Residência Atlas / MONADNOCK

Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 2 de 20Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 3 de 20Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 4 de 20Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 5 de 20Residência Atlas / MONADNOCK - Mais Imagens+ 15

Eindhoven, Países Baixos
  • Arquitetos: MONADNOCK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stijn Bollaert
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daas baksteen, Kawneer, Wienerberger
  • Arquitetos Responsáveis: Job Floris, Sandor Naus
  • Engenharia Estrutural: Bolwerk Weekers
  • Construtora Principal: Woonveste Bouw BV
  • Cidade: Eindhoven
Mais informaçõesMenos informações
Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 4 de 20
© Stijn Bollaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Atlas está situada nos limites da cidade de Eindhoven, em frente a uma histórica estancia rural. O compacto edifício quadrado se manifesta como uma torre, sendo rotacionado 45 graus em relação a rua e separando-se dos limites do terreno. Todas as janelas agrupam-se ao redor das esquinas e, por vezes, permitem visuais diagonais através do volume. Internamente, a rotação proporciona vistas impressionantes dos limites do bosque. A profundidade das aberturas na fachada revela que o tamanho e a cor dos tijolos é o mesmo tanto dentro como fora. Eles definem o caráter cru e sóbrio do interior. As fachadas externas não oferecem pistas sobres as compensações lúdicas dos espaços internos. O interior revela uma série de habitações com variadas alturas e níveis de pavimentos, cada uma outorgando suas respectivas aberturas específicas.

Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 9 de 20
© Stijn Bollaert
Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 13 de 20
Plantas
Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 3 de 20
© Stijn Bollaert

Neste modesto terreno, uma espaçosa residência teve de integrar-se com o desejo dos clientes de possuir um jardim. Portanto, a projeção da casa é minimizada dentro da altura do edifício dado provocando, como resultado, um programa organizado verticalmente. Devido a proximidade das moradias do bairro, a privacidade no jardim é limitada. Desta forma, a estrutura tipo torre oferece um terraço na cobertura com máxima privacidade onde é possível viver entre as copas das árvores. 

Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 2 de 20
© Stijn Bollaert
Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 19 de 20
Corte
Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 8 de 20
© Stijn Bollaert

Esse projeto foi construído com grandes tijolos vermelhos, tanto dentro como fora. Para as fachadas, utiliza-se uma forma que possui um potente padrão gráfico. Em todo o volume, as fachadas contem decorações que referem a tradição neo-renascentista holandesa de enriquecer o tijolo comum com gesso, o que sugere elementos de arquitetura como tímpanos. A parte superior do edifício é revestida com uma camada de cimento de cor clara que distingue a base clássica da leve parte superior. As esquinas levantadas da cobertura acentuam ainda mais esse efeito, remetendo a Atlas, a figura mitológica grega que leva o céu sobre seus ombros por toda a eternidade. 

Residência Atlas / MONADNOCK - Imagem 5 de 20
© Stijn Bollaert

Originalmente publicado em Setembro 07, 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Atlas / MONADNOCK" [Atlas House / MONADNOCK] 28 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878758/residencia-atlas-monadnock> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.