O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Juan Tohme
  6. 2016
  7. Casa Horizontal / Juan Tohme

Casa Horizontal / Juan Tohme

Casa Horizontal / Juan Tohme
Casa Horizontal / Juan Tohme, © JAG Studio
© JAG Studio

© JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio + 28

  • Design de Interior

    Farah Design
  • Engenharias

    Juan Bonilla
  • Construtora

    Construtora JBA
  • Proprietários

    Familia Villacís-Cuesta
  • Área Terreno

    448m2
  • Área Total

    363m2
  • Mais informações Menos informações
© JAG Studio
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Zámbiza, paróquia rural localizada ao nordeste da cidade de Quito, a obra está implantada sobre um terreno retangular inclinado de 11 metros de largura por 42 metros de comprimento, o qual, graças às características tectônicas da residência, tensiona a relação com a paisagem e o lugar.

© JAG Studio
© JAG Studio

Como primeira operação projeturas, estabeleceu-se o plano horizontal como elemento predominante sobre o plano inclinado natural (um requisito do cliente), o qual, futuramente, gerou uma intenção de voar ao horizonte, como se tratasse de um píer.

Corte
Corte

Estas intenções remetem a sistemas conceituais, neste caso uma busca do contraste e equilíbrio espacial que se manifesta entre o funcional e artístico, entre ordem e expressão, entre pesado e leve, opaco e transparente, produzindo, assim, convergências entre o horizontal e o vertical.

© JAG Studio
© JAG Studio

O plano horizontal como epistemologia e o equilíbrio como metodologia, permitem dar um novo foco ao problema do espaço arquitetônico e do habitar contemporâneo. Em relação a essa ideia, a fenomenologia através da percepção dos objetos e do lugar, nos fornece as características da matéria e do espaço que se gera a partir da interpretação entre estes e o habitante.

© JAG Studio
© JAG Studio

Relacionando forma, função e espaço, a arquitetura eleva a experiência da vida cotidiana através dos múltiplos fenômenos que emergem dos entornos, programas e edifícios concretos.

Planta
Planta

Por um lado, existe uma ideia que impulsiona a arquitetura. Por outro, a estrutura, o material, o espaço, a cor, a luz e as sombras intervêm em sua gestação.

© JAG Studio
© JAG Studio

Um programa arquitetônico explorado ao máximo e distribuído em relação à composição de casa sobre um solo natural modelado, permite integrações e criações de novas visuais. Esta composição se baseia em três operações: a primeira refere-se à criação de um balanço de 6 metros em direção ao horizonte através de três vigas metálicas longitudinais, conformando, assim, no fundo, um espaço-caixa (subsolo) onde estarão as máquinas e adega. A segunda operação, três planos horizontais (pisos e cobertura) e, entre esses, uma leve estrutura modulada que permite organizar e distribuir os espaços adequadamente, tanto no primeiro pavimento, a área social da casa, quanto no segundo pavimento, privado. Como terceira operação, a perfuração vertical destes planos horizontais conformando espaços de luz e de paisagem através do vazio, e de maneira concreta através da disposição central das escadas.

© JAG Studio
© JAG Studio

Entre outras percepções, destaca-se a combinação de materiais possíveis, como o metal, o concreto, o tijolo e o vidro, além da relação com um equipamento previamente estabelecido (porta e móveis), presenciando, assim, uma sensibilidade entre o construído e a escala humana: uma emoção arquitetônica.

Planta
Planta

Um plano horizontal flutua levantando-se do solo para que se una ao horizonte, à paisagem através de uma plataforma principal. Outro plano horizontal à altura da paisagem, parece a cobertura de um barco. Um terceiro plano, busca a aqui a "distância e a calma". Uma arquitetura posta sempre a serviço do homem que a habita, que sonha e que pensa.

© JAG Studio
© JAG Studio

Uma casa para viver, sonhar, pensar, percorrer, habitar e para tocar o céu estando na terra.

Cabe destacar a linguagem arquitetônica e cultural que pretendeu-se expressar: a articulação de materiais entre si como um ato construtivo, espaços flexíveis organizados e expressivos entre o interior e o exterior como ato projetual, e uma "horizontalidade verticalizada" através da perfuração e busca de luz com a conformação de pátios e jardins ao longo do percurso como ato conceitual, deixando de lado a retórica, refletindo, assim, a possibilidade de atuação de pensamentos modernos baseados na própria disciplina arquitetônica.

© JAG Studio
© JAG Studio

Cita: "Casa Horizontal / Juan Tohme" [Casa Horizontal / Juan Tohme] 02 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877330/casa-horizontal-juan-tohme> ISSN 0719-8906