Residência YB / MASA Arquitectos

Yerbas Buenas, Chile
  • Arquitetos: MASA Arquitectos; MASA Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  365
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Tecnopanel, marmoleria Cedolin
  • Engenharia Estrutural: Cargaz Ingeniería
  • Construtora: José Vega
  • Arquiteto Responsável: Augusto Domínguez
  • Cidade: Yerbas Buenas
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Residência Chilena” está definida por uma série de elementos construtivos e arquitetônicos. Corredores, pátios, hall de entrada, percurso duplo, etc. correspondendo a soluções térmicas e domésticas que explicam sua forma e sua localização. Estes elementos foram parte do requerimento inicial deste projeto por ser uma opção válida e vigente para habitar a área. Logo surgiu a intenção arquitetônica de fazer com que estes elementos, de gênesis pragmática, incluíssem os sentidos, o tempo e a geografa no projeto. 

A primeira operação definiu uma planta quadrada em torno de um pátio fechado artificialmente por 3 dos seus lados e confinado geograficamente pela Cordilheira dos Andes. Este pátio é rígido em seu pavimento (telha de barro) e em seu fechamento (vidro). Tudo sobre uma base de 60 cm que afasta a umidade inesgotável da edificação e alça a residência na busca pelas montanhas. 

© Nico Saieh
Planta
© Nico Saieh

O azulejo no solo converte este pátio em um oásis por sua qualidade de ser uma superfície (160 ha) que não levanta pó no verão e não se torna barro no inverno. Essa rigidez é complementada com uma faixa inundável que gera um espelho d'água que replica o horizonte montanhoso desde o interior e serve como estabilizador térmico nos meses de extremo calor. As vedações dos 3 lados artificiais são conformadas por galerias envidraçadas que estão, em grande parte do dia, contra a luz. Este fato gera a reflexão do entorno e, portanto, a inclusão da horta no pátio ampliando o horizonte orgânico e geográfico. Essa condição refletante do pátio em 4 planos serve, além de tudo, para conter a intimidade doméstica ao ocultar o interior da residência. 

© Nico Saieh

Desde o interior, a percepção é outra, o vidro suavizado pela estrutura de pilares permite uma transparência panorâmica da residência que diminui as distâncias dos máximos percursos e manipula a percepção do tempo nos deslocamentos. A conexão interna dos dormitórios mantem a intimidade da moradia e propicia um funcionamento térmico independente. Este fator é relevante considerando a polaridade climática da área com uma oscilação na sensação térmica de mais de 30°C entre inverno e verão. 

© Nico Saieh
Detalhe
© Nico Saieh

Uma janela absolutamente móvel na sala de estar/jantar dilui o limite entre o fechamento nos meses de verão e justifica a viga reticulada que cobre uma iluminação de quase 12 metros. 

A geometria dos tetos é distorcida para realçar a presença da cordilheira e um regime de claraboias de revestimento metálico interrompe a textura dos azulejos para complementar a iluminação dada pelos vãos de medidas cotadas nos dormitórios. A luz interior dessas aberturas é suavizada pela densa repetição das treliças interiores. 

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência YB / MASA Arquitectos" [Casa YB / MASA Arquitectos] 01 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878284/residencia-yb-masa-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.