Torre de Vento / AGi Architects

Torre de Vento / AGi Architects

Cortesia de AGi architectsCortesia de AGi architectsCortesia de AGi architectsCortesia de AGi architects+ 23

Salmiya, Kuwait
  • Arquitetos: AGi Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Candy, Chinese granite, Hasan abul, Mitsubishi Electric, Omani, Rak, Rak ceramics, Schüco, Siedle, dormakaba
  • Gestão Do Projeto:Stefania Rendinelli, Lulu Alawadhi
  • Equipe De Projeto:Georg Thesing, Juan Carlos Jimenez, Cristina Ruiz, Alfredo Carrato, Ehsan Abdulrasoul Rahimi, Ibrahim Abu Fayyad
  • Engenharia:Arturo Macusi, Joseph Thomas
  • Cliente:Wafra Real Estate Co
  • Cidade:Salmiya
  • País:Kuwait
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de AGi architects
Cortesia de AGi architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos Wafra Vertical Housing introduz um novo conceito de residências urbanas que se adapta ao estilo de vida contemporâneo do Kuwait. Considerando a crescente demanda por terrenos urbanos, verticalizar a habitação permite que mais inquilinos possam desfrutar da privacidade de seu próprio lar e se beneficiar dos serviços e localização privilegiada que esta solução em altura oferece.

Cortesia de AGi architects
Cortesia de AGi architects

O entendimento e reinterpretação das técnicas locais é um dos principais objetivos deste desenho. Os principais serviços do edifício estão localizados na ala sul para minimizar a exposição solar e reduzir portanto o consumo de energia, atuando como uma barreira térmica para o restante da edificação. Por isso existe o mínimo de aberturas nesta fachada enquanto que o edifício se abre para o norte, desfrutando de vistas privilegiadas sobre o mar. As ótimas oportunidades de luz natural e ventilação cruzada também se convertem em elementos essenciais para o desenho, que confere o caráter à torre e determina sua orientação. Considerando a ideia da tradicional tipologia do pátio do Oriente Médio e desenvolvendo-a volumetricamente, o conceito inicial surge na forma de uma torre. O pátio já não se resume ao núcleo do edifício, e ao invés disso, assume a luz e ventilação da fachada, canalizando-as através da área da piscina e fluindo através de todos os níveis encontrando uma saída através da fachada oposta.

Cortesia de AGi architects
Cortesia de AGi architects
Plantas
Plantas
Cortesia de AGi architects
Cortesia de AGi architects

Para as fachadas, a pedra de granito foi escolhida como material de revestimento, para conferir à torre um aspecto de escultura monolítica lapidada pelo vento, em contraste com as suaves superfícies do pátio interno na cor predominante branco.

Cortesia de AGi architects
Cortesia de AGi architects

Funcional e geometricamente, a torre se eleva sobre um pedestal de dois pavimentos, onde estão os espaços de caráter mais públicos - incluindo a piscina e o ginásio. Os apartamentos se erguem de maneira orgânica e permite a entrada de luz e ventilação. A altura total da torre é de 13 pavimentos com 12 apartamentos duplex, afim de preservar a privacidade. Um ático atua como coroamento do edifício e inclui jardins na cobertura e terraço com vistas espetaculares. 

Cortesia de AGi architects
Cortesia de AGi architects
Cortes
Cortes
Cortesia de AGi architects
Cortesia de AGi architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salmiya, Kuwait

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre de Vento / AGi Architects" [Wind Tower / AGi Architects] 14 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879014/torre-de-vento-agi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.