Berges - 28 Residências Sociais / ODILE+GUZY architectes

Berges - 28 Residências Sociais / ODILE+GUZY architectes - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: ODILE+GUZY architectes; ODILE+GUZY architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3470
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Foessel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GFRC, MC FRANCE, Sefwood
  • Cliente: Paris Habitat OPH
  • Consultorias: Sophie Barbaux - arquiteta paisagista, ODC Quantity Surveyor EVP Engenharia Estrutural, Batscop building-site pilot.
  • Arquitetos Responsáveis: Julien Odile, Michaël Guzy
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© David Foessel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta porção da Rua Dessous des Berges é um tanto incomum graças às suas construções de edifícios de escritórios vizinhos serem todas afastadas 5 metros além do alinhamento comum das ruas da capital francesa.

© David Foessel

Para integrar este novo edifício com seu contexto, sem penalizar sua viabilidade, o projeto brinca com as restrições tanto programáticas e urbanas para produzir uma proposta criativa. Suspenso sobre o jardim frontal, a fachada frontal do edifício é esculpida para criar volumes que se conectam com os diferentes planos da fachada da rua.

© David Foessel

Isso permite que o projeto se integre em seu entorno enquanto que contrasta sutilmente com suas massas estáticas vizinhas.

As diferentes distorções da fachada frontal do edifício cria as generosas varandas dos apartamentos, que estão dispostas de maneira alternada. Estas varandas estão orientadas sudoeste e possuem vistas para a rua, oferecendo vistas emolduradas enquanto proporcionam proteção solar durante os meses de verão.

Por trás dos painéis vazados, a fachada interna é revestida com painéis de alumínio perfurados e brancos. 

© David Foessel

Um jardim habitado

A profundidade do terreno e da parede de pedra é visível aos pedestres da calçada devido à grande passagem de entrada, localizada sob o edifício principal e que integra todos os espaços comuns.

© David Foessel

Além deste limite, o pátio é um pequeno paraíso de calmaria entre o verde da vegetação. Encostado no limite, cada uma das unidades de pátio se beneficiam de uma orientação voltada ao sul e vistas sem obstruções para os terraços vegetados por trás dos edifícios adjacentes.

Planta

O jardim habitado enfatiza a escala e acesso individuais. Volumes fragmentados, como edificações que remetem à casas, pátios e escadarias externas emergem da vegetação e da paisagem. Revestida em madeira, a fachada voltada para o pátio cria um contraste consciente com aquela voltada para a rua.

© David Foessel

As ripas de madeiras horizontais deslizam para o pórtico de entrada conectando os jardins frontais e posterior enquanto enfatizam a profundidade do lote.

Feita de madeira retificada em uma tela preta, a fachada que ganhará tons acinzentados com o tempo irá enaltecer as propriedades douradas das esquadrias e janelas metálicas douradas.

© David Foessel

As áreas ajardinadas incluem uma grande variedade de árvores, arbustos e plantas: Prunus Serrula, Ace Davidii, Cornus Siberica e Phornium Terraxto preservam a privacidade das unidades, enquanto a Stipa Grandifolia é utilizada como forração perene. O pátio também inclui um terraço compartilhado para horta, acessível por todos os habitantes através de uma escadaria metálica.

© David Foessel

Habitações

Organizadas em torno do pátio ajardinado, a divisão em dois edifícios de escalas variadas permite uma grande variedade de apartamentos: estúdios, apartamentos de um, dois ou três quartos e duplex.

© David Foessel

A orientação leste-oeste do terreno permite que cada sala de estar beneficie de uma exposição voltada para o sul. Os quartos estão localizados no lado tranquilo do pátio, com vistas sem obstruções sobre os jardins posterior e além. As circulações internas são reduzidas ao mínimo para aumentar o tamanho das salas de estar.

Planta

Todos os apartamentos possuem áreas externas privadas adaptadas para cada situação específica que preservam sua intimidade: varandas de estar voltada para a rua, varandas térreas em um jardim por trás da vegetação, pátios...

© David Foessel

A qualidade dos apartamentos se estende para além dos espaços internos. Grande atenção foi dada para as áreas externas, concebidas como uma praça aberta que dá acesso à todas as instalações, em um ambiente agradável para interação social.

© David Foessel

Sustentabilidade

O projeto é baseado em princípios simples e efetivos para atingir grandes performances ambientais e para cumprir com os objetivos da cidade de Paris. 

© David Foessel
Detalhe
© David Foessel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:62 Rue du Dessous des Berges, 75013 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Berges - 28 Residências Sociais / ODILE+GUZY architectes" [Berges - 28 Social Dwellings / ODILE+GUZY architectes] 08 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876102/berges-28-residencias-sociais-odile-plus-guzy-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.