O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Níger
  5. united4design
  6. 2016
  7. Niamey 2000 / united4design

Niamey 2000 / united4design

  • 17:00 - 3 Setembro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Niamey 2000 / united4design
Niamey 2000 / united4design, © Torsten Seidel
© Torsten Seidel

© Torsten Seidel © Torsten Seidel © Torsten Seidel © Torsten Seidel + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    Unnamed Road, Níger
  • Equipe de Projeto

    Yasaman Esmaili, Elizabeth Golden, Mariam Kamara, Philip Straeter
  • Área

    1672.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Engenharia Estrutural

    Urbatec SARL
  • Construtora

    Entreprise Salou Alpha & Fils
  • Fabricação em Metal

    Atelier de Technologie Metallique
  • Superfície edificação

    891 m2
  • Mais informações Menos informações
© Torsten Seidel
© Torsten Seidel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Niamey 2000 é um empreendimento de 1700 metros quadrados que foi desenhado em resposta a atual crise habitacional vigente em Niamey, a capital de Níger. Ao aumentar a densidade, o projeto propõe um novo modelo para a moradia urbana. 

© Torsten Seidel
© Torsten Seidel
Planta de Situação
Planta de Situação
© Torsten Seidel
© Torsten Seidel

Niamey abriga mais de um milhão de habitantes; a maioria da população é pobre e somente cerca de 20% dos seus residentes poderiam ser classificados como classe média ou mais. Entretanto, a composição socieconômica da cidade mudou nos últimos anos. Um maior crescimento econômico impulsionou a migração para a cidade, o que levou a um considerável aumento da população de classe média. A propriedade em bairros ricos parece incansável, forçando a população de baixa e média renda a buscar moradias mais acessíveis e cada vez mais afastadas do centro. 

© Torsten Seidel
© Torsten Seidel

Um novo modelo para a moradia urbana

Niamey 2000 se inspira nas cidades pré-coloniais da região, como Timbuktu em Malí, Kano na Nigéria ou Zinder em Níger, as quais eram densos centros urbanos. As configurações orgânicas das cidades de casas intrincadamente entrelaçadas de dois ou três pavimentos mantinham, ao mesmo tempo, um sentido de privacidade e intimidade. 

© Torsten Seidel
© Torsten Seidel
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Torsten Seidel
© Torsten Seidel

Como seus predecessores, Niamey 2000 proporciona privacidade aos seus habitantes, entretanto, o projeto se esforça por abordar mais que a necessidade de moradia culturalmente apropriada. Assume-se uma posição firme sobre a escolha de materiais através do uso de tijolos de terra e técnicas de resfriamento passivo para proteger contra as temperaturas abrasadoras de Níger. Como é o caso, em muitas partes do mundo, o materiais locais foram cada vez mais abandonados nos centros urbanos em detrimento do concreto. O desenho contemporâneo de Niamey 2000 reintroduz recursos derivados localmente à indústria da construção e oferece moradias acessíveis a uma gama mais ampla da crescente população da cidade. 

Sistema de ventilação
Sistema de ventilação

A medida que Niamey continua crescendo, e mais investimentos estrangeiros prometem fundos para construir infraestruturas tanto públicas como privadas, os projetos de moradia em grande escala são destaque. Projetos bem concebidos na capital, utilizando a experiência local e os métodos de produção poderão constituir um precedente valioso para o futuro de Niamey. 

© Torsten Seidel
© Torsten Seidel

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Niamey 2000 / united4design" [Niamey 2000 / united4design] 03 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878368/niamey-2000-united4design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.