Residência de Mármore / Openbox Architects

Residência de Mármore / Openbox Architects - Mais Imagens+ 23

Bangkok, Tailândia
  • Arquitetos: Openbox Architects; Openbox Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Wison Tungthunya
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Boonthavorn, Hafele, LifeStyle Furniture, Porcelanosa Grupo
  • Arquitetos Responsáveis: Ratiwat Suwannatrai
  • Equipe De Projeto: Nattawan Supanan, Sudatip Pipatthakorn, Nonglak Boonsaeng
  • Arquiteto Responsável Paisagismo : Wannaporn Suwannatrai
  • Equipe De Paisagismo : Chawannuch Jirasukprasert
  • Arquiteto Responsável Interiores: Wannapat Jenpanichkarn
  • Equipe De Interiores: Pichaya Sampanvejsobha, Chitchaya Klinkhum
  • Luminotécnica: FOS Lighting
  • Manufatura : Boonthavorn Facade Technology
  • Cidade: Bangkok
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Wison Tungthunya

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia inicial era permitir que o comportamento do habitante criasse um espaço de moradia em uma peça monolítica de mármore. A peça principal parece tão sólida, mas tão leve, que flutua para desafiar a gravidade, enquanto o espaço exterior da paisagem flui por baixo do pátio central. As peças residuais de mármore caíram sobre o solo para se tornarem parte das características da paisagem, isoladas, ainda que visualmente relacionadas com tanta audácia já que formam parte da rocha de mármore. 

A escavação da forma e o espaço único é criado mudando o edifício linear e as plantas não lineares. A casa de mármore é colocada em um extremo do terreno retangular, com uma árvore grande no lado oposto. A impressão visual da árvore é realçada por um pavilhão de estilo moderno. O contraste entre a estrutura simples e uma árvore completamente natural, sobre a superfície da piscina reflectante, criam um cenário memorável para a casa. 

© Wison Tungthunya

Os acabamentos de mármore são, de fato, em grande escala, leves como azulejos de parede com estampado de mármore. O acabamento exterior aplicado sobre uma camada tijolo interna também atua como um revestimento que protege a casa da luz solar direta e do calor externo do verão de Bangkok e, portanto, ajuda a resfriar o interior durante o dia.

© Wison Tungthunya

A relação entre arquitetura e paisagem se mostra sutilmente em todas as partes. A forma quadrada geral rodeia um pátio aberto no centro, permitindo que a luz natural e a ventilação alcancem todos os cantos mais remotos. O bambu no pátio central se move para criar a presença do vento. 

© Wison Tungthunya
Cortes
© Wison Tungthunya

O conceito de "varadas privadas" é muito útil para uma residência urbana rodeada de vizinhos. Os terraços abertos criam isolamento mas permitem a entrada de luz natural e ventilação. O vazio por cima desta área se converte em um grande rasgo, nos termos dados pelo arquiteto, "o céu privativo".

© Wison Tungthunya

Algumas janelas foram colocadas no lado vizinho. O conceito de inclinar as janelas para uma esquina mais aberta também contribui com a forma da casa. Depois da construção, o todo começou a absorver o comportamento dos habitantes e enaltecer a preferência para formar esta peça de forma natural. O jogo dos materiais, o espaço e as formas fluem de dentro para fora e de fora para dentro para estabelecer fortes conexões entre arquitetura, paisagem e o interior. 

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 6 Agosto, 2017

© Wison Tungthunya

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Mármore / Openbox Architects" [Marble House / Openbox Architects] 16 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876725/residencia-de-marmore-openbox-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.