O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Suécia
  5. FOJAB arkitekter
  6. 2016
  7. Isblocket (O Bloco de Gelo ) / FOJAB arkitekter

Isblocket (O Bloco de Gelo ) / FOJAB arkitekter

Isblocket (O Bloco de Gelo ) / FOJAB arkitekter
Isblocket (O Bloco de Gelo ) / FOJAB arkitekter, © Felix Gerlach
© Felix Gerlach

© Felix Gerlach © Felix Gerlach © Felix Gerlach © Felix Gerlach + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Hyllie, Malmö, Suécia
  • Arquitetos Responsáveis

    Anders Eriksson Modin, Niklas Sonestad, Magnus Tellhed, Alper Sjöstrand, Ida Stavenow
  • Área

    6000.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Felix Gerlach
© Felix Gerlach

Descrição enviada pela equipe de projeto. No distrito em rápida expansão de Hyllie, em Malmo, os arquitetos de FOJAB arkitekter foram comissionados a planejar e projetar um novo edifício de escritórios na praça da estação. O edifício conecta cada pavimento ao edifício garagem - também projetado por FOJAB. No térreo, há uma área destinada ao comércio e uma passagem através do edifício. O edifício garagem existente e a área limitada do terreno, de 85 x 12,5 m, exigiu um novo edifício estreito com uma fachada apenas de um lado.

© Felix Gerlach
© Felix Gerlach

O objetivo principal do projeto era criar um edifício icônico com uma fachada característica, inspirado no local e em função da luz nórdica natural. O coração no edifício abriga uma generosa escada que, com suas formas fortes, sobe serpenteando em um piso de vidro. A fachada consiste de uma estrutura de vidro duplo na qual a camada externa possui pontos brancos serigrafados para criar uma padronagem que imita o quebrar do gelo. Este padrão no vidro também proporciona um efeito de sombreamento, o que tornou possível o uso do vidro como material para compor a fachada, apesar da exposição solar direta. O padrão varia em densidade em cada pavimento e cria uma transição suave entre as superfícies opacas e transparentes na fachada interna. As alturas do pé direito em direção à fachada permite que a luz natural permeie todo o pavimento.

© Felix Gerlach
© Felix Gerlach
Corte
Corte
© Felix Gerlach
© Felix Gerlach

Em algumas partes da fachada, as esquadrias de aço inoxidável parecem sair da camada do vidro, criando uma quebra no tratamento da fachada outrora lisa e brilhante. No pátio interno em direção à praça, a fachada é coberta em painéis de madeira de carvalho com acabamento brilhante em que, com seus tons quentes, criam um contraste com a fachada fria. A fachada continua subindo sobre os beirais, que forma os guarda-corpos dos terraços.

© Felix Gerlach
© Felix Gerlach

Com as linhas fragmentadas da fachada, o volume do edifício reforça o caráter de um 'bloco de gelo', enquanto simultaneamente se relaciona com o volume recuado do edifício garagem por detrás. No jogo de volumes, grandes terraços foram criados, que tem vistas para a praça principal à oeste, a cidade ao norte e os campos de canola ao sul. 

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Isblocket (O Bloco de Gelo ) / FOJAB arkitekter" [Isblocket (The Ice Block) / FOJAB arkitekter] 11 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878974/isblocket-o-bloco-de-gelo-fojab-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.