O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Posto De Saúde
  4. Espanha
  5. Comas-Pont arquitectos
  6. 2015
  7. Centro Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos

Centro Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos

Centro Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos
Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Carrer de Josep Maria Selva, 08500 Vic, Barcelona, Espanha
  • Arquitetos Encarregados

    Comas-Pont arquitectos
  • Área

    1657.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Todos os serviços de reabilitação para pessoas com deficiências mentais agrupam-se nesse edifício composto a partir da repetição de um módulo espacial de 6 metros de largura. Um sistema de construções econômicas e energicamente sustentáveis, em uma escala doméstica com o acolhimento dos espaços internos somados à relação entre edifício e natureza, convertem o local em um edifício saudável.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O edifício está localizado nos arredores juntos aos principais centros de saúde da cidade (Vic), rodeado por um parque. Seu programa se desenvolve basicamente em um pavimento único para facilitar a mobilidade de seus usuários.

© Adrià Goula
© Adrià Goula
Planta - Térreo
Planta - Térreo

Ao redor de um pavilhão de acesso central agrupam-se os outros pavilhões com seus programas específicos, adaptados à topografia do terreno original e separado entre si por jardins e pomares. Os espaços intersticiais entre o acesso e os pavilhões perimetrais são ocupados pelas rampas de conexão.

Cortesía de  Comas-Pont arquitectos
Cortesía de Comas-Pont arquitectos

A austeridade produzida pela opção de utilizar um único revestimento para a fachada e coberturas, contrasta com a aparição de estufas nas fachadas sul como um sistema bioclimático passivo e o uso da madeira como elemento principal nos espaços internos.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O edifício conta com um sistema energético econômico, modular e de alta eficiência que permite adaptar a demanda energética segundo a ocupação interna e o clima externo.

Diagrama
Diagrama

Sobre uma estrutura metálica abobadada de 6 metros de vão, modulada a cada 2,40 metros propõe-se uma cobertura leve e ventilada. A secção da cobertura permite ventilar a câmara de ar no verão e fecha-la no inverno conserva o calor e irradia o mesmo ao interior com mecanismos automatizados. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O mesmo ocorre na fachada sudeste, uma varanda linear de 1,5 metros de profundidade cumpre a função de colchão térmico graças ao efeito estufa. Esses espaços possuem um sistema de fechamento baseado em cortinas de PVC que podem ser fechadas no inverno para acumular calor (introduzido no interior através do sistema de ventilação) ou abertas no verão deixando a varanda como elemento de proteção solar. A vegetação nesses espaços é cultivada pelos próprios pacientes como terapia de reabilitação.

Corte
Corte

Os critérios de sustentabilidade foram essenciais durante todo o processo de construção. A Certificação Energética situa o edifício na categoria "A", a mais eficiente.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos" [ Centro Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos] 08 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878967/centro-medico-psicopedagogico-comas-pont-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.