Edifício Administrativo da Companhia Municipal de Abastecimento de Água / VTria Architects

Edifício Administrativo da Companhia Municipal de Abastecimento de Água / VTria Architects - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: VTria Architects; VTria Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3525
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  PERI
  • Arquitetos Associados: Ifigeneia Triantafyllou, Dimitris Triantafyllou
  • Engenheiro Civil: Nikos Papadopoulos
  • Engenheiro Elétrico: Giannis Apostolou
  • Construção: Tzortzis A.T.E.B.E. and Lantern Construction
  • Arquiteto Responsável: Vasilis Triantafyllou
  • Cidade: Lamia
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
© Dimitris Triantafyllou

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício abriga a Administração da Companhia Municipal de Abastecimento de Água da cidade de Lamia. Localiza-se na extremidade leste da cidade, na junção de suas duas principais vias de acesso.

Planta - Térreo

O processo de projeto teve como objetivo principal criar um edifício icônico, interativo, extrovertido e aberto, acessível e acolhedor para todos os usuários. O poderoso eixo leste-oeste que conecta o edifício ao centro urbano, atravessa o volume do edifício e constitui o principal eixo de organização do projeto, que volta sua orientação para o sul.

© Dimitris Triantafyllou

A característica primordial deste projeto é a sustentabilidade. Com a instalação de um sistema geotérmico horizontal, que cobre toda a área do terreno, aproveitamos a temperatura estável do solo e reduzimos ao mínimo o consumo de energia necessária para aquecimento e resfriamento do edifício. Somado a isso, a instalação de painéis solares nas superfícies de vidro e na cobertura, o transforma em um edifício de "impacto zero" gerido por princípios sustentáveis e bioclimáticos.

A síntese do projeto arquitetônico, segue os arquétipos geométricos da tradição clássica de "stoa", "propylon" e "atrium".

© Dimitris Triantafyllou

O volume do edifício é composto por um ritmo divertido entre paredes maciças de concreto aparente intercaladas com uma série de vazios. Esta composição variada cria um espaço permeável vívido, mostrando claramente seu caráter público. A diferença de nível na implantação, orientou a organização da volumetria em uma ala de dois pavimentos, voltada para o Norte, e outra de três pavimentos, voltada para o Sul. Sua fachada oeste, aquela com uma conexão visual direta com a cidade, é por este motivo utilizada como entrada principal do edifício.

© Dimitris Triantafyllou

A existência de um grande número de acessos, escadarias e rampas, proporcionam movimento e permitem ao visitantes desfrutar de uma vasta escolha de promenades arquitetônicas e vistas, ora para o exterior, ora para interior do edifício e seu entorno. Uma rede de eixos verticais, horizontais e diagonais, atravessa o volume maciço do edifício. Gerando superfícies com formas variadas, com aberturas e vazios, intensificando a sensação de permeabilidade da envoltória do edifício.

© Dimitris Triantafyllou
Planta - Primeiro Pavimento
© Dimitris Triantafyllou

O átrio é composto por vários espaços de estar, espelhos e quedas d'água, vegetação e áreas para atividades sociais. Ao mesmo tempo que contribui para o melhor desempenho ambiental do edifício, criando um microclima que ameniza a temperatura das áreas de trabalho durante o verão.

© Dimitris Triantafyllou

Um dos objetivos principais do processo de projeto foi propor áreas que possam ser utilizadas pelo público para  a realização de todos os tipos de eventos culturais. A interação arquitetônica proporcionada entre átrio e anfiteatro, favorece à continuidade espacial e conecta essas duas áreas, fortalecendo o caráter público do edifício.

© Dimitris Triantafyllou

A área de recepção de pé direito duplo está localizada no lado oeste do edifício. Foi projetada como uma área aberta e dinâmica que pretende receber os cidadãos e criar um poderoso link entre o edifício e a cidade.

© Dimitris Triantafyllou

Ao adicionar ou subtrair peças da estrutura exterior, a forma do edifício foi sendo alterada e transformada criando um efeito expressivo e dramático ao mesmo tempo. Este processo de modelagem espacial, altera as formas geométricas puras do edifício produzindo uma estrutura complexa que intensifica a experiência espacial. O edifício constitui agora um novo portal para a cidade onde a rede urbana penetra em seu espaço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Andrea Papandreou, Lamia 351 00, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Administrativo da Companhia Municipal de Abastecimento de Água / VTria Architects" [Administration of the Municipal Water Supply / VTria Architects] 10 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878645/edificio-administrativo-da-companhia-municipal-de-abastecimento-de-agua-vtria-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.