O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Teatro
  4. Brasil
  5. acr arquitetura
  6. 2017
  7. Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura

Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura

  • 05:00 - 31 Agosto, 2017
Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura
Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura, © Alex Straub
© Alex Straub

© Alex Straub © Alex Straub © Alex Straub © Alex Straub + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. Jorge João Saad, 905 - Vila Progredior, São Paulo - SP, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Antonio Carlos Rodrigues
  • Equipe

    Antonio Carlos, Pablo Polop, Flávia Ippolito, Pedro Monfrinatti, Gustavo, Mariana, Juliana Yamamoto Tintori
  • Área

    1350.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Projeto de instalações

    Engefast
  • Cenografia

    Gustavo Lanfranchi
  • Acústica

    Toninho Ciampolini
  • Estrutura

    Grifa Engenharia
  • Construtora

    HTB
  • Gerenciadora

    Amanda Barros
  • Mais informações Menos informações
Detalhes construtivos
Detalhes construtivos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio foi transformar um auditório de uma escola em um teatro com estrutura para atender as atuais necessidades pedagógicas e também atividades extracurriculares, como eventos, palestras, formaturas e espetáculos de dança flamenca, uma expressão de arte ligada à cultura espanhola, que é um dos valores principais da instituição.  Foi projetado um espaço cultural multiuso, no centro do colégio, integrado ao dia a dia dos alunos e com  acesso também aos visitantes.

© Alex Straub
© Alex Straub

O teatro está interligado às de salas de aulas por meio de uma ampla passagem coberta e tinha uma área limitada, que exigiu soluções arrojadas de projeto para gerar visibilidade e criar um espaço adequado para reunir pessoas antes e após uma apresentação. A proposta foi ampliar a área de intervenção para a marquise e também elevar o teto, para se criar uma atmosfera mais agradável, quando se reunisse um grande número de pessoas.

© Alex Straub
© Alex Straub

O teatro ganhou maior visibilidade, numa área de passagem dos alunos, e foi incorporado um pátio com jardim, como extensão do foyer. Vedações de vidro conectam, visualmente, o interior com o exterior, e nestes espaços aplicados retratos de ícones da cultura e arte espanholas.

© Alex Straub
© Alex Straub
Planta - Terreo
Planta - Terreo

Por suas características bem peculiares, o projeto exigiu cuidados especiais e a consultoria de um especialista em cenotecnia teatral, Gustavo Lanfranchi.

© Alex Straub
© Alex Straub

O conceito arquitetônico foi implantado em sintonia com a missão do colégio, na formação de pessoas, agentes de transformação social, em um mundo globalizado e multicultural, e dentro de valores que priorizam sensibilidade aos avanços tecnológicos e às questões ambientais.

© Alex Straub
© Alex Straub

O foyer foi redesenhado dando mais conforto aos espectadores, com o uso de madeira clara e piso escuro, criando um espaço aconchegante e contemporâneo, que sugerisse uma nova experiência. No palco, a retirada de parte do solo permitiu que o local fosse rebaixado, totalmente redesenhado e se ganhasse novas dimensões.

© Alex Straub
© Alex Straub

A largura e profundidade foram ampliadas resultando numa área de cena de 15,8m de largura por 13,0m de profundidade, o que possibilita a realização de espetáculos de música, dança e peças teatrais.  Os camarins foram remodelados e modernizados.   A boca de cena passou a ser completamente aberta e criou-se um proscênio com dimensões suficientes para atender às novas demandas.

Cortes
Cortes
© Alex Straub
© Alex Straub

Os degraus, ao longo de toda a boca de cena, e a redução da altura do palco, em relação à primeira fileira de assentos, permitem agora uma aproximação maior dos espectadores com o palco, criando uma atmosfera mais intimista. A curvatura também foi ajustada para melhorar a visibilidade da plateia. O piso, após amplo trabalho de pesquisa, foi substituído por madeira garapa, que cria um nível de vibração das tábuas ideal para a dança flamenca, pois amplifica o batimento dos pés dos bailarinos. O forro foi substituído para atender à nova iluminação. Os carpetes nas paredes e pisos foram substituídos por painéis amadeirados com tratamento acústico, em contraste com o piso e outros elementos em tons sóbrios de cinza e preto.

© Alex Straub
© Alex Straub
Diagrama
Diagrama
© Alex Straub
© Alex Straub

A escolha dos materiais conferiu mais expressão, personalidade, acolhimento e funcionalidade ao ambiente. A tecnologia foi usada para melhoria acústica e luminotécnica, que agregou maior conforto na platéia, gerando uma experiência teatral mais enriquecida, num layout que equipa o teatro para receber qualquer tipo de espetáculo.

© Alex Straub
© Alex Straub

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
acr arquitetura
Escritório
Cita: "Teatro do Colégio Miguel de Cervantes / acr arquitetura" 31 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878544/teatro-do-colegio-miguel-de-cervantes-acr-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.