Loft Rua Maria / KEMA studio

Loft Rua Maria / KEMA studio - Mais Imagens+ 36

Lisboa, Portugal
  • Arquitetos: KEMA studio; KEMA studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  89
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIAXIAVE, DUO THERM, Investwood, MJO, Markslojd

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se nos Anjos, Lisboa, Portugal, na zona do denso tecido urbano, onde industria e habitação co-existem e se complementam.

O espaço pré-existente era uma carpintaria com acesso limitado à luz natural e um pequeno logradouro sem identidade.

Corte A-A'

Decidimos manter tudo o que foi possível do interior, aumentando os vãos do alçado posterior, o que permitiu melhorar a iluminação e reforçar a relação interior-exterior.

Antes da Reforma - Foto 02. Imagem Cortesia do estúdio KEMA
© João Morgado

O objetivo principal era apreciar “o existente” e complementá-lo. As zonas úmidas eram contidas dentro dos muros pré-existentes em arcos de tijolo, deixando todas as zonas secas no espaço restante. A separação adicional foi feita através da introdução de dois volumes. O cubo preto, feito em painéis coloridos de fibras de madeira, criando a zona técnica e a arrecadação; o cubo de cortiça, feito em painéis acústicos de cortiça, criando o quarto duplo com ligação direta ao exterior – os dois, revestidos em materiais ecológicos fabricados em Portugal.

Um ponto fundamental deste projeto foi a escolha dos materiais. Preservamos as paredes grossas em arcos de tijolo, estrutura metálica e pilares de betão, e através de introdução dos elementos novos, conseguimos enfatizar o carácter industrial pré-existente. Jogamos com os contrastes de cor, temperatura e som. Para criar um espaço acolhedor, mantendo a identidade industrial, conjugamos o aço escuro, frio e barulhento com cortiça clara, térmica e acústica.

Ao longo do processo achamos muito importante manter a identidade do espaço. Por o local ter sido uma carpintaria conhecida na zona, decidimos reutilizar toda a madeira encontrada no espaço, trazendo-a de volta a vida de maneira contemporânea, nomeadamente: como bancada da ilha da cozinha, mesas de cabeceira e revestimento “pixelizado” da parede exterior – a composição feita de mais de 14 tipos diferentes de madeira de todo o mundo.

© Marco Pezzutto
© João Morgado

Tudo isso deu origem a um espaço bem definido, com memória do seu passado. Um espaço confortável, iluminado pela luz da madrugada desde a entrada e inundado pelo sol da tarde pelas traseiras.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Loft Rua Maria / KEMA studio" [Rua Maria Loft / KEMA studio] 29 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876438/loft-rua-maria-kema-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.