Delhaize Quai de Rome / MDW Architecture + H+G Architects

Delhaize Quai de Rome / MDW Architecture + H+G Architects - Mais Imagens+ 11

Lieja, Bélgica
  • Arquitetos: MDW ARCHITECTURE + H+G Architects; MDW ARCHITECTURE + H+G Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Séverin Malaud
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lamcol, Lerobel, Zumtobel
  • Engenharia Mecânica: DTS
  • Engenharia Estrutural: SETESCO
  • Arquiteto Responsável: Xavier De Wil, Charles Herfurth
  • Cidade: Lieja
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Séverin Malaud

Descrição enviada pela equipe de projeto. Programas deste tipo geralmente produzem edificações mundanas - na melhor das hipóteses apenas pouco interessantes, mas geralmente levando a quase um ato de violência contra o espaço urbano. Nossa visão vai além da mera atualização estética de um galpão decorado, perguntando: como os arquitetos de um supermercado conseguem sutilmente integrá-lo ao tecido urbano?

© Séverin Malaud

Urbanismo
Situado no meio de um quarteirão alongado de 180 metros, quase completamente pavimentado, o projeto visa melhorar a qualidade e a permeabilidade do terreno, tanto para os usuários da edificação quanto para os residentes da região.

© Séverin Malaud

A fim de criar um novo cruzamento público de pedestres que divide a quadra, o edifício existente - que estava prestes a ser demolido - é deslocado para a borda do lote. O novo edifício ajuda a melhorar uma zona difícil, fechada entre paredes altas.

Axonométrica

A organização do fluxo de veículos em todo o terreno e a colocação de uma parte substancial do estacionamento no subsolo reduzem o impacto visual dos carros e permitem que grandes áreas sejam cobertas de vegetação. Isso também melhora os trajetos em toda a quadra para os pedestres.

© Séverin Malaud

A cobertura do edifício, visível de muitos prédios residenciais próximos, é dividida de maneira a reduzir o impacto volumétrico do supermercado. Os telhados verdes cobrindo as várias partes do projeto, combinados com um longo pátio interno com árvores, reforçam a presença de vegetação na quadra.

© Séverin Malaud

Arquitetura
O trabalho de percepção iniciado com o telhado continua no tratamento das fachadas. Elas são marcados por uma série de dobraduras que animam o caminho para pedestres ao longo da via de acesso.

© Séverin Malaud

A madeira é utilizada em todo o projeto, da estrutura à fachada. Além do seu impacto reduzido em termos de energia, a escolha deste material eco-responsável também é motivada por sua capacidade de criar um edifício visualmente mais leve, facilmente adaptável e/ou reciclável.

Planta Baixa

O revestimento de cedro, com ritmo variável esua materialidade quente, oferece um antídoto adicional às superfícies minerais na quadra.

© Séverin Malaud

O interior da loja rompe com a prática habitual ao dar atenção especial aos contatos visuais com o exterior e à incidência de luz natural, vindo do lado da via de acesso e ao longo do grande pátio na parte traseira do edifício.

Axonométrica

A pretensão singular deste projeto é mostrar que um programa tão básico quanto de um supermercado pode, se manipulado com ambição e astúcia, se tornar uma operação sutil de acupuntura urbana que cura o lugar onde é construído.

© Séverin Malaud

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lieja, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Delhaize Quai de Rome / MDW Architecture + H+G Architects" [Delhaize Quai de Rome / MDW Architecture + H+G Architects] 05 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876823/delhaize-quai-de-rome-mdw-architecture-plus-h-plus-g-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.