Residência Estudantil da Universidade Tecnológica de Eindhoven / Office Winhov + Office haratori + BDG Architecten

Residência Estudantil da Universidade Tecnológica de Eindhoven / Office Winhov + Office haratori + BDG Architecten - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: BDG Architecten, Office Winhov, Office haratori; Office Winhov, Office haratori, BDG Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12410
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stefan Müller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, De Haas & Heesterbeek, Hamer Hoogheuvel, Hurks, Kone, Logus Prefab, Manntech, Rollecate, Steenhuis Beton
  • Arquitetura: Office Winhov, Amsterdam com haratori, Zürich em colaboração com BDG Architecten Almere
  • Enginenharia: BDG Architecten ingenieurs, Almere (Holanda)
  • Construção: Huybrechts Relou, Son (Holanda)
  • Instalações: Deens Raadgevende Ingenieurs, Eindhoven (Holanda)
  • Física Construtiva: Deens Raadgevende Ingenieurs, Eindhoven (Holanda)
  • Equipe De Projeto: Joost Hovenier, Jan Peter Wingender (Office Winhov), Zeno Vogel (office haratori) met Gerard Jansen (BDG Architecten Ingenieurs)
  • Cidade: Eindhoven
Mais informaçõesMenos informações
© Stefan Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção da Universidade Tecnológica de Eindhoven na Holanda se iniciou em 1957 baseada no plano de desenvolvimento urbano de S.J. van Embden. Seu projeto apontava a criação de um ambiente idealizado para pesquisa e estudos técnicos que consistia em edifícios altos e modernos sobre pilotis, conectados através de passarelas aéreas entre os laboratórios e ateliês. O plano seguia o ideal moderno de edifícios autônomos em uma paisagem contínua. A estrutura racional da implantação dos edifícios seguiam um padrão de regular fixo e se expressava nas contínuas fachadas envidraçadas presentes na primeira geração de edifícios do campus. Um plano diretor para a reorganização e expansão do campus tem sido elaborado seguindo o desenho original, onde é prevista a introdução de residências para estudantes e pesquisadores no lado norte do campus, na borda do córrego verdejante do vale do Dommel.

© Stefan Müller
Axonométrico
Axonométrico
© Stefan Müller

A posição e orientação do edifício em forma de cunha está alinhada com a série de edifícios mais altos do campus. Este é um edifício totalmente pré-fabricado: a fachada auto-portante é feita de elementos em sanduíche de concreto cuja modulação contínua reflete a fachada dos antigos edifícios do campus. A parte frontal dos painéis das paredes são polidas, proporcionando um contraste mais forte com as secções fechadas da parede e dando à grelha uma posição autônoma na composição da fachada. Além das paredes externas, pisos, banheiros e instalações também são pré-fabricados para permitir que o edifício fosse construído rapidamente. Escalonado ao redor do corredor central, o edifício em forma de cunha cria uma articulação tripla nas fachadas dos extremos. Esta divisão em três facilita uma distribuição lógica dos quartos e grupos de apartamentos. Também confere ao edifício uma aparência elegante e um aspecto dinâmico e assimétrico, tanto da orientação frente ao campus como aquela com vistas para o Dommel.

© Stefan Müller
Plantas
© Stefan Müller

Apesar do edifício estar alinhado com o extremo superior do campus, está posicionado completamente independente no verde vale do rio Dommel. Ao chegar, os residentes passam pela garagem de bicicletas e o espaço coletivo, que compartilham o mesmo eixo visual entre si e com a paisagem independente, para então chegar aos elevadores do lado norte. 

© Stefan Müller
© Stefan Müller

Os elevadores os transportam através dos saguões de pé direito duplo para seus quartos nos diferentes andares superiores. Em cada um dos pavimentos de quartos, existe uma área coletiva ao ar livre voltado para o sul com vistas sobre o campus. O super dimensionamento das áreas coletivas torna-os adequados para reuniões e atividades dos residentes. Isso cria uma série de espaços que se estendem ao longo do edifício, desde o solo da universidade até os quartos individuais, conferindo um valor agregado explícito e vivacidade para viver num campus.

© Stefan Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:De Lismortel, 5612 Eindhoven, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Estudantil da Universidade Tecnológica de Eindhoven / Office Winhov + Office haratori + BDG Architecten" [Student Housing Campus Eindhoven University of Technology / Office Winhov + Office haratori + BDG Architecten] 28 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876091/residencia-estudantil-da-universidade-tecnologica-de-eindhoven-office-winhov-plus-office-haratori-plus-bdg-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.