O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Posto De Saúde
  4. Espanha
  5. IDOM
  6. 2017
  7. Centro de Saúde em Valenzá / IDOM

Centro de Saúde em Valenzá / IDOM

  • 21:00 - 18 Agosto, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Centro de Saúde em Valenzá / IDOM
Centro de Saúde em Valenzá / IDOM, © Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

© Aitor Ortiz © Aitor Ortiz © Aitor Ortiz © Aitor Ortiz + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    Valenzá, Orense, Espanha
  • Arquiteto Responsável

    Jesús Llamazares Castro
  • Área

    1952.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

  • Arquitetos Colaboradores

    Cesar Jiménez Valcárcel, João Rafael Abreu Fortes, Pilar Romero Cajigal, Ingrid Valero Geli, Julia Míguez Rey
  • Paisagista

    Julia Metrass Mendes
  • Arquitetos Técnicos

    José Ángel Rodríguez Souto, Josu Novoa Hernández
  • Estruturas

    Alejandro Bernabeu Larena, Victoriano Sancho Villasante, Juan Rey Rey (Mecanismo S.L.) Pablo Vegas González (Mecanismo S.L.)
  • Instalações

    Miguel Ces Pérez, Cesáreo Pose Núñez (C&G Técnicos Asociados), Mª José Germil Feás (C&G Técnicos Asociados)
  • Revisão

    Galo Zayas Carvajal
  • Gestão da Obra

    López Fando Asociados SL
  • Construtora

    UTE Extraco SA – Misturas SA
  • Mais informações Menos informações
© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício projetado para o novo centro de saúde de Valenzá, em Orense, está localizado em um terreno de mais de 3.666 m2, situado em uma área de prominente inclinação no meio do caminho entre o rio, a rodovia principal do município, em sua parte inferior e a autopista na parte superior da ladeira. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

O terreno tem a peculiaridade da sua dimensão longitudinal e está limitado na parte frontal. Ao leste, está limitado por uma via de acesso e um bloco longitudinal de moradias de quatro pavimentos e na parte oeste por um talude de grande dimensão com um desnível superior aos 16-18 metros. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

A implantação urbana do novo centro de saúde torna presente esta delicada situação. Com essas premissas de partida procura-se uma correta localização que minimize o impacto visual e construtivo deste nível, diminuindo o efeito de "encaixotamento" do centro no terreno. O edifício eleva-se levemente sobre a cota do terreno e se resolve com um corpo longitudinal de um pavimento, encaixado no talude e um nível superior disposto em posição central em torno de um pátio interior. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Desde o ponto de vista urbano, planeja-se uma solução que permite, ao mesmo tempo, a criação de espaços públicos de interesse e o correto funcionamento do centro. Cria-se uma praça de entrada vinculada ao acesso principal e de ambulâncias, salas de instalações em uma posição centralizada no terreno, minimizando os percursos e uma praça posterior vinculada às salas de jogos e espera da pediatria, à sala de reuniões e aos programas que podem requerer um acesso independente. As praças se qualificam com a presença das árvores, bancos ou escadas e suaves rampas ou arquibancadas na fachada norte do terreno, minimizando o impacto do talude nesta área e integrando-o em uma proposta urbana unitária. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz
Planta
Planta

No momento de desenhar o projeto confere-se especial atenção a proteção ao excessivo soleamento e a busca por uma correta iluminação, assim como a potencialidade de uma ventilação natural cruzada dos ambientes.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

O programa se divide em quatro grandes áreas de atenção ao paciente além daquelas áreas destinadas à gestão e manutenção do centro. O centro conta com 5 consultórios de medicina geral, 5 de enfermaria, 1 destinado à obstetrícia, 1 sala de educação para saúde, 1 consultório odontológico + higienista, 1 sala de exames, 1 sala técnica, 1 sala polivalente, 1 sala para mulheres, 1 consultório de urgências, 2 consultórios de pediatria, 2 consultórios de enfermaria pediátrica, sala de estar dos funcionários, sala de reuniões e biblioteca. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Saúde em Valenzá / IDOM" [Centro de Salud en Valenzá / IDOM] 18 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877616/centro-de-saude-em-valenza-idom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.