Residência Montesierra 025 / Espacio 18 Arquitectura

Residência Montesierra 025 / Espacio 18 Arquitectura - Mais Imagens+ 10

San Pedro Cholula, México
  • Arquitetos: Espacio 18 Arquitectura; Espacio 18 Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  225
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Helvex, Interceramic, Tecnolite, VALVO
  • Colaboradores: Carla Osorio Jiménez, Mario Alberto Ávila López
  • Construção: Espacio 18 Arquitectura, Juan Pablo Fernández Cueto
  • Cidade: San Pedro Cholula
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência unifamiliar situada em uma das áreas com maior crescimento habitacional da cidade de Puebla. Erguida sobre um terreno retangular de 150 m2, ela se encontra dentro de um loteamento residencial com exigentes restrições de desenho.

© Lorena Darquea

O projeto parte de um esquema em "C", extraindo e perfurando as plantas para criar ventilações cruzadas e permitir o máximo de aproveitamento de luz natural nos diferentes espaços. O térreo abriga as áreas sociais da casa, por isso eliminamos muros para gerar espaços contínuos e ambientes amplos que integram os jardins. A área de construção é utilizada ao máximo aproveitando as transições de um espaço a outro eliminando grandes circulações. Na planta superior, estão os dormitórios onde as perfurações verticais e terraços mantem a luz como um elemento constante e mutante durante as diferentes horas do dia. Uma das perfurações verticais permite a criação de um pátio onde convivem diferentes elementos: floreiras de aço, o tijolo vermelho, a madeira natural e a vegetação. Esse pátio pode ser visto desde os diferentes níveis da casa, surpreendendo os usuários ao olhar pelas janelas. Finalmente, no terraço, estão os serviços e a varanda, oferecendo uma vista para os vulcões. 

Axonométrica

A fachada frontal é desenhada com base no programa arquitetônico e a função interior. No térreo, uma treliça de madeira tropical divide os visuais interior-exterior outorgando ao usuário privacidade. Entretanto, ela permite a ventilação cruzada e a passagem de luz natural. Na planta superior, as janelas são dobradas e os brises regulam a radiação solar segundo a estação do ano. 

© Lorena Darquea

Por fim, o desafio principal foi mostrar a riqueza dos materiais crus e eliminar os convencionalismos que exigem as imobiliárias na cidade de Puebla, onde os "acabamentos da moda" regem a demanda do mercado. 

© Lorena Darquea
© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Montesierra 025 / Espacio 18 Arquitectura" [Casa Montesierra 025 / Espacio 18 Arquitectura] 04 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878617/residencia-montesierra-025-espacio-18-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.