Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini

Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, Cadeira, JanelaSede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, CadeiraSede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - CadeiraSede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, CadeiraSede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Estúdio Cláudio Resmini; Estúdio Cláudio Resmini
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vini Dalla Rosa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Estudio Luiza Pilau, Karla Jarros, Luzes do Mundo, Maiora Design & Furneture, Tochi Móveis
  • Execução: Brunelli Poiastro Eng. E Construção - Eduardo Brunelli
  • Cliente: Capacitá Eventos
  • Ar Condicionado: Projetos Avançados Eng. Mario Alexandre Moller Ferreira
  • Autores: Cláudio Resmini, Bruno Amaral
  • Arquiteto Responsável: Cláudio Resmini
  • Cidade: Moinhos de Vento
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Cadeira
© Vini Dalla Rosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há 20 anos no mercado de eventos, atuando em uma sede própria com 500m2 distribuidos em um edifício de 3 pavimentos, esta agência de eventos, sente a necessidade, decorrente da evolução tecnológica e maior integração dos setores, de uma sede menor e dispostas em um único pavimento, mudando sua sede para um andar com 160m2.

Plano
Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Cadeira, Mesa, Viga
© Vini Dalla Rosa

O novo projeto, no entanto, tinha como um dos condicionantes utilizar o máximo possível das marcenarias da sede anterior, que haviam sido instaladas há cerca de três anos e estavam em excelente estado de conservação. O pavimento escolhido para acomodar a nova sede se organiza com três faces em pele de vidro (Norte, Sul e Leste) e assim já se propunha a uma distribuição das zonas de trabalho periférica utilizando a luz natural ao máximo.

Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, Cadeira
© Vini Dalla Rosa

Considerando-se a sala de reuniões como área menos utilizada, proporcionalmente às outras, esta foi centralizada no espaço e assim circulada pelas zonas mais utilizadas de produção, diretorias e mais três pólos de serviços: copa, sanitários, depósitos e central de lógica e ar condicionado

Esboço 1

Com a distribuição de setores definida optamos por separar as duas grandes zonas: recepção\reuniões e diretorias\produção, com linguagens distintas, porém complementares, lançando mão de materiais e revestimentos que mesmo diferenciados fizessem parte de um todo equilibrado visualmente.

Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, Cadeira, Viga
© Vini Dalla Rosa

As áreas de produção periféricas foram tratadas com uma linguagem industrial tirando partido do concreto existente da laje, enquanto que no centro, recepção e reuniões receberam um tratamento mais formal com revestimentos em madeira.

Corte A
Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, Cadeira, Janela
© Vini Dalla Rosa

Criamos um invólucro revestido em madeira (piso\parede e forro) que envolve todo o acesso principal de recepção, que passa a ter como elemento de fundo a sala de reuniões. Para delimitar a sala de reuniões criamos duas caixas estruturadas em gesso para separarem o interior da sala de reuniões das áreas de trabalho.

Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, Cadeira, Viga
© Vini Dalla Rosa

Estas caixas foram dispostas em ângulo, fugindo da ortogonalidade de todo o restante do projeto forçando uma perspectiva do ponto de vista de quem acessa pela recepção. Estas “caixas” foram criadas para emoldurara e sustentar os armários trazidos da antiga sede e passaram a sustentar a marcenaria reutilizada da sede anterior.

Esboço 2

Nos espaços abertos deixados por estas caixas criamos uma terceira caixa, agora em vidro, que finaliza e veda a sala de reuniões, deixando-a totalmente transparente e acentuando as angulações e alturas diferenciadas das caixas de gesso.

Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa, Cadeira
© Vini Dalla Rosa

No centro da sala desenhamos uma mesa vermelha em laca automotiva alto brilho circundada por 10 cadeiras organic chair design Eames e Sarinen 1940. Sobre ela criamos uma luminária com 18 perfis de LED suspensos por cabos de aço e fiação aparente gerando um elemento escultural.

Corte B
Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Mesa
© Vini Dalla Rosa

Em Toda a área periférica de produção e diretorias mantivemos o concreto existente do teto e rebatemos no piso com o uso de piso cimentício. As colunas de sustentação estrutural, foram revestidas com marcenaria em laca alto brilho pintadas de verde água por onde descem os cabos de de elétrica, rede e lógica. Esta mesma laca se repete pontualmente no móvel do banheiro central, em forma de caixa, contendo armários e na mesa de recepção.

Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Prateleira, Cadeira, Janela
© Vini Dalla Rosa

As bancadas de trabalho, que contornam as paredes externas em pano de vidro, têm acabamento em melamina cor preto e foram reutilizadas da sede antiga, bem como as luminárias suspensas. A mesma melamina preta se repete em uma grande caixa que abriga o segundo banheiro, copa e depósitos.

Esboço 3

Redesenhamos as mesas das diretorias com a intenção de destacá-las das demais, para tal, utilizamos acabamento em melamina amadeirada, padrão Freijó, para que assim tivéssemos alguns elementos pontuais que dialogassem com a madeira do invólucro da área central.

Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini - Cadeira
© Vini Dalla Rosa

Finalmente interligando todos os espaços optamos por deixar toda a estrutura de dutos de ar condicionado aparentes, as calhas distribuidoras de elétrica, iluminação e lógica que foram pintadas de azul, bem como os canhões de luz que iluminam todo o percurso.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Félix da Cunha, 1009 - 701 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini" 01 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878568/sede-capacita-eventos-estudio-claudio-resmini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.