Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura

Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Mesa, CadeiraStudio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Viga, AçoStudio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Imagem 4 de 61Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fachada, Concreto, Jardim, AidoStudio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Mais Imagens+ 56

  • Arquitetos: Pietro Terlizzi Arquitetura; Pietro Terlizzi Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Custopem Estruturas Metálicas
  • Clientes: Tato Costa, Camilla Mingori
  • Combate Incêndio : Capitão Agassi
  • Complementares : Ramoska, Castellani
  • Construtora : Execcult
  • Autores: Pietro Terlizzi, Roberto Terlizzi
  • Equipe: Julia Guadix, Paula Traven
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Janela, Fachada
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse galpão de 2000,00m² localizado no bairro da Vila LeopoldinaSão Paulo, próximo à Marginal Pinheiros era usado como fábrica e depósito à quase 50 anos e foi visto como uma estrutura em potencial para uma nova função.

Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Viga
© Guilherme Pucci

Os proprietários, que trabalham no meio da moda e acostumados à viajar à várias cidades à trabalho (principalmente dos Estados Unidos), viram que esse tipo de estrutura (atualmente ociosa), sendo transformada e usada com bastante frequência como estúdios de fotografia e Filmagem especialmente em Los Angeles e Nova Iorque.

Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Viga
© Guilherme Pucci

Com isso, a ideia do projeto era aproveitar a estrutura existente e fazer toda a infra-estrutura que uma equipe de filmagem poderia precisar localizada em um mesmo local.

Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Viga
© Guilherme Pucci

Com isso o projeto foi pensando em deixar as áreas comuns na parte frontal do terreno com recepção, administração, depósito de materiais, sala de reunião, Cathering/refeitório, depósito para os equipamentos dos fotógrafos e até salas individuais para fotógrafos; com isso o fotógrafo não precisa nem ir até o Estudio pois podem fazer seu escritório ali mesmo. Na parte posterior do terreno, 5 grandes salas de fotografia e filmagem com seus mezaninos e camarins exclusivos com toda a infra-estrutura necessária para cada sessão.

Planta

Toda a estrutura foi independente dos muros e treliças originais do galpão. Os mezaninos foram feitos em estrutura metálica apenas apoiados no piso e os fechamentos laterais foram feitos com alvenaria de concreto na parte térrea e nos mezaninos em dry-wall.

Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Viga
© Guilherme Pucci

Foi feito um trabalho de isolamentos termo-acústico em todo o telhado original do telhado e restauro e reparos nas treliças originais de madeira que chegam a ter 2,5m de altura.

Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Escada, Viga
© Guilherme Pucci

Também foi preciso fazer um sistema de climatização das salas de gravação por se fazer a produção das roupas de verão da Europa e USA, no inverno brasileiro e vice-versa; dando assim; maior conforto aos modelos.

Corte
Corte

A idéia foi deixar o projeto com os materiais aparentes mantendo a identidade industrial original da construção. O contraste entre a estrutura de madeira do Telhado original do Galpão pintada de branco e a estrutura em aço dos mezaninos na cor cinza chumbo, deixam claro que parte do projeto tem mais de meio século e quem chegou recentemente.

Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Viga
© Guilherme Pucci

O espaço tem sido usado com muita frequência para outras finalidades como eventos e desfiles atraindo as maiores empresas do ramo para usar suas instalações.

Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura - Viga
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Hassib Mofarrej, 1011 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura" 14 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876542/studio-pier-88-pietro-terlizzi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.