O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Autódromo
  4. Brasil
  5. Íntegra Studio Arquitetura
  6. 2014
  7. CT Luiz Carvalho / Íntegra Studio Arquitetura + Plarq

CT Luiz Carvalho / Íntegra Studio Arquitetura + Plarq

  • 05:00 - 6 Setembro, 2017
CT Luiz Carvalho / Íntegra Studio Arquitetura + Plarq
CT Luiz Carvalho  / Íntegra Studio Arquitetura + Plarq, © Richard Ducker
© Richard Ducker

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 28

  • Execução e Projetos Complementares

    Construtora EMI
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando decidiu construir um novo estádio, a Arena, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi em busca de locais próximos visando à viabilidade da implantação de um Centro de Treinamento destinado à sua equipe profissional. O terreno escolhido tem a vantagem de encontrar-se a poucos metros da Arena, às margens do rio Guaíba, mas a questão de situar-se junto a estrada BR 290 e a Rodovia do Parque, duas importantes vias de acesso à cidade, com intensa movimentação de veículos, foi um dos desafios do projeto pois esta localização provoca ruído e falta de privacidade a gleba, que apresentava solo contaminado com resíduos de couro depositados por indústrias instaladas anteriormente na região. Além disso, deveria ser enfrentada a situação de solo alagadiço da área. Havia também a exigência de o complexo estar pronto para servir de apoio a Copa do Mundo Fifa ocorrida no Brasil em 2014. O objetivo então era viabilizar uma obra de orçamento reduzido e rapidez de execução com soluções sustentáveis, enfrentando os problemas apresentados pelo terreno.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Para atender ao cronograma da obra e otimizar a construção através dos preceitos de racionalização e sustentabilidade optou-se por utilizar para o prédio principal o sistema de estrutura pré-fabricada de concreto armada, com produção seriada, que poderia ser executado em fábrica, acontecendo paralelamente a remoção dos resíduos contaminados do terreno, troca de solo, e realização das fundações que se apresentavam em cenário de difícil e demorada execução por consequência das condições do solo.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Partindo das premissas de proporcionar privacidade e conforto aos atletas e equipe técnica, o volume do prédio principal, que abriga a administração do clube, sala de conferências, vestiários e departamento de preparação física, foi pensando para funcionar como um filtro entre os campos de treinamento e a estrada BR 290. Este edifício com dimensões de 200 metros de comprimento por 20 metros de largura, ao mesmo tempo que protege os campos interage com os mesmos através da disposição longitudinal dos ambientes principais, que têm contato visual e integração com os mesmos através de uma varanda, na fachada oeste, que acompanha toda a extensão do volume assim como o corredor da fachada oposta, a leste, que funciona de forma antagônica, proporcionando contenção visual e acústica aos espaços internos da edificação.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Desenhado com uma volumetria simples que expressa claramente a natureza tecnológica e sua contemporaneidade, capaz de se renovar, o edifício foi organizado através de um “corte tipo”. A secção transversal do prédio é a mesma ao longo do todo o volume construído em estrutura pré-moldada de concreto com adoção de malha modular (6,25×10,30m, com varandas de 2,5 metros em balanço nas fachadas leste e oeste) para todo o conjunto determinando um sistema construtivo flexível e coordenado.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O projeto procurou utilizar sistemas energéticos racionais e econômicos: o aproveitamento da luz natural nos ambientes através do uso de grandes esquadrias de vidro; o aquecimento da água da piscina, banheiras e duchas é feito com energia solar por meio de placas localizadas na cobertura apresentando uma energia limpa, sem liberação de gás carbono na atmosfera. Também existe o aproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins. A irrigação do campo, que não seria suficiente apenas com a água da chuva, é feita por meio de poço artesiano com mais de 200 metros de profundidade. Há controle automatizado do sistema de irrigação, programado para ligar quando houver necessidade.

© Richard Ducker
© Richard Ducker

Considerado pela imprensa um dos complexos esportivos mais estruturados da América Latina, o CT profissional do Grêmio dispõe de dois campos com tamanho oficial e dois menores para treinamentos específicos e de goleiros, além de caixa de areia. É cercado com alambrado de tela com 9 metros de altura e uma pista de 3 metros de largura com saibro e pó de pedra para corridas e treinos. Possui casamata móvel para cinegrafistas e comissões técnicas nos dois campos. A estrutura conta também com academia, departamento médico, piscina térmica, refeitório e estacionamento separado para atletas e comissão técnica, funcionários e visitantes.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O nome, Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho, é homenagem a um dos maiores jogadores da história do Clube. Reconhecido por ter defendido a camisa tricolor de 1923 a 1940, Luiz Carvalho seguiu também carreira na instituição quando já estava fora de campo. Foi treinador da equipe principal, ocupou cargos de direção e chegou à presidência do Clube na gestão 1974/1975.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Íntegra Studio Arquitetura
Escritório
Plarq
Escritório
Cita: "CT Luiz Carvalho / Íntegra Studio Arquitetura + Plarq" 06 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878547/ct-luiz-carvalho-integra-studio-arquitetura-plus-plarq> ISSN 0719-8906