O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Peru
  5. Martin Dulanto
  6. 2015
  7. Residência Lapa / Martin Dulanto

Residência Lapa / Martin Dulanto

Residência Lapa / Martin Dulanto
Residência Lapa  / Martin Dulanto, © Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

© Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi + 28

  • Gestão de Projeto

    Miguel Gutierrez y Raúl Montesinos.
  • Colaboradores

    Emilio Jordan Fernandez, Dora Gonzales, Luz Vega, Luciana Escobar
  • Construtora

    Taller 33 Arquitectura y Construcción
  • Estruturas

    Jorge Avendaño
  • Instalações

    Ricardo Portella
  • Produção

    Claudia Miraglia
  • Mais informações Menos informações
© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde sua concepção, o projeto buscou ter um impacto mínimo no terreno e seu entorno. A partir desse preceito, a casa foi planejada de tal forma que ela parece menor do que realmente é, chegando a ser quase 15% menor do que uma residência padrão existente no clube, priorizando a relação da arquitetura com o terreno natural.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi
Diagrama
Diagrama
© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Levando em conta que o lote foi cortado antes de desenhar o projeto, este foi planejado de tal forma que adaptou-se ao corte atual do terreno, para o qual gera-se uma plataforma que se incorporou levemente. Esta contém o serviço e a entrada. Sobre a plataforma encontra-se o bloco principal da residência (caixa branca), o qual possui três pavimentos e está orientado para que seja possível contemplar o mar. No primeiro pavimento deste bloco (segundo pavimento da casa) encontra-se a área social, um espaço que, no eixo visual do mar, tem ambas as faces abertas. Além disso, suas fachadas laterais são fechadas, pois suportam estruturalmente estes dois níveis da casa e configuram o volume. Desta forma a plataforma permite que a área social estenda-se para a superfície da mesma (área social externa) e se vincule visualmente ao terreno e ao exterior.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Além disso, a busca por uma relação com o exterior está presente na circulação vertical da residência. Uma escada de forma livre e escultórica se desdobra entre o bloco e o terreno, comunicando os três pavimentos da casa. A forma escultórica, por sua vez, junto ao fundo do terreno, gera outro foco visual oposto à vista da baía na área social. 

Corte
Corte
Corte
Corte

O terceiro e o último pavimento, que completa o bloco sobre a plataforma, contém a área particular da residência: os dormitórios. Neste nível, tanto o dormitório principal, quanto o de convidados, desfrutam de uma vista panorâmica do horizonte. Ambos contam com uma treliça de alumínio branca que termina de configurar o volume do bloco e, por sua vez, permitem cobrir a entrada direta de luz solar e fornece privacidade. Vale ressaltar que os dois dormitórios restantes estão devidamente iluminados e ventilados por janelas altas.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Em síntese, a residência é composta por três elementos. A plataforma, que serve de embasamento e implanta o projeto no terreno. O bloco que, montado sobre essa, contém o programa da residência. E, por fim, a escada escultórica, que vincula esses elementos e se liberta formalmente em relação aos mesmos.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

A residência conta com os seguintes ambientes:

Planta primeiro pavimento: um dormitório de serviço, com seu próprio banheiro com ventilação natural. Três estacionamentos e um depósito. O pátio de entrada desde o qual se acessa as escadas que conectam os três pavimentos. Além disso, a partir do estacionamento é possível acessar o pátio de entrada.

Planta
Planta

Planta segundo pavimento: piscina, terraço e churrasqueira ao ar livre; um grande espaço que contém a cozinha, sala de jantar e sala. Além disso, nesse pavimento existe um banheiro de visitas, que é ventilado por meio de um exaustor de ar, com duto até o teto.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Planta terceiro pavimento: encontram-se os três dormitórios, cada um com um banheiro próprio, iluminados e ventilados através de claraboias. Além disso, existe o dormitório principal, com seu próprio banheiro integrado. Ainda nesse pavimento encontra-se a lavanderia e o pátio.

Planta 03
Planta 03

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Martin Dulanto
Escritório
Cita: "Residência Lapa / Martin Dulanto" [Casa Lapa / Martin Dulanto] 09 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879139/residencia-lapa-martin-dulanto> ISSN 0719-8906