O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Artes Cênicas
  4. Centro Internacional de Conferências de Dailan / Coop Himmelb(l)au

Centro Internacional de Conferências de Dailan / Coop Himmelb(l)au

  • 11:00 - 21 Setembro, 2013
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Centro Internacional de Conferências de Dailan / Coop Himmelb(l)au
Centro Internacional de Conferências de Dailan / Coop Himmelb(l)au, © Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

© Duccio Malagamba © Duccio Malagamba © Duccio Malagamba © Duccio Malagamba + 46

  • Arquitetos

  • Localização

    Dalian, China
  • Diretor de projetos

    Wolf D. Prix
  • Parceiros de projeto

    Paul Kath (until 2010), Wolfgang Reicht
  • Arquiteto projetista

    Wolfgang Reicht
  • Arquiteto desenhista

    Alexander Ott
  • Equipe de design

    Quirin Krumbholz, Eva Wolf, Victoria Coaloa
  • Equipe de projeto

    Nico Boyer, Liisi Salumaa, Anja Sorger, Vanessa Castro Vélez, Lei Feng, Reinhard Hacker, Jan Brosch, Veronika Janovska, Manfred Yuen, Matthias Niemeyer, Matt Kirkham, Peter Rose, Markus Wings, Ariane Marx, Wendy Fok, Reinhard Platzl, Debora Creel, Hui-Cheng, Jessie Chen, Simon Diesendruck, Yue Chen, Thomas Hindelang, Pola Dietrich, Moritz Keitel, Ian Robertson, Keigo Fukugaki, Gaspar Gonzalez Melero, Giacomo Tinari, Alice Gong
  • Modelagem 3D

    Nam La-Chi, Paul Hoszowski, Taylor Clayton, Matthias Bornhofer, Katsyua Arai, Zhu Juankang, Lukas Allner, Phillip Reiner, Moritz Heinrath, Olivia Wimmer, Silja Wiener, Katrin Ertle, Maria Zagallo, Logan Yuen, André Nakonz, Arihan Senocak, Rashmi Jois, Sachin Thorat, Marc Werner
  • Área

    117650.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

  • Visualização 3D

    Isochrom.com, Vienna; Jens Mehlan & Jörg Hugo, Vienna
  • Parceiros Locais

    DADRI Dalian Institute of Architecture Design and Research Co. LTD; UD Studio; J&A Interior Design
  • Engenharia Estrutural

    B+G Ingenieure, Bollinger Grohmann Schneider ZT-GmbH, Vienna, Austria DADRI Dalian Institute of Architecture Design and Research Co. LTD, Dalian, P.R China
  • Acustica

    Müller-BBM, Planegg, Germany: Dr. Eckard Mommerz
  • Projeto de Palco

    BSEDI Beijing Special Engineering Design and Research Institute, Beijing, P.R. China
  • Projeto de Iluminação

    a•g Licht, Wilfried Kramb, Bonn, Alemanha
  • Áudio & Vídeo

    CRFTG Radio, Film and Television Design & Research Institute, Beijing, P.R. China
  • Projeto Cinemático

    Prof. Brian Cody, Berlim, Alemanha
  • HVAC, Sprinkler

    Reinhold A. Bacher, Vienna, Austria; DADRI Dalian Institute of Architecture Design and Research Co. LTD, Dalian, P.R. China
  • Fachada

    Meinhardt Facade Technology Ltd. Beijing Branch Office, Beijing, P.R. China
  • Empreiteira

    China Construction Eight Engineering Division, Dalian, P.R. China
  • Cliente

    Dalian Municipal People’s Government, P.R. China
  • Mais informações Menos informações
© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício procura refletir tanto o promissor futuro moderno da cidade chinesa de Dalian quanto sua tradição como uma importante cidade portuária, comercial, industrial e turística. A linguagem formal do projeto combina e mescla a estrutura racional e a organização de seu moderno centro de conferências, com os espaços flexíveis da arquitetura modernista.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

Dalian é um importante porto marítimo, industrial, comercial e turístico, localizado na parte mais ao sul da península de Liaodong, na província de Liaoning.

A cidade está passando atualmente por uma onda de transformação em sua área costeira que mudará completamente a cara da cidade na próxima década.

Os principais desenvolvimentos são:

  • Deslocamento do porto de contêineres para fora da área urbana densa
  • Estabelecimento de porto internacional para navios de cruzeiros
  • Novo desenvolvimento de um "CBD – Central Business District“ em áreas recuperadas
  • Nova ponte para conexão com a zona economia especial

Diagrama Estrutural do Edifício 01
Diagrama Estrutural do Edifício 01

O objetivo do projeto urbano do Centro Internacional de Conferências de Dalian é criar um marco de referência no ponto final da futura extensão do eixo principal da cidade. Tornando-se seu ponto focal, o prédio será amparado na paisagem mental da população local e da comunidade internacional.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

A disposição do edifício no terreno é, portanto, pautada de acordo com a orientação dos dois principais eixos urbanos que se fundem em frente ao edifício.

Os balanços dos espaços de conferência que penetram nas fachadas, criam um edifício espacialmente multifacetado que se destaca no seu entorno próximo.

Seção
Seção

Os vários teatros e espaços para conferências estão cobertos por uma casca de cobertura em forma cônica. Através do controle seletivo da luz natural, assumindo as variações atmosféricas, assegura-se uma boa orientação espacial para os visitantes.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

O projeto combina as seguintes funções dentro do edifício híbrido com efeitos de riqueza funcional e espacial.

