Faça parte do Observatório da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo através das chamadas abertas

O Observatório é um grande arquivo em processo, que se origina no estúdio da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, cujo objetivo é mapear, articular, evidenciar e democratizar formas de ação, construção e documentação da cidade, que representem um conhecimento sobre a utilidade pública da Arquitetura. Através dessa iniciativa, a 11ª Bienal de Arquitetura deixará seu legado para a cidade, coletivizando o acesso e debate sobre determinadas iniciativas de transformação urbana.

Esse inventário chamado Observatório oferece um conjunto de instrumentos para discutir, editar e transformar a cidade, cuja linguagem sintética e acessível possibilita a participação de um público mais amplo, não restrito ao campo arquitetônico, e sugere uma ampliação do imaginário sobre a cidade, construído coletivamente. Tem o objetivo de reconhecer ações pontuais, que ocorrem em diferentes circunstâncias, mas que apontam questões estratégicas para se pensar a metrópole contemporânea. Reúne exemplos de projetos e ações que aconteceram nos últimos dez anos em São Paulo, no Brasil e no mundo.

Os casos são organizados em fichas, entre os quais encontram-se ensaios fotográficos e gráficos, guias de uso e exploração da cidade, manuais para transformação e ação local, investigações, apurações e outros formatos. Além da pesquisa realizada internamente pela equipe do estúdio (cuja compilação já supera 500 fichas/casos), outras propostas serão acrescidas/adicionadas a partir das Chamadas Abertas da 11ª Bienal.

Tendo como mote Em Projeto, a 11ª Bienal de Arquitetura é um processo que mira a transformação da cidade: quer qualificar, construir, editar, usar, ocupar, com o compromisso da realização e do compartilhamento, com o objetivo de construir um conhecimento e, com isso, deixar um legado.

Para isso, convida todos os interessados a fazerem parte do Observatório da Bienal através das chamadas abertas - mecanismos usados para a expansão do arquivo e seu alcance através da colaboração. Veja, a seguir, as quatro chamadas já lançadas pela Bienal:

1. Chamada Aberta ‘Imaginário da Cidade’

PARA QUEM? Membros da sociedade civil, coletivos e iniciativas comunitárias, arquitetos e outros cujas práticas se relacionam com a cidade.
FOCO: propostas em formatos como ensaios fotográficos, cartografias e mapeamentos, guias, performances, produções de audiovisual etc.
Envio de propostas até 27/08

2. Chamada Aberta ‘Faculdades de Arquitetura e Estudos Urbanos’

PARA QUEM? Estudantes, professores, pesquisadores, laboratórios ou grupos formados em cursos de arquitetura e relacionados aos estudos urbanos (design, ciências sociais, geografia, antropologia, sociologia, saúde pública, psicologia, serviço social, artes plásticas e outros) da graduação e pós graduação.
FOCO: buscamos contribuições que fortaleçam a ponte entre academia e a cidade real (ver lista de formatos sugeridos no formulário).
Envio de propostas até 04/09

3. Chamada Aberta ‘Utilidade Pública’

PARA QUEM? Membros da sociedade civil, coletivos e iniciativas comunitárias, arquitetos e outros profissionais relacionados aos estudos urbanos.
FOCO: propostas que apresentam instrumentos inovadores e formas de editar e transformar o espaço da cidade.
Envio de propostas até 04/09

4. Chamada Aberta ‘Arquitetura Urbana’

PARA QUEM? Arquitetos e urbanistas, escritórios, estúdios e coletivos de arquitetura.
FOCO: propostas de reflexão sobre a produção arquitetônica e seu impacto no desenho e na experiência da cidade.
Envio de propostas até 15/09

Saiba mais sobre a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo aqui.

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: Romullo Baratto. "Faça parte do Observatório da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo através das chamadas abertas" 21 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878109/faca-parte-do-observatorio-da-11a-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo-atraves-das-chamadas-abertas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.