O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Alemanha
  5. Berger Röcker
  6. 2016
  7. Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik / Berger Röcker

Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik / Berger Röcker

  • 11:00 - 10 Agosto, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik / Berger Röcker
Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik / Berger Röcker, © Oliver Rieger Photography
© Oliver Rieger Photography

© Oliver Rieger Photography © Niels Schubert Fotograf © Oliver Rieger Photography © Niels Schubert Fotograf + 25

  • Projeto Estrutural

    Mayr Ludescher Partner, Stuttgart
  • Projeto de HVP

    Carpus+Partner AG, Aachen / Ulm
  • Projeto Elétrico

    Conplaning GmbH, Ulm
  • Áreas Externas

    Pfrommer + Roeder, Stuttgart
  • Arte em Construção

    Martin Bruno Schmid
  • Mais informações Menos informações
© Oliver Rieger Photography
© Oliver Rieger Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro da cidade, na porção mais ao sul da Breitscheidstrasse entre as ruas Kiene e Buechsenstrasse foi construída a expansão da Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik, em nome do Estado de Baden-Wuerttemberg. Deveria ser um cartão de visita para a universidade como um ponto de referência no centro da cidade.

© Niels Schubert Fotograf
© Niels Schubert Fotograf

A estrutura existente foi ocupada e ampliada, variando suas dimensões e as distâncias entre as sucessivos lâminas. A primeira fase consiste em três destas lâminas conectadas através de dois pórticos de vidro. O projeto poderia ser completado, em uma segunda fase de construção, com mais outras duas barras. Isso porque, todo o edifício foi planejado e definido com precisão por um embasamento comum. Através do declive natural ao longo da Breitscheidstrasse, o embasamento aflora revelando seu comprimento total como uma base sólida. A altura foi definida a partir dos edifícios existentes da Kienestrasse. Resultando assim, em uma construção de até quatro pavimentos, que se adapta naturalmente ao espaço da rodovia.

© Oliver Rieger Photography
© Oliver Rieger Photography
Plantas
Plantas
© Oliver Rieger Photography
© Oliver Rieger Photography

O novo edifício é dividido em três lâminas paralelas conectadas por dois pórticos de vidro. Ambas as faixas translúcidas, abrigam as salas que se voltam para o exterior, compreendidas externamente como faixas no corpo do edifício. Os componentes no piso térreo, estão conectados por uma amplo foyer que funciona como uma rua interna. No andar de baixo, há salas de conferências e seminários, a cozinha de apoio e o laboratório de luz. No subsolo se encontram as oficinas e salas de armazenamento. Estas têm acesso direto as áreas técnicas. Nos andares superiores as duas lâminas ocidentais abrigam mais salas para seminários e palestras, além das instalações informatizadas, enquanto que a lâmina leste, é ocupada pela reitoria. 

Cortes
Cortes

Todos os materiais (principalmente concreto, vidro e alumínio), são utilizados e apresentados em seu modo natural como parte do conceito arquitetônico. Os elementos estilísticos, a redução dos elementos ornamentais e o uso sensato dos materiais criam uma atmosfera pacífica, a qual constitui o contexto apropriado para um uso flexível do espaço. A parede de vidro situada externamente ao fundo do núcleo isolado de concreto, é um elemento de caráter da fachada. Brises de aletas de alumínio protegem os espaços internos do superaquecimento. As salas, todas com as mesmas profundidades, auxiliam a aumentar a flexibilidade do edifício.

© Berger Röcker Architekten
© Berger Röcker Architekten

O novo edifício foi construído como um esqueleto de concreto reforçado. Completamente moldado em loco, tanto interna quanto externamente. Os pilares de concreto são elementos de suporte, sob os quais se apoiam as sólidas lajes de concreto armado. O interior do edifício está levemente separado desta estrutura de suporte.

© Berger Röcker Architekten
© Berger Röcker Architekten

A acessibilidade é atendida em todas as áreas e níveis de construção e também no exterior. A entrada está no nível da calçada de acesso.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik / Berger Röcker" [Hochschule für Technik / Berger Röcker] 10 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877393/faculdade-de-arquitetura-hochschule-fur-technik-berger-rocker> ISSN 0719-8906