  • Centro de Conferências
  • Teatro e Ópera
  • Centro de Exposições
  • Subsolo com Estacionamento, Carga e Descarga

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

Um espaço público no térreo permite a acessibilidade para os diferentes grupos de usuários. Os espaços de representação e conferências estão situados mais de 15 metros acima do hall de entrada. O grande teatro, com uma capacidade para 1.600 expectadores e a flexível sala de conferências adjacente com 2.500 lugares, estão situados no centro do edifício.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

Com este arranjo, o palco principal pode ser usado como um clássico auditório de teatro, bem como um salão flexível de múltiplos usos. O auditório principal também está equipado com áreas de bastidores como em tradicionais teatros e óperas. Este esquema é apropriado para ampliar o leque de opções para o uso do espaço: desde convenções, música, teatro até ópera clássica, com muito pouco investimento adicional.

Os espaços de conferência menores são organizados como pérolas ao redor deste núcleo, fornecendo conexões rápidas entre as diferentes áreas, economizando tempo de deslocamento entre as diferentes unidades. A maioria das salas de conferências e as áreas de circulação têm iluminação natural direta pela cobertura.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

Através deste arranjo aberto e fluido, o teatro e os espaços de conferência no nível principal, estabelecem uma espécie de estrutura urbana com "quadras" e "ruas". Esses "endereços" identificáveis ​​facilitam a orientação do usuário dentro do prédio. Assim, os locais de encontro informais, bem como as zonas de relaxamento e alimentação entre os acessos, os jardins com conexões visuais para o exterior, também encontram-se disponíveis, conforme necessário, para a realização de conferências. 

Planta Nível 00
Planta Nível 00

O acesso à garagem do subsolo, as área de carga e descarga e para descarte de resíduos estão localizadas na porção sudoeste, liberando a entrada frontal para o acesso de usuários e veículos. A entrada principal a partir da orla marítima, se alinha com o desenvolvimento esperado do local, incluindo a conexão com o futuro terminal de cruzeiros.

Conceito Técnico, Climático e Ambiental

O foco do projeto arquitetônico e seu desenvolvimento foi baseado em tecnologia, construção e operação. Os sistemas técnicos cumprem as tarefas necessárias para o funcionamento do edifício de forma automática, invisível e silenciosa.

Diagrama do Projeto Climático  02
Diagrama do Projeto Climático 02

No Centro Internacional de Conferências de Dailan, esses sistemas funcionam como uma cidade híbrida dentro do edifício. Tratando-se de infra-estrutura técnica, isso significa que deve-se considerar uma grande quantidade de pessoas circulando no interior do edifício ao mesmo tempo, que esperam altos padrões de circulação e conforto, bem como um edifício que em sua essência contemple uma alta flexibilidade, baixo consumo de energia e economia de recursos naturais.

As áreas técnicas localização no subsolo, fornecem infra-estrutura necessária através de um grid retangular, principalmente contidos dentro dos núcleos verticais. Particularmente, a área de conferências deve ser provida de uma quantidade suficiente de ar capaz de manter um alto nível de conforto térmico e acústico. Para isso, o ar condicionado será injetado silenciosamente nas salas através do piso elevado e por baixo dos assentos. As unidades de distribuição de ar, dentro do núcleo de escadas, garantirão o suprimento ideal. Devido ao efeito de convecção, o calor emitido pelos usuários ascende ao teto e é extraído por sucção.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

Uma das principais premissas da arquitetura sustentável é a minimização do consumo de energia. Uma contribuição fundamental para isso é evitar grandes flutuações ​​das demandas ao longo do dia. Portanto, é essencial integrar recursos naturais como:

Diagrama do Projeto Climático  01
Diagrama do Projeto Climático 01

  • Uso da energia térmica da água do mar através de bombas de calor para refrigeração no verão e aquecimento no inverno.
  • Uso de sistemas de baixa temperatura para aquecimento combinado com o uso do núcleo de concreto como massa térmica para manter a temperatura da construção com menores variações.
  • A ventilação natural dos enormes volumes de ar dentro do edifício permite a minimização da circulação mecânica de ar para seu aquecimento e refrigeração. O átrio foi concebido como uma sub área climatizada pelo aquecimento solar e ventilação natural.
  • No interior deste grande volume, áreas podem ser tratadas individualmente através de medidas adicionais, como por exemplo, deslocamento de ar.
  • A ampla utilização de luz natural é bem vinda, tanto por seu efeito psicológico positivo quanto para minimizar o consumo de energia da iluminação artificial.
  • Produção de energia através de painéis solares integrados na arquitetura do edifício.

Conceito Estrutural

O conceito estrutural baseia-se em uma estrutura dupla composta por 2 elementos: a "mesa" e a cobertura.

Perspectiva Axonométrica da Estrutura de Cobertura
Perspectiva Axonométrica da Estrutura de Cobertura

Ambos os elementos estruturais são compostos em aço com profundidades que variam entre 5 e 8 metros.

Toda a estrutura fica elevada 7 metros acima do solo e está apoiada em 14 núcleos verticais composto e de aço e concreto.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

A estrutura de fachada duplamente protegida, conecta os dois componentes estruturais, a "mesa" e a cobertura, criando uma casca estrutural de suporte.

A aplicação de novas técnicas de concepção e simulação, a utilização do conhecimento local da construção naval para dobrar chapas de aço maciças e o consumo de mais de 40 mil toneladas de aço, permitiram a criação de um espaço de tirar o fôlego com mais de 85 metros e um balanço de mais de 40 metros.

Ver a galeria completa

Cita: "Centro Internacional de Conferências de Dailan / Coop Himmelb(l)au" [Dalian International Conference Center / Coop Himmelb(l)au] 21 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878001/centro-internacional-de-conferencias-de-dailan-coop-himmelb-l-au> ISSN 0719-8906