Residência Chimney / dekleva gregoric architects

Residência Chimney / dekleva gregoric architects - Mais Imagens+ 27

Logatec, Eslovênia
  • Arquitetos: dekleva gregoric architects; dekleva gregoric architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  205
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Flavio Coddou
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  KGO Štangar, Magis, Mizarstvo Iztok Simčic, Oblak ALU, Okna Šemrl, stavbarstvo Žerjal
© Flavio Coddou

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho da moradia está baseado principalmente nas regras da arquitetura local. Respeita a morfologia do tradicional contexto construído, referindo-se ao predomínio do tipo de cobertura de duas águas e respeitando seus parâmetros volumétricos e materiais. Por outro lado, a residência marca a transformação tipológica gerada pela especificidade dos usuários. 

© Flavio Coddou
Corte Transversal
© Flavio Coddou

A cozinha, com uma lareira multifuncional, assume um papel vital na vida privada e social do casal. A posição central da lareira determina o conceito da casa, informando a disposição dos espaços dentro da secção transversal do projeto. A cobertura se separa criando uma contínua claraboia que corre através do volume linear e proporciona uma iluminação zenital para todos os espaços cruciais. 

Plantas

Situada na região periférica da cidade, a residência se relaciona claramente com o celeiro adjacente a partir da materialidade, mas se afasta com a distintiva nova identidade volumétrica que, por sua vez, se associa curiosamente com a igreja do século XVI da região, criando um diálogo entre os dois. 

© Flavio Coddou

As tábuas de lariço definem completamente a materialidade do exterior em relação com a tradicional arquitetura do celeiro vernáculo. O deliberado revestimento secundário de madeira no telhado proporciona a continuidade da materialidade da fachada. A envolvente do edifício se desenvolve como um muro espesso que integra vários espaços de armazenamento, uma cozinha secundária e pequenos nichos "habitáveis" de janelas, que permitem a entrada e luz e ampliam as vistas ao entorno. Essa capacidade interativa permite uma variedade de atividades. 

© Flavio Coddou

A definição material do interior responde às capacidades hápticas dos habitantes: o carvalho é utilizado para todas as superfícies que podem ser alcançadas e tocadas pelo corpo humano, enquanto a estrutura da cobertura é de concreto armado e as marcas das fôrmas de madeira proporcionam a continuidade da textura da envolvente interior. 

© Flavio Coddou

Alçando o olhar, partindo desde a envolvente material e avançando para cima, é possível descobrir e observar a condição mutante do céu que se converte em uma parte da vida cotidiana. 

© Flavio Coddou

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Chimney / dekleva gregoric architects" [Chimney House / dekleva gregoric architects] 14 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878479/residencia-chimney-dekleva-gregoric-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.