YKK80 / Nikken Sekkei

© Ken'ichi Suzuki

YKK80 / Nikken Sekkei - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Nikken Sekkei; Nikken Sekkei
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1875
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ken'ichi Suzuki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sasakura Engineering, YKK AP
  • Cliente: YKK Real Estate
  • Interiores: Nikken Sekkei, Nikken Space Design, FUJIE KAZUKO ATELIER
  • Engenharia Civil: Kimiaki Harada
  • Mecânica E Elétrica: So Takizawa, Sin Horikawa, Kitaro Mizuide
  • Construtoras: Joint Venture of Kajima Corporation, Toda Corporation, e Daiwa House Industry Co., Ltd.
  • área Do Terreno: 2640.05 m2
  • área Total Construída: 20919.85 m2
  • Equipe De Projeto: Tadao Kamei, Koko Nakamura, Tetsuo Tsuchiya
  • Cidade: Chiyoda-ku
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. YKK80, a nova sede do grupo YKK Group, foi erguida no terreno ampliado onde se construiu a sede original em 1963. Ela está situada em uma concorrida zona ao longo da rua Showadori e da rodovia elevada Metropolitana.

© Ken'ichi Suzuki

O projeto do edifício se desenvolveu sobre a base dos seguintes temas: um desenho que tenha uma presença adequada no bairro para a nova sede do Grupo YLL; um edifício de escritórios desenhado com funcionalidade / confiança / conforto que proporcionaria um ambiente de trabalho seguro e agradável, um lugar que animaria a interagir e contribuir com o bairro, que tem uma rica história na manufatura. 

© Ken'ichi Suzuki

A fachada principal, oeste, ao longo da rua Showadori, está composta por uma tela de alumínio e um sistema de pele dupla com persianas embutidas. A combinação protege o interior do forte sol do oeste e do ruído exterior, enquanto proporciona uma vista controlada do bairro urbano desde o interior do edifício. Dado que a fachada ao longo da rua teria um tamanho bastante significativo, de aproximadamente 60m x 40m, procurou-se criar uma expressão variada mantendo a uniformidade através de uma tela com duas camadas de alumínio delicado com uma secção em Y.

© Ken'ichi Suzuki

Nos pavimentos dos escritórios, os elevadores encontram-se no centro do térreo em forma de 'L' para criar um espaço de trabalho contínuo, facilitar o movimento entre os pavimentos e possibilitar um grande espaço de trabalho ao longo da rua Showadori a oeste. Áreas de trabalho, reunião, banheiros, áreas de relaxamento estão ao redor da escada aberta que une o quarto pavimento à cobertura para fomentar a comunicação entre os funcionários de diferentes andares. 

Detalhe

O espaço de trabalho está climatizado com um sistema cômodo porém consistente de energia, utilizando o sistema radiante de calefação e resfriamento com umidificação a base de dessecante. 

© Ken'ichi Suzuki

Uma suave brisa também é proporcionada para maior comodidade na área ocupada. A iluminação ambiental e de trabalho favorece o espaço de maneira eficiente. Os acessórios lineares LED do forro estão desenhados para que a luz reflita os painéis levemente inclinados melhorando, assim, a iluminação geral do espaço de trabalho. São proporcionadas luzes para cada tarefa no escritório. Os sensores de movimento e de iluminação natural são instalados para uma maior economia de energia. São incorporadas, também, outras medidas de economia como o uso do calor geotérmico, a reutilização da água da chuva, a instalação de acessórios hidráulicos eficientes para alcançar uma redução do consumo total de energia em 60% em comparação com os edifícios comerciais japoneses típicos. Além disso, os materiais foram cuidadosamente selecionados e medidas agressivas foram tomadas para melhorar a qualidade do ar interior e tornar a obra o primeiro edifício comercial no Japão a obter a certificação Platinum LEED Core & Shell. 

© Ken'ichi Suzuki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Japão, 〒101-0024 Tōkyō-to, Chiyoda-ku, Kanda Izumichō, YKK80ビル

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "YKK80 / Nikken Sekkei" [YKK80 / Nikken Sekkei] 29 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876194/ykk80-nikken-sekkei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.