Complexo Escolar em Serris / Ameller, Dubois & Associés

Complexo Escolar em Serris / Ameller, Dubois & Associés - Mais Imagens+ 23

Serris, França
  • Arquitetos: Ameller, Dubois & Associés; Ameller, Dubois & Associés
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Saint-Gobain, Tarkett
  • Equipe De Arquitetos: Catherine Laroche, Sonia Iben Jellal, Grégoire Seidel, Bastien Gache, Manuela Ancau
  • Clientes: S.A.N. du Val-d’Europe
  • Engenheiros: Phung Consulting
  • Especialistas De Orçamentos: Eco-Gest Patrimoine
  • Construção: Demathieu Bard
  • Orçamentos: € 11.1 milhões mais taxas
  • Arquitetos Responsáveis: Philippe Ameller, Jacques Dubois
  • Cidade: Serris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Ameller Dubois & Associés

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Complexo Escolar Pierre-Perret projetado por Philippe Ameller e Jacques Dubois na cidade suburbana de Serris, à leste de Paris, não aparenta ser um objeto particularmente alienígena ou extravagante: é um edifício baixo com discreta cobertura de contornos arqueados, muita madeira, agradáveis superfícies de vidro e cores alegres. Mas o contexto urbano faz deste novo edifício quase um OVNI, uma vez que a escola fica próxima à Disneyland de Paris.

© Guillaume Guerin

Desde a sua inauguração em 1992, este notório parque de diversões não só tem sido uma verdadeira ferramenta de desenvolvimento urbano mas também tem direcionado uma estética peculiar. Os próprios arquitetos falam do assentamento urbano como "uma caricatura da arquitetura clássica parisiense, conhecida como o estilo de Haussmann", que emergiu aqui recentemente. Na área, uma totalidade de 2000 apartamentos foram construídos no entorno da escola. Edifícios de três à quatro pavimentos alternados com vazios urbanos com decorações classicistas se alinham ao longo de ruas precisas, dificilmente escondendo grandes espaços de estacionamentos e centros de compras em seus fundos.

Nesta área artificial, os arquitetos desafiaram o gosto prevalecente local com esta nossa escola. 

© Guillaume Guerin
Planta Baixa
© Guillaume Guerin

O desenho segue os princípios estabelecidos de uma edificação escolar, dispondo suas funções em volumes construídos e em espaços externos atrativos. O acesso ao complexo escolar é pelo lado sul, através de um grande foyer em vidro. À esquerda está um edifício térreo com planta em L para a creche, implantação que abraça um playground. À direita, o edifício alongado de dois pavimentos que abriga as demais atividades da escola. No pavimento superior deste estão as salas de aula, e entre as duas alas está um pátio com algumas árvores já maduras. A materialização e disposição das cores revelam a ambição dos projetistas em criar um ambiente caloroso e convidativo. As fachadas foram generosamente trabalhadas com madeira de lariço e uma abundância de cor está presente tanto nos interiores quanto nos interiores.

© Guillaume Guerin
Fachadas
© Guillaume Guerin

O projeto é claramente concebido como um contraponto aos temas arquitetônicos e urbanos desta área da Disney que pode ser compreendido como didático: um objeto estranho com uma missão, instalado entre fachadas de arquitetura artificial, fortemente acreditando em suas qualidades de linguagem arquitetônica contemporânea, como um primeiro passo em direção ao aprendizado e ação criativa desde educação primária das crianças. Não apenas as cores e o uso de madeira e vidro no edifício, mas a estrutura em si marca um contraste distinguível com a linguagem do entorno.

© Maria Temtunic

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:18 Cours de l'Elbe, 77700 Serris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Escolar em Serris / Ameller, Dubois & Associés" [School Complex in Serris / Ameller, Dubois & Associés] 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876952/complexo-escolar-em-serris-ameller-dubois-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.