.jpg?1493975962)
-
Arquitetos: CplusC Architectural Workshop
- Área: 344 m²
- Ano: 2016
- Fotografias: Murray Fredericks , Clinton Cole, Michael Lassman , Ryan Ng, Jem Cresswell
-
Fabricantes: Access Concrete, Aquaplex, Bondi Kitchens, Breezway, Caesarstone, Cemintel, Dulux, Escenium HAUS, Ezarri, Fenix Interiors, Formply, Galloway Engineering, Harmony Marble, James Hardie, James Hardie Australia, Kellyville, Kobe Board, LA2 concrete, Lysaght, OX Engineering Group, +10
.jpg?1493976380)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A impressionante residência unifamiliar em North Bondi foi desenhada tanto para o entretenimento como para os momentos íntimos da família. Um estreito terreno com pouca vista e um compromisso com o desenho solar passivo e iluminação natural liderou a forma resultante. Devido a natureza do terreno, o planejamento e a gestão do tempo foram cruciais para garantir que o projeto funcionaria sem problemas.
.jpg?1493976188)
Conceitualmente, o planejamento espacial da residência separa os cômodos sociais e familiares. Abaixo, a cozinha interconectada, sala de estar, jantar e espaços ao ar livre criam um lugar altamente interativo e comprometido, desenhado para acolher grandes grupos. Uma piscina sobre elevada compartilha uma parede transparente com os espaços sociais e atua como uma conexão visual entre os espaços interiores e exteriores, refratando a luz natural em toda a casa.

Piscina
A piscina foi originalmente desenhada como uma estrutura totalmente de concreto e foi ajustada para incorporar a parede de acrílico depois que a construção começou. Uma ampla gama de ofícios foram envolvidos na construção da piscina. A parede de acrílico requereu que a impermeabilização estivesse discretamente integrada aos painéis e colunas estruturais para proporcionar um efeito visual. Isto requeria um alto grau de coordenação e negociação, já que as tolerâncias eram muito pequenas.
.jpg?1493976002)
Jardim Vertical
No pavimento superior, as habitações estão voltadas a um espaço verde privado em forma de pátio ou jardim vertical. As telas e floreiras personalizadas garantem a privacidade dos vizinhos e o tráfego de pedestres, estando totalmente auto-sustentadas e iluminadas por LED. Este projeto marcou a primeira vez que o escritório utilizou telas de FRP como material da fachada e uma certa quantidade de experimentação in loco foi necessária para determinar o melhor método de montagem e fixação. Os painéis requereram um alto nível de preparação antes da instalação, pré-perfuração dos orifícios para fixar os painéis personalizados com parafusos duplos. A coordenação do sistema hidráulico, iluminação e paisagismo foi crucial para a construção deste intrincado sistema. Além de resolver problemas de privacidade, estas telas permitem inúmeras possibilidades de paisagismo em um terreno estreito.

Sistema de automatização do lar
O sistema de automação doméstico incorpora uma linguagem completamente programável Dali e Cbus. O cliente pode selecionar entre uma ampla gama de ajustes de iluminação e áudio pré-programados, assim como configurar suas próprias "cenas" personalizada para que sejam operadas com somente um toque. Também é possível ativar os acessórios de forma remota.
.jpg?1493975604)
Materiais
A forma manual da construção é revelada com elegância na paleta de materiais que incluem tábuas de Kobe sem acabamento, concreto polido, madeira, fachada de aço corten e colunas de aço e madeira que celebram os sistemas estruturais da casa. A decisão de deixar os materiais expostos aumentou significativamente a complexidade da construção, já que qualquer defeto ou curto-circuito seria visível na estrutura finalizada. Além disso, a estrutura primordial de madeira/aço, que se expressa tanto no interior como no exterior, teve como resultado tolerâncias extremamente limitadas para o revestimento e as instalações de aberturas, o que aumentou o desafio da construção.
.jpg?1493976610)