Loft Panzerhalle / smartvoll

Loft Panzerhalle / smartvoll - Mais Imagens+ 21

Salzburgo, Áustria
  • Arquitetos: smartvoll; smartvoll
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tobias Colz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, GIRA, Keuco, Mutina
  • Equipe De Projeto: Olya Sendetska, Tobias Colz, Simona Slavova
  • Arquitetos Responsáveis: Philipp Buxbaum, Christian Kircher
  • Cidade: Salzburgo
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
© Tobias Colz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2013, os arquitetos da Smartvoll venceram o concurso internacional para reformar o loft do edifício histórico Panzerhalle. O projeto chama atenção por uma dramaturgia específica e espacial. Em 350 metros quadrados e dois pavimentos, a ideia clássica de um "loft" é notável, mas ela é reinterpretada em muitos aspectos. "Eu nunca mexo com a fachada, não vivo lá", disse Adolf Loos. Assim como Loos se preocupou com as definições de espaço, a Smartvoll faz o mesmo, mais de 100 anos depois. Há um foco especial nos materiais e no que é tecnologicamente possível. A arquitetura acontece por dentro. O conceito dos ambientes e dos materiais tem um papel central no projeto e o concreto é um dos materiais mais importantes que moldam o espaço interno.

© Tobias Colz

"Queríamos revitalizar o charme original do espaço. A magnanimidade e a experiência espacial dos dois andares foram uma prioridade do projeto. Em todas as dimensões."

O espaço não está apenas sendo preservado, mas também sendo enriquecido por qualidades completamente novas. Para garantir uma iluminação consistente em todos os lugares, a Smartvoll decidiu abandonar o formato típico de galerias e basicamente deixar livre a janela alta em fita. Quarto, banheiro e quarto de hóspedes estão distribuídos pelo espaço, como corpos separados. O epicentro do lugar é a cozinha - um bloco de sete metros de comprimento. A composição é finalizada por uma escultura de concreto, ou uma escada escultural, a qual não só se abre para todos os quartos, mas também parece estar os carregando.

Plantas

"Através da escada escultural que atravessa os quartos, você não vê o caminho entre os andares como uma conexão vertical e funcional, mas sim como uma experiência espacial."

© Tobias Colz

A propósito, a escultura divide a sala, cria um telhado sobre a cozinha, recessos e elevações e, portanto, permite que você permaneça em movimento - e veja tudo de todos os lugares. O mesmo se aplica ao chuveiro de vidro, que surge de um bloco totalmente envidraçado a uma altura de cinco metros. Uma decoração no estilo James Bond pode ser encontrada por todos os lados. O maior destaque, embora esteja um pouco oculto, é a área de bem-estar e a lareira.

© Tobias Colz

As escadas são uma arquitetura dentro da arquitetura. Moldada no local, sua engenharia foi levada ao limite em todos os aspectos. Um objeto delicado com dimensões mínimas, mas com um enorme impacto espacial. Algo que não permite concorrência: além do concreto, apenas materiais sutis e semi-transparentes estão sendo usados, como o Profilit para separar a área de hóspedes, cortinas para o quarto, ou móveis integrados, como uma prateleira de aço suspensa. O mobiliário parece estar integrado na construção. Uma imagem inalterável, que celebra apenas o espaço livre.

© Tobias Colz

"As conexões espaciais e visuais são mantidas intactas e o ambiente não está sendo cortado em diferentes espaços, mas pode ser vivenciado perfeitamente or completo em sua impressionante altura de oito metros."

© Tobias Colz
© Tobias Colz

No nível inferior, o ambiente está conectado a duas varandas. No entanto, até mesmo esta fachada se alinha com os apoios da escada escultural de concreto no plano inclinado; as varandas parecem alcovas adicionais do conceito geral. Elas possuem um jardim zen contemplativo, com um gramado, uma árvore de jasmim e um clássico terraço para relaxar.

© Tobias Colz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salzburgo, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loft Panzerhalle / smartvoll" [Loft Panzerhalle / smartvoll] 31 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877783/loft-panzerhalle-smartvoll-architekten-zt-kg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.