O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Teatro
  4. Brasil
  5. acr arquitetura
  6. 2017
  7. Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura

  • 05:00 - 31 Agosto, 2017
Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura
Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura, © Alex Straub
© Alex Straub

© Alex Straub © Alex Straub © Alex Straub © Alex Straub + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. Jorge João Saad, 905 - Vila Progredior, São Paulo - SP, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Antonio Carlos Rodrigues
  • Equipe

    Antonio Carlos, Pablo Polop, Flávia Ippolito, Pedro Monfrinatti, Gustavo, Mariana, Juliana Yamamoto Tintori
  • Área

    1350.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Projeto de instalações

    Engefast
  • Cenografia

    Gustavo Lanfranchi
  • Acústica

    Toninho Ciampolini
  • Estrutura

    Grifa Engenharia
  • Construtora

    HTB
  • Gerenciadora

    Amanda Barros
  • Mais informações Menos informações
Detalhes construtivos
Detalhes construtivos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio foi transformar um auditório de uma escola em um teatro com estrutura para atender as atuais necessidades pedagógicas e também atividades extracurriculares, como eventos, palestras, formaturas e espetáculos de dança flamenca, uma expressão de arte ligada à cultura espanhola, que é um dos valores principais da instituição.  Foi projetado um espaço cultural multiuso, no centro do colégio, integrado ao dia a dia dos alunos e com  acesso também aos visitantes.

© Alex Straub
© Alex Straub

O teatro está interligado às de salas de aulas por meio de uma ampla passagem coberta e tinha uma área limitada, que exigiu soluções arrojadas de projeto para gerar visibilidade e criar um espaço adequado para reunir pessoas antes e após uma apresentação. A proposta foi ampliar a área de intervenção para a marquise e também elevar o teto, para se criar uma atmosfera mais agradável, quando se reunisse um grande número de pessoas.

© Alex Straub
© Alex Straub

O teatro ganhou maior visibilidade, numa área de passagem dos alunos, e foi incorporado um pátio com jardim, como extensão do foyer. Vedações de vidro conectam, visualmente, o interior com o exterior, e nestes espaços aplicados retratos de ícones da cultura e arte espanholas.

© Alex Straub
© Alex Straub
Planta - Terreo
Planta - Terreo

Por suas características bem peculiares, o projeto exigiu cuidados especiais e a consultoria de um especialista em cenotecnia teatral, Gustavo Lanfranchi.

© Alex Straub
© Alex Straub

O conceito arquitetônico foi implantado em sintonia com a missão do colégio, na formação de pessoas, agentes de transformação social, em um mundo globalizado e multicultural, e dentro de valores que priorizam sensibilidade aos avanços tecnológicos e às questões ambientais.

© Alex Straub
© Alex Straub

O foyer foi redesenhado dando mais conforto aos espectadores, com o uso de madeira clara e piso escuro, criando um espaço aconchegante e contemporâneo, que sugerisse uma nova experiência. No palco, a retirada de parte do solo permitiu que o local fosse rebaixado, totalmente redesenhado e se ganhasse novas dimensões.

© Alex Straub
© Alex Straub

A largura e profundidade foram ampliadas resultando numa área de cena de 15,8m de largura por 13,0m de profundidade, o que possibilita a realização de espetáculos de música, dança e peças teatrais.  Os camarins foram remodelados e modernizados.   A boca de cena passou a ser completamente aberta e criou-se um proscênio com dimensões suficientes para atender às novas demandas.

Cortes
Cortes
© Alex Straub
© Alex Straub

Os degraus, ao longo de toda a boca de cena, e a redução da altura do palco, em relação à primeira fileira de assentos, permitem agora uma aproximação maior dos espectadores com o palco, criando uma atmosfera mais intimista. A curvatura também foi ajustada para melhorar a visibilidade da plateia. O piso, após amplo trabalho de pesquisa, foi substituído por madeira garapa, que cria um nível de vibração das tábuas ideal para a dança flamenca, pois amplifica o batimento dos pés dos bailarinos. O forro foi substituído para atender à nova iluminação. Os carpetes nas paredes e pisos foram substituídos por painéis amadeirados com tratamento acústico, em contraste com o piso e outros elementos em tons sóbrios de cinza e preto.

© Alex Straub
© Alex Straub
Diagrama
Diagrama
© Alex Straub
© Alex Straub

A escolha dos materiais conferiu mais expressão, personalidade, acolhimento e funcionalidade ao ambiente. A tecnologia foi usada para melhoria acústica e luminotécnica, que agregou maior conforto na platéia, gerando uma experiência teatral mais enriquecida, num layout que equipa o teatro para receber qualquer tipo de espetáculo.

© Alex Straub
© Alex Straub

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura" 31 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878544/teatro-do-colegio-miguel-de-cervantes-acr-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.