O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Colômbia
  5. Andrés Uribe Mesa
  6. 2014
  7. A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa

A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa

A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa
A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa, © Carlos Tobon
© Carlos Tobon

© Carlos Tobon  © Carlos Tobon  © Carlos Tobon  © Carlos Tobon  + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Envigado, Colômbia
  • Arquiteto Responsável

    Andrés Uribe Mesa
  • Construtor

    Andrés Uribe Mesa
  • Área

    430.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

      © Carlos Tobon
      © Carlos Tobon

      Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de 7.000 metros quadrados, Andrés Uribe Mesa projetou e construiu uma residência pensada com o objetivo de estabelecer uma íntima relação com o meio natural que a rodeia. "Quando me encontro em uma paisagem como esta, com uma floresta nativa confrontada a um horizonte ilimitado, busco fazer com que o exterior entre na casa".

      © Carlos Tobon
      © Carlos Tobon

      Esta relação com o entorno também determinou o caráter exterior da construção, pensada com um critério de absoluta simplicidade para que se destacasse o menos possível no local. Os três volumes que configuram esta residência, de 430 metros quadrados, foram erguidos a 36 centímetros sobre o terreno para gerar uma sensação de levitação e, ainda que a disposição do conjunto seja linear, segue um traçado sinuoso que lhe da o aspecto casual de algumas caixas que foram deixadas aleatoriamente sobre o gramado.

      © Carlos Tobon
      © Carlos Tobon

      Paredes de alvenaria reforçada com pilares em concreto e coberturas planas de material termo-acústico formam pórticos, dos quais saem, como se fossem gavetas de madeira, os volumes da cozinha, banheiros e serviços. Para as fachadas, o arquiteto preparou no lote uma mistura de pintura em tons acinzentados que camufla a casa entre o verde e o céu.

      Planta
      Planta
      Corte
      Corte

      No entanto, as fachadas dos módulos da cozinha, banheiros e serviços foram revestidas de madeira natural tratada com produtos resistentes a manchas, umidade e descoloração que produz a luz solar.

      © Carlos Tobon
      © Carlos Tobon

      O interior

      © Carlos Tobon
      © Carlos Tobon

      Um cubo de aço corten enferrujado sobre uma plataforma de concreto propõe um acesso ao volume central no ponto limite entre sala e sala de jantar, ao lado do qual está uma cozinha, integrada ao espaço social por meio de um jogo de portas de correr.

      © Carlos Tobon
      © Carlos Tobon

      Dois conectores fechados de vidro cruzam a separação que existe entre os volumes. Um deles conduz ao dormitório principal, que pode se abrir ao jardim ao correr as portas deslizantes de piso a teto, o que pode ser feito em todos os espaços da residência. O outro conector comunica a área social com o ambiente privado, onde encontra-se a biblioteca. Os livros estão distribuídos em estantes embutidas das paredes, entre as quais encontra-se uma lareira de ferro fundido. Esta área familiar continua com uma área de estar que pode ser utilizada por hóspedes, um dormitório e a área de closet e serviços, com alojamento para funcionários, além da garagem.

      © Carlos Tobon
      © Carlos Tobon

      O arquiteto não esconde sua admiração pelos conceitos arquitetônicos de Mies van der Rohe e escolhe uma gama precisa de acabamentos: fachadas cinzas, paredes internas brancas, pisos de bambu e painéis deslizantes de vidro de piso a teto na maioria dos espaços. Da mesma forma, a claridade que se percebe nos espaços durante o dia se mantém à noite graças ao projeto de iluminação.

      © Carlos Tobon
      © Carlos Tobon

      Um projeto extremamente simples requer um rigoroso controle dos detalhes e das técnicas construtivas, já que em uma arquitetura aparentemente elementar, não há como esconder erros nem disfarçar imperfeições.

      Ver a galeria completa

      Sobre este escritório
      Andrés Uribe Mesa
      Escritório
      Cita: "A Casa no Ar / Andrés Uribe Mesa" [The House in the Air / Andrés Uribe Mesa] 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877645/a-casa-no-ar-andres-uribe-mesa> ISSN 0719-8906