A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa

A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa

A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa - Mais Imagens+ 16

Envigado, Colômbia
  • Arquitetos: Andrés Uribe Mesa; Andrés Uribe Mesa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carlos Tobon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, AGS Stainless, High Class, Perceptual, Vidplex, Vidrio Andino
© Carlos Tobon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de 7.000 metros quadrados, Andrés Uribe Mesa projetou e construiu uma residência pensada com o objetivo de estabelecer uma íntima relação com o meio natural que a rodeia. "Quando me encontro em uma paisagem como esta, com uma floresta nativa confrontada a um horizonte ilimitado, busco fazer com que o exterior entre na casa".

© Carlos Tobon

Esta relação com o entorno também determinou o caráter exterior da construção, pensada com um critério de absoluta simplicidade para que se destacasse o menos possível no local. Os três volumes que configuram esta residência, de 430 metros quadrados, foram erguidos a 36 centímetros sobre o terreno para gerar uma sensação de levitação e, ainda que a disposição do conjunto seja linear, segue um traçado sinuoso que lhe da o aspecto casual de algumas caixas que foram deixadas aleatoriamente sobre o gramado.

© Carlos Tobon

Paredes de alvenaria reforçada com pilares em concreto e coberturas planas de material termo-acústico formam pórticos, dos quais saem, como se fossem gavetas de madeira, os volumes da cozinha, banheiros e serviços. Para as fachadas, o arquiteto preparou no lote uma mistura de pintura em tons acinzentados que camufla a casa entre o verde e o céu.

Planta
Corte

No entanto, as fachadas dos módulos da cozinha, banheiros e serviços foram revestidas de madeira natural tratada com produtos resistentes a manchas, umidade e descoloração que produz a luz solar.

© Carlos Tobon

O interior

© Carlos Tobon

Um cubo de aço corten enferrujado sobre uma plataforma de concreto propõe um acesso ao volume central no ponto limite entre sala e sala de jantar, ao lado do qual está uma cozinha, integrada ao espaço social por meio de um jogo de portas de correr.

© Carlos Tobon

Dois conectores fechados de vidro cruzam a separação que existe entre os volumes. Um deles conduz ao dormitório principal, que pode se abrir ao jardim ao correr as portas deslizantes de piso a teto, o que pode ser feito em todos os espaços da residência. O outro conector comunica a área social com o ambiente privado, onde encontra-se a biblioteca. Os livros estão distribuídos em estantes embutidas das paredes, entre as quais encontra-se uma lareira de ferro fundido. Esta área familiar continua com uma área de estar que pode ser utilizada por hóspedes, um dormitório e a área de closet e serviços, com alojamento para funcionários, além da garagem.

© Carlos Tobon

O arquiteto não esconde sua admiração pelos conceitos arquitetônicos de Mies van der Rohe e escolhe uma gama precisa de acabamentos: fachadas cinzas, paredes internas brancas, pisos de bambu e painéis deslizantes de vidro de piso a teto na maioria dos espaços. Da mesma forma, a claridade que se percebe nos espaços durante o dia se mantém à noite graças ao projeto de iluminação.

© Carlos Tobon

Um projeto extremamente simples requer um rigoroso controle dos detalhes e das técnicas construtivas, já que em uma arquitetura aparentemente elementar, não há como esconder erros nem disfarçar imperfeições.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa" [The House in the Air / Andrés Uribe Mesa] 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877645/a-casa-no-ar-andres-uribe-mesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.