Casa N / Cheng Franco Arquitectos

Casa N / Cheng Franco Arquitectos - Mais Imagens+ 14

Piura, Peru
  • Arquitetos: Cheng Franco Arquitectos; Cheng Franco Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  972
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jorge Cheng
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Caesar VERSE, Vibia
  • Colaboradores: Cinthia Condor, Renzo Chang, Andrea Galindo
  • Estrutura E M&E: RVS
  • Cliente: Private
  • área Do Lote: 24 ha
  • Arquitetos Autores: Lorena Franco, Jorge Cheng
  • Cidade: Piura
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Jorge Cheng

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma residência de 972 m2, localizada em um lote de 24 hectares nos arredores da cidade, no norte do Peru. O terreno está cercado por lotes não ocupados e está a aproximadamente 6 km de distância da via principal do entorno. Atualmente, o local é utilizado como um espaço de criação de cavalos peruanos, uma raça para selas leves conhecidos por seu passeio suave. Existem aproximadamente 50 cavalos no local. A encomenda dos clientes era por uma casa de final de semana com, no mínimo, 4 dormitórios, grandes áreas sociais, uma adega e uma sala para dispor os troféus ganhados em competições de cavalo.

Implantação

O projeto fica na parte mais alta do lote, entre os estábulos dos cavalos e o campo de treinamento e exibição. Tem dois andares e um subsolo.  A proposta consiste em três volumes elevados, em balanço e claramente definidos, com vista para a paisagem de campos abertos e áreas desérticas, assentados sobre o alojamento social e de serviços, articulados por um vazio de altura tripla que recebe todos os troféus e a adega no subsolo.  A escada principal, uma escada de aço de forma circular, está localizada dentro desse vazio vertical e conecta-se aos diferentes pavimentos por pequenas pontes. A ideia era usar a escada como uma plataforma de onde o usuário pudesse contemplar todos os troféus.

© Jorge Cheng
Planta - Térreo
© Jorge Cheng

Cada volume tem uma função específica e orientação diferente. O primeiro, que é o mais próximo do campo de treinamento e exibição de cavalos, é o dossel do telhado para o terraço principal; O segundo, que é o volume mais alto, contém o dormitório principal; e o último contém os três dormitórios de convidados. Os três volumes estão em balanço sobre um caminho de grama que pode ser usado pelos cavalos para ir de seus estábulos até o campo de treinamento e exibição.

© Jorge Cheng

O material proposto e acabamento para a o volume social no pavimento térreo é principalmente o concreto aparente. Os volumes superiores receberam acabamento em painéis de aço Corten com perfurações de diversos tamanhos. O tamanho e quantidade de perfurações variou como resposta específica ao nível de privacidade e lipo de ambiente por trás dos painéis. A paleta de materiais proposta busca criar uma composição minimalista e uniforme que, apesar da simplicidade, gera uma constante mudança de efeitos de iluminação.

Planta - Primeiro Pavimento

Internamente, o acabamento de concreto aparente continua no nível do solo e nas áreas de pé direito duplo. Os dormitórios foram todos pintados de branco, mas contêm grandes porções de vidro, o que permite ,não só as vistas para o exterior, mas também a exposição da estrutura de aço que suporta os volumes em balanço. A área dos troféus é coberta em caixas retangulares de MDF que, não só mantêm os diferentes troféus e vinhos da adega, mas também funcionam como suportes de iluminação.

© Jorge Cheng

Piura, devido à sua localização geográfica, é tropical e árida ao mesmo tempo. O clima, as vezes chuvoso, é principalmente estável e tem temperaturas agradáveis no verão, entre  20° e 30° C. A área onde o lote se encontra, inclusive o terreno em si, era principalmente deserto. A terra foi trabalhada para permitir condições adequadas para um criadouro de cavalos. A casa pode ser descrita como uma casa de campo, mas é uma casa no meio do deserto.

© Jorge Cheng

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa N / Cheng Franco Arquitectos" [House N / Cheng Franco Arquitectos] 19 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877812/casa-n-cheng-franco-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.