Casa Átrio / Tham & Videgård Arkitekter

Casa Átrio / Tham & Videgård Arkitekter - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Tham & Videgård Arkitekter; Tham & Videgård Arkitekter
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bega, FSB Franz Schneider Brakel, RHEINZINK, Tectum
© Åke E: son Lindman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Átrio é uma casa de férias para uma família de três gerações na ilha de Gotland no Mar Báltico. Está construída sobre uma pequena crista que marca a antiga localização da costa há mil anos. Em relação com a paisagem aberta e expansiva, o edifício se parece mais com uma parede baixa do que com uma casa. Está construída ao redor de um pátio completamente fechado que está desenhado para servir como um ponto fixo, uma habitação ao ar livre protegida. O resto da propriedade é mantido intacto como um prado onde as ovelhas impedem que a terra regresse ao bosque.

© Åke E: son Lindman
Planta
© Åke E: son Lindman

A casa é estreita, mas suas aberturas para o exterior são amplas, dando ao interior o caráter de um refúgio no espaço aberto da paisagem. Enquanto o teto mantém uma elevação consistente em toda a casa, o piso interior sobe e desce de acordo com o terreno. Isto significa que a altura do teto varia dentro dos espaços principais, que estão dispostos num anel contínuo ao redor do átrio. Dentro deste espaço contínuo, as salas menores se juntam numa série de blocos sólidos.

© Åke E: son Lindman
Fachadas / Corte
© Åke E: son Lindman

Inspirada pela impressionante materialidade da arquitetura agrícola vernácula de Gotland, a construção de alvenaria tem uma cor de gesso natural que foi misturada com carbono preto, partes metálicas exteriores de zinco oxidado e portas de carvalho, assim como caixilhos que foram tratadas com óleo de alcatrão. As grandes janelas de correr de vidro são montadas na superfície das paredes exteriores, seguindo o mesmo princípio de muitas portas de um celeiro. As portas interiores também estão montadas na superfície, permitindo que as paredes aparentem uma continuidade.

© Åke E: son Lindman
Detalhe
© Åke E: son Lindman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Átrio / Tham & Videgård Arkitekter" [Atrium House / Tham & Videgård Arkitekter] 09 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877401/casa-atrio-tham-and-videgard-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.