Torre de Vento / AGi Architects

Torre de Vento / AGi Architects - Mais Imagens+ 18

Salmiya, Kuwait
  • Arquitetos: AGi Architects; AGi Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Candy, Chinese granite, Hasan abul, Mitsubishi Electric, Omani, Rak, Rak ceramics, Schüco, Siedle, dormakaba
  • Gestão Do Projeto: Stefania Rendinelli, Lulu Alawadhi
  • Equipe De Projeto: Georg Thesing, Juan Carlos Jimenez, Cristina Ruiz, Alfredo Carrato, Ehsan Abdulrasoul Rahimi, Ibrahim Abu Fayyad
  • Engenharia: Arturo Macusi, Joseph Thomas
  • Cliente: Wafra Real Estate Co
  • Autores: Nasser B. Abulhasan, Joaquín Pérez-Goicoechea
  • Cidade: Salmiya
  • País: Kuwait
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de AGi architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos Wafra Vertical Housing introduz um novo conceito de residências urbanas que se adapta ao estilo de vida contemporâneo do Kuwait. Considerando a crescente demanda por terrenos urbanos, verticalizar a habitação permite que mais inquilinos possam desfrutar da privacidade de seu próprio lar e se beneficiar dos serviços e localização privilegiada que esta solução em altura oferece.

Cortesia de AGi architects

O entendimento e reinterpretação das técnicas locais é um dos principais objetivos deste desenho. Os principais serviços do edifício estão localizados na ala sul para minimizar a exposição solar e reduzir portanto o consumo de energia, atuando como uma barreira térmica para o restante da edificação. Por isso existe o mínimo de aberturas nesta fachada enquanto que o edifício se abre para o norte, desfrutando de vistas privilegiadas sobre o mar. As ótimas oportunidades de luz natural e ventilação cruzada também se convertem em elementos essenciais para o desenho, que confere o caráter à torre e determina sua orientação. Considerando a ideia da tradicional tipologia do pátio do Oriente Médio e desenvolvendo-a volumetricamente, o conceito inicial surge na forma de uma torre. O pátio já não se resume ao núcleo do edifício, e ao invés disso, assume a luz e ventilação da fachada, canalizando-as através da área da piscina e fluindo através de todos os níveis encontrando uma saída através da fachada oposta.

Cortesia de AGi architects
Plantas
Cortesia de AGi architects

Para as fachadas, a pedra de granito foi escolhida como material de revestimento, para conferir à torre um aspecto de escultura monolítica lapidada pelo vento, em contraste com as suaves superfícies do pátio interno na cor predominante branco.

Cortesia de AGi architects

Funcional e geometricamente, a torre se eleva sobre um pedestal de dois pavimentos, onde estão os espaços de caráter mais públicos - incluindo a piscina e o ginásio. Os apartamentos se erguem de maneira orgânica e permite a entrada de luz e ventilação. A altura total da torre é de 13 pavimentos com 12 apartamentos duplex, afim de preservar a privacidade. Um ático atua como coroamento do edifício e inclui jardins na cobertura e terraço com vistas espetaculares. 

Cortesia de AGi architects
Cortes
Cortesia de AGi architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salmiya, Kuwait

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre de Vento / AGi Architects" [Wind Tower / AGi Architects] 14 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879014/torre-de-vento-agi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.