Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - CadeiraTeatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - IluminaçãoTeatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Iluminação, FachadaTeatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - AçoTeatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Mais Imagens+ 14

Vila Progredior, Brasil
  • Arquitetos: acr arquitetura; acr arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alex Straub
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  De Lazzari, Eliane, Inside Office, OWA
  • Projeto De Instalações: Engefast
  • Cenografia: Gustavo Lanfranchi
  • Acústica: Toninho Ciampolini
  • Estrutura: Grifa Engenharia
  • Construtora: HTB
  • Gerenciadora: Amanda Barros
  • Arquiteto Responsável: Antonio Carlos Rodrigues
  • Equipe: Antonio Carlos, Pablo Polop, Flávia Ippolito, Pedro Monfrinatti, Gustavo, Mariana, Juliana Yamamoto Tintori
  • Cidade: Vila Progredior
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Detalhes construtivos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio foi transformar um auditório de uma escola em um teatro com estrutura para atender as atuais necessidades pedagógicas e também atividades extracurriculares, como eventos, palestras, formaturas e espetáculos de dança flamenca, uma expressão de arte ligada à cultura espanhola, que é um dos valores principais da instituição.  Foi projetado um espaço cultural multiuso, no centro do colégio, integrado ao dia a dia dos alunos e com  acesso também aos visitantes.

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Pilar
© Alex Straub

O teatro está interligado às de salas de aulas por meio de uma ampla passagem coberta e tinha uma área limitada, que exigiu soluções arrojadas de projeto para gerar visibilidade e criar um espaço adequado para reunir pessoas antes e após uma apresentação. A proposta foi ampliar a área de intervenção para a marquise e também elevar o teto, para se criar uma atmosfera mais agradável, quando se reunisse um grande número de pessoas.

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Fachada
© Alex Straub

O teatro ganhou maior visibilidade, numa área de passagem dos alunos, e foi incorporado um pátio com jardim, como extensão do foyer. Vedações de vidro conectam, visualmente, o interior com o exterior, e nestes espaços aplicados retratos de ícones da cultura e arte espanholas.

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Imagem 11 de 19
© Alex Straub
Planta - Terreo

Por suas características bem peculiares, o projeto exigiu cuidados especiais e a consultoria de um especialista em cenotecnia teatral, Gustavo Lanfranchi.

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Pilar
© Alex Straub

O conceito arquitetônico foi implantado em sintonia com a missão do colégio, na formação de pessoas, agentes de transformação social, em um mundo globalizado e multicultural, e dentro de valores que priorizam sensibilidade aos avanços tecnológicos e às questões ambientais.

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Pilar
© Alex Straub

O foyer foi redesenhado dando mais conforto aos espectadores, com o uso de madeira clara e piso escuro, criando um espaço aconchegante e contemporâneo, que sugerisse uma nova experiência. No palco, a retirada de parte do solo permitiu que o local fosse rebaixado, totalmente redesenhado e se ganhasse novas dimensões.

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Cadeira
© Alex Straub

A largura e profundidade foram ampliadas resultando numa área de cena de 15,8m de largura por 13,0m de profundidade, o que possibilita a realização de espetáculos de música, dança e peças teatrais.  Os camarins foram remodelados e modernizados.   A boca de cena passou a ser completamente aberta e criou-se um proscênio com dimensões suficientes para atender às novas demandas.

Cortes
Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Cadeira
© Alex Straub

Os degraus, ao longo de toda a boca de cena, e a redução da altura do palco, em relação à primeira fileira de assentos, permitem agora uma aproximação maior dos espectadores com o palco, criando uma atmosfera mais intimista. A curvatura também foi ajustada para melhorar a visibilidade da plateia. O piso, após amplo trabalho de pesquisa, foi substituído por madeira garapa, que cria um nível de vibração das tábuas ideal para a dança flamenca, pois amplifica o batimento dos pés dos bailarinos. O forro foi substituído para atender à nova iluminação. Os carpetes nas paredes e pisos foram substituídos por painéis amadeirados com tratamento acústico, em contraste com o piso e outros elementos em tons sóbrios de cinza e preto.

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Cadeira
© Alex Straub
Diagrama
Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Iluminação
© Alex Straub

A escolha dos materiais conferiu mais expressão, personalidade, acolhimento e funcionalidade ao ambiente. A tecnologia foi usada para melhoria acústica e luminotécnica, que agregou maior conforto na platéia, gerando uma experiência teatral mais enriquecida, num layout que equipa o teatro para receber qualquer tipo de espetáculo.

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura - Aço
© Alex Straub

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Jorge João Saad, 905 - Vila Progredior, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura" 31 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878544/teatro-do-colegio-miguel-de-cervantes-acr-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.