Apartamento Graça / Arriba

Apartamento Graça / Arriba - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Arriba; Arriba
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Estrutura: Flexibetão lda
  • Equipe: José Andrade Rocha, Filipe Ferreira
  • Cidade: Graça
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento a transformar, situado na Graça, em Lisboa, com uma área aproximada de 60 m2, dispunha de 3 quartos, 1 cozinha e 1 casa de banho. A desvinculação quase total entre a sala, cozinha e casa de banho, gerava uma utilização pouco funcional e até confusa do espaço, que fragilizava os limites entre o privado e o social. Em adicional, tanto a sala como a casa de banho tinham áreas excessivamente reduzidas para uma ocupação confortável do espaço.

© Ricardo Oliveira Alves
Plantas
© Ricardo Oliveira Alves

Este projeto foi assim um exercício de reorganização para consolidar as áreas sociais e privadas, tentando reduzir as demolições ao mínimo. Como resultado, a sala anexou o quarto adjacente mais pequeno, permitindo assim criar um espaço de lazer e de refeições mais generosos e a cozinha instalou-se no centro da casa, estabelecendo uma relação direta coma área social.

© Ricardo Oliveira Alves

Para resolver a questão da casa de banho dividiu-se a mesma em 2 zonas, banho e lavabo, que permite utilizações independentes e simultâneas. No lugar da anterior cozinha, projetou-se um armário roupeiro que incorpora uma cama para visitas, não só para responder à necessidade de mais arrumação transmitida pelos clientes, mas também para suportar o acesso à casa de banho.

© Ricardo Oliveira Alves
Axonométrica
© Ricardo Oliveira Alves

Em relação aos materiais, optou-se por manter o soalho e recuperar todas as carpintarias e trabalhos de gesso existentes, prolongando a atmosfera da casa no tempo. O último layer de transformação, cromático, harmonizou os novos materiais e os existentes, concedendo à casa uma nova identidade.

© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Graça, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Graça / Arriba" [Graça Apartament / Arriba] 23 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876229/apartamento-graca-arriba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.