O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. Brasil
  5. Estúdio Cláudio Resmini
  6. 2017
  7. Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini

Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini

  • 05:00 - 1 Setembro, 2017
Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini
Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini, © Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

© Vini Dalla Rosa © Vini Dalla Rosa © Vini Dalla Rosa © Vini Dalla Rosa + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Félix da Cunha, 1009 - 701 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil
  • Autores

    Cláudio Resmini, Bruno Amaral
  • Arquiteto Responsável

    Cláudio Resmini
  • Área

    160.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Category

  • Execução

    Brunelli Poiastro Eng. E Construção - Eduardo Brunelli
  • Cliente

    Capacitá Eventos
  • Ar condicionado

    Projetos Avançados Eng. Mario Alexandre Moller Ferreira
  • Mais informações Menos informações
© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há 20 anos no mercado de eventos, atuando em uma sede própria com 500m2 distribuidos em um edifício de 3 pavimentos, esta agência de eventos, sente a necessidade, decorrente da evolução tecnológica e maior integração dos setores, de uma sede menor e dispostas em um único pavimento, mudando sua sede para um andar com 160m2.

Plano
Plano
© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

O novo projeto, no entanto, tinha como um dos condicionantes utilizar o máximo possível das marcenarias da sede anterior, que haviam sido instaladas há cerca de três anos e estavam em excelente estado de conservação. O pavimento escolhido para acomodar a nova sede se organiza com três faces em pele de vidro (Norte, Sul e Leste) e assim já se propunha a uma distribuição das zonas de trabalho periférica utilizando a luz natural ao máximo.

© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

Considerando-se a sala de reuniões como área menos utilizada, proporcionalmente às outras, esta foi centralizada no espaço e assim circulada pelas zonas mais utilizadas de produção, diretorias e mais três pólos de serviços: copa, sanitários, depósitos e central de lógica e ar condicionado

Esboço 1
Esboço 1

Com a distribuição de setores definida optamos por separar as duas grandes zonas: recepção\reuniões e diretorias\produção, com linguagens distintas, porém complementares, lançando mão de materiais e revestimentos que mesmo diferenciados fizessem parte de um todo equilibrado visualmente.

© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

As áreas de produção periféricas foram tratadas com uma linguagem industrial tirando partido do concreto existente da laje, enquanto que no centro, recepção e reuniões receberam um tratamento mais formal com revestimentos em madeira.

Corte A
Corte A
© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

Criamos um invólucro revestido em madeira (piso\parede e forro) que envolve todo o acesso principal de recepção, que passa a ter como elemento de fundo a sala de reuniões. Para delimitar a sala de reuniões criamos duas caixas estruturadas em gesso para separarem o interior da sala de reuniões das áreas de trabalho.

© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

Estas caixas foram dispostas em ângulo, fugindo da ortogonalidade de todo o restante do projeto forçando uma perspectiva do ponto de vista de quem acessa pela recepção. Estas “caixas” foram criadas para emoldurara e sustentar os armários trazidos da antiga sede e passaram a sustentar a marcenaria reutilizada da sede anterior.

Esboço 2
Esboço 2

Nos espaços abertos deixados por estas caixas criamos uma terceira caixa, agora em vidro, que finaliza e veda a sala de reuniões, deixando-a totalmente transparente e acentuando as angulações e alturas diferenciadas das caixas de gesso.

© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

No centro da sala desenhamos uma mesa vermelha em laca automotiva alto brilho circundada por 10 cadeiras organic chair design Eames e Sarinen 1940. Sobre ela criamos uma luminária com 18 perfis de LED suspensos por cabos de aço e fiação aparente gerando um elemento escultural.

Corte B
Corte B
© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

Em Toda a área periférica de produção e diretorias mantivemos o concreto existente do teto e rebatemos no piso com o uso de piso cimentício. As colunas de sustentação estrutural, foram revestidas com marcenaria em laca alto brilho pintadas de verde água por onde descem os cabos de de elétrica, rede e lógica. Esta mesma laca se repete pontualmente no móvel do banheiro central, em forma de caixa, contendo armários e na mesa de recepção.

© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

As bancadas de trabalho, que contornam as paredes externas em pano de vidro, têm acabamento em melamina cor preto e foram reutilizadas da sede antiga, bem como as luminárias suspensas. A mesma melamina preta se repete em uma grande caixa que abriga o segundo banheiro, copa e depósitos.

Esboço 3
Esboço 3

Redesenhamos as mesas das diretorias com a intenção de destacá-las das demais, para tal, utilizamos acabamento em melamina amadeirada, padrão Freijó, para que assim tivéssemos alguns elementos pontuais que dialogassem com a madeira do invólucro da área central.

© Vini Dalla Rosa
© Vini Dalla Rosa

Finalmente interligando todos os espaços optamos por deixar toda a estrutura de dutos de ar condicionado aparentes, as calhas distribuidoras de elétrica, iluminação e lógica que foram pintadas de azul, bem como os canhões de luz que iluminam todo o percurso.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Capacitá Eventos / Estúdio Cláudio Resmini" 01 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878568/sede-capacita-eventos-estudio-claudio-resmini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.