Praça C / The Marc Boutin Architectural Collaborative

Cortesia de Yellow Camera

Praça C / The Marc Boutin Architectural Collaborative - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: The Marc Boutin Architectural Collaborative; The Marc Boutin Architectural Collaborative
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2973
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  F&D Scene Changes, Green Image, Kayu / Yellow Balau Wood, WOW Lighting, mmcite
  • Engenharia: Entuitive
  • Arquitetura Paisagística: Scatliff + Miller + Murray, Deron Miller
  • Cliente: Calgary Municipal Land Corporation
  • Arquitetos Responsáveis: Marc Boutin, Mike Deboer, Sean Knight, Kurtis Nishiyama, Jodi James, Tony Leong
  • Cidade: Calgary
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Implantação

À medida que a Cidade de Calgary continua a cultivar o crescimento em seu centro urbano, o sucesso de novas praças públicas será definido por sua habilidade de se tornarem partes de um contexto em constante transformação ao passo que se adapta às diferentes estações do ano. Esta praça marca o momento onde uma dramática evolução do centro da cidade está acontecendo. Localizado no desenvolvimento do novo East Village, este projeto se tornará um ponto focal para conectividade urbana.

Cortesia de Calgary Municipal Land Corporation

O terreno existente possui o desafio de receber os trilhos do chamado C-Train (VLT de Calgary) que corre de norte à sudoeste do lote. A infraestrutura de transportes é o que guia a condição existente do terreno, mas 'nesta paisagem de infraestrutura, como criamos uma condição urbana dinâmica e habitável?' Ao compartilhar as funções do trânsito e circulação, e transformando em um local de trocas sociais, este projeto reformula o conceito de infraestrutura, como uma oportunidade de influenciar as condições dos espaços sociais e construir experiências espaciais sem igual.

Cortesia de Calgary Municipal Land Corporation
Cortes
Cortesia de Calgary Municipal Land Corporation

Dois motores conceituais dirigem a estrutura deste projeto. O primeiro é a transforação da infraestrutura existente do VLT em uma que anime o domínio público. Aqui uma nova tectônica de elementos em alumínio perfurado, projetados para capturar e emitir luz como um véu reflexivo emolduram as conexões para e do Tram, projetam energia do Tram para o espaço público e transforma este espaço de infraestrutura urbana num animador espacial. 

Cortesia de Calgary Municipal Land Corporation
Cortesia de The Marc Boutin Architectural Collaborative
Cortesia de Yellow Camera

O segundo conceito guia é a criação de um plano contínuo que sutura o terreno como um todo enquanto transforma para adaptar os modos variados de ocupação. Transformações específicas do plano antecipam as múltiplas formas de engajamento e ocupação, facilitando a flexibilidade necessária para permitir que o domínio público se adapte. Duas transformações específicas incluem os elementos metálicos que definem uma barreira como uma espinha dorsal em ambas as laterais dos trilhos do Tram, e alguns elementos de decks, canteiros e bancos dispostos na lateral leste, criando uma margem habitável. 

Cortesia de Calgary Municipal Land Corporation

Situando a infraestrutura como uma interação social, a praça antecipa a atividade informal e estrutural dentro de uma variedade de condições habitáveis criando uma animação constante. Hoje esta praça será conhecida como uma proeminente evolução do núcleo urbano da cidade; amanhã estará reclamada, tomada e construída pelos cidadãos e visitantes da cidade.

Cortesia de Calgary Municipal Land Corporation

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calgary, AB, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça C / The Marc Boutin Architectural Collaborative" [C-Square Plaza / The Marc Boutin Architectural Collaborative] 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877206/praca-c-the-marc-boutin-architectural-collaborative> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.