Residência na Montanha Franklin / hazelbaker rush

Residência na Montanha Franklin / hazelbaker rush - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: hazelbaker rush; hazelbaker rush
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  483
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Casey Dunn
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Supreme, Western Window Systems
  • Construtora: Cullers & Caldwell Builders
  • Engenharia Estrutural: Harris Engineering Services
  • Cidade: El Paso
Mais informaçõesMenos informações
© Casey Dunn

Descrição enviada pela equipe de projeto. As montanhas Franklin se estendem no extremo norte de El Paso, como uma península de natureza rochosa na paisagem urbana da cidade, elevando-se 700 metros sobre o vale do Rio Grande. O terreno da residência está localizado aos pés da montanha Franklin, 240 metros sobre a cidade, posicionado acima de um pequeno desfiladeiro com vistas ao centro de El Paso e Juárez ao sul.

© Casey Dunn

A medida que a acidentada paisagem nativa desce pela ladeira e encontra o volume da residência, a terra começa a ser percebida como mais controlada e cultivada. O terreno escarpado converte-se em uma série de terraços que retardam o fluxo de água. Este oásis montanhoso é enriquecido com suculentas nativas e cactos além de vegetações rasteiras coloridas e aromáticas. Um ecossistema sustentável de pequena escala para uma família que converteu um terreno "duro" em um santuário. 

© Casey Dunn

A inclinação permite que a residência de três pavimentos mantenha uma conexão direta com o exterior em cada nível. Os espaços utilitários estão no primeiro pavimento com as funções de estar, cozinha e jantar no segundo pavimento e o dormitório mais privativo e áreas de recreação da família no terceiro nível. Os picos das montanhas ao leste atrasam os primeiros raios de sol até muito tarde. Ao sul, a inclinação cai abruptamente no córrego profundo onde cedo pela manhã ou pela tarde, as águias reais e os falcões percorrem as correntes térmicas até os desfiladeiros mais altos em busca da sua próxima refeição. Frequentemente, as crianças despertam e vêm cervos e coelhos pastando na flora recém plantada ao longo do pátio sul, às vezes encontrando a evidência do felino local. Cada noite, quando o sol se põe, o céu se ilumina e o estar ao ar livre converte-se no melhor lugar para ver o céu desvanecer de vermelho a alaranjado a índigo profundo a medida que as luzes da cidade de Juaréz iluminam o vale ao sul. 

© Casey Dunn
Corte
© Casey Dunn

Próximo a parte superior do terreno existe uma mina de quartzo abandonada. Os cristais angulares dispersos na parte leste do lugar - objetos bonitos e estranhos entre as pedras cinzas - converteram-se em uma inspiração para a massa da residência. Um volume tradicional de estuque de cal branco abriga as habitações e a área privada da família e se equilibra com uma massa estereotômica de basalto cinza local, utilizando o estilo dos muros de todo o povoado que coincide com o entorno e é tão presente no local que, desde uma distância os pavimentos mais baixos quase desaparecem e a massa branca do dormitório parece flutuar na paisagem. 

© Casey Dunn

Os materiais estão diretamente relacionados com o artesanato vernacular de El Paso; tijolos de pedra, estuque liso, trabalhos de aço relacionados com o trem e artigos de couro relacionados com a história dos vaqueiros. Nos momentos em que um se acopla diretamente à edificação, as maçanetas das portas e os puxadores dos armários estão feitos com aço preto com um pequeno detalhe de couro para suavizar e dar calidez às bordas frias. Os materiais naturais são utilizados de maneira pouco convencional para expressar claramente um refinamento da arte vernacular.

© Casey Dunn

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência na Montanha Franklin / hazelbaker rush" [Franklin Mountain House / hazelbaker rush] 19 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877617/residencia-na-montanha-franklin-hazelbaker-rush> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.