O desenho da cidade: fragmentos, estilhaços e costuras na estrutura espacial dos núcleos urbanos brasileiros

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Projeto e Cidade têm o prazer de convidá-los para a palestra “O desenho da cidade: fragmentos, estilhaços e costuras na estrutura espacial dos núcleos urbanos brasileiros", a ser ministrada pelo Prof. Dr. Valério Augusto Soares de Medeiros, professor do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, no dia 13 de setembro de 2017, às 10h, auditório da Faculdade de Artes Visuais, Campus Samambaia - UFG. Esta atividade integra o “Ciclo de Pensares: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade”, sendo conferido um certificado de atividades complementares aos participantes.

A palestra apresentará um panorama do desenvolvimento urbano das cidades brasileiras a partir da análise da estrutura espacial dos assentamentos. Serão explorados estudos de caso para discutir a questão do desenho urbano no Brasil e os efeitos sobre a vitalidade nas cidades. Os resultados se associam às pesquisas em desenvolvimento no Laboratório de Configuração Arquitetônica da FAU/UnB.

SOBRE O PALESTRANTE:
É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, 2001) e doutor pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG/FAU/UnB, Brasília, 2006), com período de estágio na University College London (UCL, Londres, 2006). Em 2012 realizou atividades de pós-doutorado no Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (ICIST/IST/UTL). Desde 2004 é Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unieuro (Brasília) e Analista Legislativo (Arquiteto) da Câmara dos Deputados do Brasil. Em 2008 foi agregado ao PPG/FAU/UnB na condição de Pesquisador Colaborador Pleno e Professor. Artigos derivados do seu trabalho final de graduação foram premiados no Space Syntax Summer Exhibition (UCL, Londres) e no Prêmio GISBRASIL de Incentivo (UFPR, Curitiba). Sua tese “(Urbis Brasiliae: o Labirinto das Cidades Brasileiras”) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses (2007), foi publicada pela Editora da Universidade de Brasília (2013) e recebeu Menção Honrosa no 56º. Prêmio Jabuti (Categoria Arquitetura e Urbanismo) (2014). É pesquisador do Centro de Formação da Câmara dos Deputados e do grupo DIMPU/UnB (Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização), vinculado ao Laboratório de Configuração Arquitetônica. Tem desenvolvido investigações que abordam prioritariamente os temas configuração e morfologia das cidades (brasileira e portuguesa), mobilidade urbana e sintaxe espacial.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "O desenho da cidade: fragmentos, estilhaços e costuras na estrutura espacial dos núcleos urbanos brasileiros" 29 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878685/o-desenho-da-cidade-fragmentos-estilhacos-e-costuras-na-estrutura-espacial-dos-nucleos-urbanos-brasileiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.