O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. Brasil
  5. Pietro Terlizzi Arquitetura
  6. 2015
  7. Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura

Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura

  • 05:00 - 14 Agosto, 2017
Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura
Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura, © Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

© Guilherme Pucci © Guilherme Pucci © Guilherme Pucci © Guilherme Pucci + 61

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Hassib Mofarrej, 1011 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, Brasil
  • Autores

    Pietro Terlizzi, Roberto Terlizzi
  • Equipe

    Julia Guadix, Paula Traven
  • Área

    2000.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse galpão de 2000,00m² localizado no bairro da Vila LeopoldinaSão Paulo, próximo à Marginal Pinheiros era usado como fábrica e depósito à quase 50 anos e foi visto como uma estrutura em potencial para uma nova função.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Os proprietários, que trabalham no meio da moda e acostumados à viajar à várias cidades à trabalho (principalmente dos Estados Unidos), viram que esse tipo de estrutura (atualmente ociosa), sendo transformada e usada com bastante frequência como estúdios de fotografia e Filmagem especialmente em Los Angeles e Nova Iorque.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Com isso, a ideia do projeto era aproveitar a estrutura existente e fazer toda a infra-estrutura que uma equipe de filmagem poderia precisar localizada em um mesmo local.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Com isso o projeto foi pensando em deixar as áreas comuns na parte frontal do terreno com recepção, administração, depósito de materiais, sala de reunião, Cathering/refeitório, depósito para os equipamentos dos fotógrafos e até salas individuais para fotógrafos; com isso o fotógrafo não precisa nem ir até o Estudio pois podem fazer seu escritório ali mesmo. Na parte posterior do terreno, 5 grandes salas de fotografia e filmagem com seus mezaninos e camarins exclusivos com toda a infra-estrutura necessária para cada sessão.

Planta
Planta

Toda a estrutura foi independente dos muros e treliças originais do galpão. Os mezaninos foram feitos em estrutura metálica apenas apoiados no piso e os fechamentos laterais foram feitos com alvenaria de concreto na parte térrea e nos mezaninos em dry-wall.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Foi feito um trabalho de isolamentos termo-acústico em todo o telhado original do telhado e restauro e reparos nas treliças originais de madeira que chegam a ter 2,5m de altura.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Também foi preciso fazer um sistema de climatização das salas de gravação por se fazer a produção das roupas de verão da Europa e USA, no inverno brasileiro e vice-versa; dando assim; maior conforto aos modelos.

Corte
Corte
Corte
Corte

A idéia foi deixar o projeto com os materiais aparentes mantendo a identidade industrial original da construção. O contraste entre a estrutura de madeira do Telhado original do Galpão pintada de branco e a estrutura em aço dos mezaninos na cor cinza chumbo, deixam claro que parte do projeto tem mais de meio século e quem chegou recentemente.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

O espaço tem sido usado com muita frequência para outras finalidades como eventos e desfiles atraindo as maiores empresas do ramo para usar suas instalações.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura" 14 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876542/studio-pier-88-pietro-terlizzi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.