos criar uma parede longa e contínua que começa no lado de fora, envolve o jardim externo ("soto"), os ambientes e instalações internas, e termina quando a parede atinge o interior ("uchi"). Esta parede única, longa e contínua reflete uma imagem de muitos funcionários da empresa, que se movem em direção a seus objetivos em um grande fluxo e a visão futura da empresa, onde tudo e todos estão envolvidos e se tornam "uma só equipe".

Planta Baixa
Planta Baixa

Este edifício de um andar, de 450m², com um restaurante principal de 15m x 15m que pode acomodar até 250 pessoas durante o horário de almoço, tem uma única parede que conecta todas as instalações, como uma sala privativa, um espaço de cozinha, salas VIP e dois pátios. Ao fazer aberturas na parede, tentamos criar a ideia de que todos os espaços estão continuamente relacionados. Queríamos ter grandes aberturas que ligassem cada instalação, mas não destruíssem o perfil de "uma parede única" e, para realizar isso, decidimos optar por aberturas triangulares apontando para cima. Elas foram projetadas para acompanhar as linhas diagonais do restaurante, mostrando a direção para a área externa e exaltando a forte presença da parede em si. Olhando para os aspectos construtivos, planejamos ter grandes treliças feitas na forma de cada abertura, fazendo uma longa parede para o edifício.

© Satoshi Asakawa
© Satoshi Asakawa

Consequentemente, quase nenhum pilar foi necessário, então construímos usando estrutura metálica, o que garantiu rigidez suficiente ao conjunto quando todos os segmentos foram reunidos.

© Satoshi Asakawa
© Satoshi Asakawa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Roseroc / Okuno Architectural Planning" [Roseroc / Takashi Okuno & Associates] 10 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879193/roseroc-okuno-architectural-planning> ISSN 0719-8906