A Casa e o Ficus / Cañas Arquitectos

A Casa e o Ficus  / Cañas Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Escazu, Costa Rica
  • Arquitetos: Cañas Arquitectos; Cañas Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  91
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluvitec, Euromobilia, Highlight, Koses, Octubre 54
© Ricardo Chaves

"A paisagem é trazida para perto de nós através dos edifícios"

Martin Heidegger

© Jordi Miralles

O Espaço: local para as pessoas desfrutarem momentos de lazer.

Ficus: qualquer uma das numerosas árvores tropicais, arbustos e vinhas pertencentes ao gênero Ficus. Da família do amoreiro, apresentam seiva leitosa e folhas grandes, grossas ou rígidas, incluindo o figo comestível, o banyan e muitas espécies cultivadas como plantas ornamentais.

© Jordi Miralles

O Ficus já estava lá quando a edificação chegou. A espaço projetado chegou para acompanhá-lo e destacar o lugar.

Planta Baixa

O programa não poderia ser mais simples. É um lugar onde se pode apreciar a vista e passar as tardes e parte da noite com amigos e familiares.

© Jordi Miralles

A localização escolhida tem uma ligeira inclinação para o leste e uma árvore tipo bonsai, que se assemelha às cultivadas pelo proprietário.

© Jordi Miralles

A vista da cidade de San José com a cordilheira vulcânica central é espetacular, as montanhas Escazu com seu Pico Blanco, ou Pico Branco, parece tão perto que você tem a impressão que poderia tocá-lo com as mãos.

© Jordi Miralles

À noite, San José torna-se a atração principal quando começa a se iluminar; o céu começa a ficar vermelho, matizado pelas luzes da cidade e o resto da paisagem começa a se perder na escuridão. A única coisa que resta é o Ficus iluminado.

© Jordi Miralles

Com isso em mente, nós criamos uma casa de vidro, elevada e apoiada em pilares metálicos e com uma cobertura que se abre em direção à vista – são 3 lados em vidro e uma parede opaca posterior (com as instalações).

Corte

O acesso é realizado a partir de uma ponte de aço e vidro que nos direciona para uma vista aberta da cidade, que logo desaparece quando encontra um ângulo para acessar o ambiente. É um espaço único de 52 m² que contém sala de estar, sala de jantar, cozinha e um pequeno banheiro adjacente.

© Ricardo Chaves

Este espaço se abre completamente em seu lado nordeste, de frente para a paisagem da área, e se abre cerca de 60% para o terraço de 30 metros quadrados de frente para San José.

Cerâmica escura foi escolhida para o piso e o teto foi pintado em tom de cinza, para que, durante a noite, essas cores deixassem a sala quase numa semi escuridão e não competissem com as luzes da cidade. Os móveis e as cores da parede complementam esse estilo.

© Jordi Miralles

Para resumir: um projeto leve e claro, que não é intrusivo, projetado para possibilitar que os usuários sintam-se inseridos da paisagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa e o Ficus / Cañas Arquitectos" [Room and Ficus / Cañas Arquitectos] 15 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877487/a-casa-e-o-ficus-canas-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.