O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. Brasil
  5. Pietro Terlizzi Arquitetura
  6. 2015
  7. Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura

Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura

  • 05:00 - 14 Agosto, 2017
Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura
Studio Pier 88   / Pietro Terlizzi Arquitetura, © Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

© Guilherme Pucci © Guilherme Pucci © Guilherme Pucci © Guilherme Pucci + 61

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Hassib Mofarrej, 1011 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, Brasil
  • Autores

    Pietro Terlizzi, Roberto Terlizzi
  • Equipe

    Julia Guadix, Paula Traven
  • Área

    2000.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse galpão de 2000,00m² localizado no bairro da Vila LeopoldinaSão Paulo, próximo à Marginal Pinheiros era usado como fábrica e depósito à quase 50 anos e foi visto como uma estrutura em potencial para uma nova função.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Os proprietários, que trabalham no meio da moda e acostumados à viajar à várias cidades à trabalho (principalmente dos Estados Unidos), viram que esse tipo de estrutura (atualmente ociosa), sendo transformada e usada com bastante frequência como estúdios de fotografia e Filmagem especialmente em Los Angeles e Nova Iorque.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Com isso, a ideia do projeto era aproveitar a estrutura existente e fazer toda a infra-estrutura que uma equipe de filmagem poderia precisar localizada em um mesmo local.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Com isso o projeto foi pensando em deixar as áreas comuns na parte frontal do terreno com recepção, administração, depósito de materiais, sala de reunião, Cathering/refeitório, depósito para os equipamentos dos fotógrafos e até salas individuais para fotógrafos; com isso o fotógrafo não precisa nem ir até o Estudio pois podem fazer seu escritório ali mesmo. Na parte posterior do terreno, 5 grandes salas de fotografia e filmagem com seus mezaninos e camarins exclusivos com toda a infra-estrutura necessária para cada sessão.

Planta
Planta

Toda a estrutura foi independente dos muros e treliças originais do galpão. Os mezaninos foram feitos em estrutura metálica apenas apoiados no piso e os fechamentos laterais foram feitos com alvenaria de concreto na parte térrea e nos mezaninos em dry-wall.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Foi feito um trabalho de isolamentos termo-acústico em todo o telhado original do telhado e restauro e reparos nas treliças originais de madeira que chegam a ter 2,5m de altura.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Também foi preciso fazer um sistema de climatização das salas de gravação por se fazer a produção das roupas de verão da Europa e USA, no inverno brasileiro e vice-versa; dando assim; maior conforto aos modelos.

Corte
Corte
Corte
Corte

A idéia foi deixar o projeto com os materiais aparentes mantendo a identidade industrial original da construção. O contraste entre a estrutura de madeira do Telhado original do Galpão pintada de branco e a estrutura em aço dos mezaninos na cor cinza chumbo, deixam claro que parte do projeto tem mais de meio século e quem chegou recentemente.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

O espaço tem sido usado com muita frequência para outras finalidades como eventos e desfiles atraindo as maiores empresas do ramo para usar suas instalações.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Studio Pier 88 / Pietro Terlizzi Arquitetura" 14 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876542/studio-pier-88-pietro-terlizzi-arquitetura> ISSN 0719-8906