AL Apartment / Michan Architecture

AL Apartment / Michan Architecture - Mais Imagens+ 7

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Michan Architecture; Michan Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Urban Deco
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. MAPmx Studio insere um peça de madeira dentro de um apartamento.

O projeto, localizado na região nordeste da Cidade do México, contempla o desenho de um apartamento de 360 m2 e tem como estratégia principal a colocação de um objeto de madeira no espaço principal; este elemento divide o espaço em dois criando áreas separadas para o programa público e privado. Estar, comer e estudar são côncavos, deixando as áreas privadas convexas. Os espaços de serviço como a cozinha e a lavanderia são os únicos situados fora do objeto côncavo/convexo; os quais encontram-se no perímetro do apartamento.

Axonométrica - Planta (Fachada)
Fachada

O percurso da peça muda de um extremo ao outro, proporcionando no seu interior uma variedade de cavidades para banheiros e espaços de armazenamento. Esta disposição permite que as áreas de serviço estejam embutidas na parede, deixando o espaço interior para os três dormitórios, closets e banheiro; desenhando assim um pórtico programático dentro do objeto. Através da inserção de um elemento alheio ao espaço, são produzidos vários cômodos interiores já que o objeto atua como um novo interior dentro do apartamento. 

© Rafael Gamo

A forma do objeto guia o usuário através de distintas pautas e alinhamentos, os quais geram ritmo e continuidade no espaço. As duas esquinas do objeto são cuidadosamente elaboradas e envoltas ao redor de curvas para criar uma sensação de fluidez e continuidade; o elemento que começa como uma parede com uma pequena secção no teto, cresce ao estender-se até a área de estar e envolve o espaço, criando assim uma área mais acolhedora. 

Planta

Por meio de um tramado de metal, cria-se um corredor ao longo da sala de estar que confere privacidade aos acessos dos dormitórios. 

© Rafael Gamo

Neste processo de construção explorou-se um sistema híbrido com ferramentas digitais e artesanato local que permitiu estudar novas formas de tradução entre processos digitais e sistemas de construção da região. 

© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "AL Apartment / Michan Architecture" [AL Apartment / Michan Architecture] 31 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876360/apartamento-al-mapmx-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.