Edifício Corporativo Chilexpress / GH+A | Guillermo Hevia

Edifício Corporativo Chilexpress / GH+A | Guillermo Hevia - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: GH+A | Guillermo Hevia; GH+A | Guillermo Hevia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7200
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guillermo Hevia H
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Atika, GLASSTECH, VIDROPAR
  • Cálculo Estrutural: Alfonso Pacheco C.
  • Assessoria Bioclimática: Biotech Chile Consultores, Jorge Ramírez F.
  • Construtora: De Mussy Ltda.
  • Inspeção De Obras: Inval Ltda.
  • Revestimentos E Coberturas: Hunter Douglas
  • Panos De Vidro: Glasshtech
  • Iluminação: Opendark
  • Cerâmicas E Metais: Atika
  • Terreno: 12.000m2
  • Colaboradores: Francisco Carrión G. (Aquiteto), Marcela Suazo M. (Desenvolvimento, Desenho CAD).
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Guillermo Hevia H

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto contempla o Edifício Corporativo e o Centro de Classificação e Distribuição da empresa CHILEXPRESS S.A., dedicada aos serviços de Correio e Envio Expresso (nacional e internacional).

As novas instalações compreendem um Edifício Corporativo, para os escritórios da Companhia, e um Edifício Operativo, com todos seus serviços (vestiários e banheiros dos funcionários). Ambas construções se conectam através da “praça do encontro”, um espaço de estar e lazer por onde também se dá o acesso ao conjunto, através de um hall de vidro que arremata a praça e abriga a circulação vertical do edifício.

O conjunto, apresenta ruas e pátios de operações perimetrais para circulação e segurança. No acesso principal está localizado o estacionamento, circundado por um grande gramado, proporcionando uma ampla superfície verde (jardim de acesso).

© Guillermo Hevia H

Edifício Corporativo

Volume horizontal em concreto aparente de três pavimentos, com panos de vidro suspensos e separados das fachadas, em aço e vidro. Na fachada oeste, os vidros foram substituídos por painéis metálicos perfurados, permitindo amenizar a incidência de radiação solar direta sem perder a transparência. É a imagem de uma envoltória que se transforma de acordo com a luz do dia e do ponto de vista (durante a noite se produz um plano suspenso de luz).

O hall de acesso de vidro e pé-direito duplo abriga a recepção e a sala de espera. Em ambos lados estão localizados os núcleos rígidos (salas de reunião e serviços), liberando o restante da planta livre, com uma circulação central e escritórios ao redor, possibilitando o melhor aproveitamento da luz natural.

© Guillermo Hevia H

Centro de Classificação e Distribuição

É um volume metálico retangular. Um grande espaço livre (onde se localizam os sistemas automáticos de seleção e emissão dos envios). De estrutura metálica, revestida com painéis térmicos ondulados verticais de acabamento em aço inox, as janelas do piso ao teto (com vidro serigrafado amarelo) proporcionam uma imagem de código de barras, permitindo a entrada de luz natural e a percepção interior da paisagem circundante. Durante a noite são feixes de luz, marcando presença na paisagem. Privilegiou-se a iluminação natural no edifício. Os serviços dos funcionários (banheiros e vestiários), conformam um volume sobreposto de dois pavimentos, construído em concreto aparente e panos de vidro no segundo andar. Se conecta ao conjunto através do volume de conexão.

Praça de Encontro

© Guillermo Hevia H

Lugar de encontro e convívio, é o espaço protagonista do projeto e local de descanso dos funcionários durante as pausas de trabalho.

É um espaço de conexão assimétrico, conformado pelas fachadas dos dois edifícios principais (ambos são paralelos aos limites do terreno). Foi projetado com um pavimento rígido (concreto com alvenaria e aberturas verticais), este espaço é atravessado pelo volume-ponte dos escritórios (aberto e coberto), que dá proteção e sombra. Esta praça tem apenas bancos como mobiliário e está arborizada longitudinalmente, acentuando a perspectiva espacial.

Panos de vidro

© Guillermo Hevia H

O desenho da segunda pele, tem um sentido técnico e estético. São planos que, ao estar separados das paredes do edifício, criam uma circulação vertical de ar que funciona como um barrera térmica (efeito Venturi).

É um jogo de transparências, vidros acetinados e com serigrafias com as cores da companhia. O ritmo das “aletas” alternadas, produzem o movimento das fachadas, dando brilho, luminosidade, transparência e cor. Visto de modo obliquo, se mostra como um véu amarelo. Estão suspensos e instalados com ângulos deslocados da estrutura de suporte.

Materiais Utilizados

© Guillermo Hevia H

Nesta obra se destaca o uso do revestimento Sandwich Wall da Hunter Douglas.

Nesta obra se destaca o uso da Linha Auxilium Olympia, distribuída exclusivamente pela Atika.

Nesta obra foram utilizados Vidros Temperados que se destacam por sua grande segurança e resistência. É aconselhável utilizar vidros temperados na grande maioria das especificações de vidraças, especialmente naquelas de grandes superfícies e em todos os lugares expostos ao trânsito intenso de pessoas ou que representem risco de quebra ou impacto. 

© Guillermo Hevia H

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:José Joaquín Pérez 1376, Pudahuel, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Corporativo Chilexpress / GH+A | Guillermo Hevia" [Edificio Corporativo Chilexpress / GH+A | Guillermo Hevia] 07 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877096/edificio-corporativo-chilexpress-gh-plus-a-guillermo-hevia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.