Residência Pomar de Cerejeiras / Bureau XII

Residência Pomar de Cerejeiras / Bureau XII - Mais Imagens+ 19

Sofia, Bulgária
  • Arquitetos: Bureau XII ; Bureau XII
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1206
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baumit, FIBRAN, Isover, Reynaers Aluminium, Teak, Titanzink, Wienerberger
  • Engenharia Estrutural: Velislav Mihov, Plamen Petkov
  • Construção: MILDEX
  • Arquitetos Responsáveis: Peter Torniov, Milena Filcheva
  • Cidade: Sofia
  • País: Bulgária
Mais informaçõesMenos informações
© Tsvetomir Dzhermanov

Descrição enviada pela equipe de projeto. A restauração e extensão deste edifício existente antes de 1945 tem como objetivo proporcionar uma guest house (casa de hospedagem) com restaurante e área de recreação como complemento ao ambiente natural da propriedade e instalações esportivas futuras. 

© Tsvetomir Dzhermanov

O terreno para este projeto está localizado em onze acres de terras de cultivos situados entre o Rio Iskar e a Montanha Vitosha, a doze quilômetros do centro de Sofia, capital da Bulgária.  Os proprietários compraram o lote com um edifício existente, utilizado como quartel militar pelos exércitos alemão e russo devido à sua localização estratégica. As necessidades do programa constavam estender o edifício existente com a construção de uma nova estrutura proporcionando espaço para quartos de hóspedes, cozinha com salão de restaurante, lounge, zona de recreação, academia e uma pequena unidade de Spa. 

Planta - Térreo
Corte
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

O programa visa a sua localização única, sua relação com a natureza e as instalações esportivas ainda não construídas. A antiga casa possui fachadas e aparência simples, com cobertura em duas águas que expressam uma imagem familiar de uma casa de montanha. O edifício monolítico possui forte presença na propriedade, envolto por árvores antigas, o que demanda uma abordagem de intervenção sensitiva. O novo volume criado é conectado através de novas aberturas com a fachada existente, mesclando os ambientes internos entre o novo e o antigo. Um átrio de dois pavimentos com cobertura em vidro proporciona luz natural para a parte central do térreo e um elevador panorâmico leva ao terraço superior. As fachadas do edifício novo e antigo possuem a mesma materialidade, e portando a distinção entre o novo e o antigo está baseada na composição volumétrica. Na orientação norte, o novo acréscimo possui dois pavimentos, onde a parte superior abriga os quartos de hóspedes que se projeta parcialmente em balanço para o entorno verdejante. No lado sul é onde está localizado o salão, um ambiente bastante claro, com grandes aberturas deslizantes que estendem as vistas do jardim adjacente. Esta área multifuncional é prevista para abrigar diferentes cenários como restaurante, local de eventos, sala de conferência, etc. 

© Tsvetomir Dzhermanov

No segundo pavimento e sobre o átrio está uma pequena academia com instalações de spa e um grande terraço em dois pavimentos. Na cobertura do edifício está um pequeno bar aberto com belvedere e uma piscina com belas vistas para a Montanha Vitosha. No subsolo estão localizados uma adega e a cozinha. O interior do antigo edifício é apoiado em estruturas históricas - pisos de madeira, paredes de tijolos, escadarias e circulações de terazzo. O ático já é reformado e a antiga estrutura de madeira da cobertura foi completamente reformada. No novo anexo os materiais naturais como madeira, concreto aparente e metal conferem continuidade e proporcionam o ambiente neutro ideal para diferentes cenários.

© George Palov

Descrição de Produto. As generosas aberturas do novo volume são feitas com sistema de Reynaers Aluminum CP155. A fachada sul possui uma porta de grande escala (300 x 300 cm CP155 LS) que conta com um elemento deslizante que permite mesclar o ambiente interno com o jardim externo. A porta de vidro possui cerca de 400 kg, mas ainda assim a porta é de fácil manuseio. De acordo com o fabricante, esta deve ser o maior deste sistema na Bulgária.

© Tsvetomir Dzhermanov

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pomar de Cerejeiras / Bureau XII" [Cherry Orchard Residence / Bureau XII] 27 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876097/residencia-pomar-de-cerejeiras-bureau-xii> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.