O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. Espanha
  5. Norman Foster Foundation
  6. 2017
  7. O Pavilhão / Fundação Norman Foster

O Pavilhão / Fundação Norman Foster

  • 11:00 - 19 Julho, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
O Pavilhão / Fundação Norman Foster
O Pavilhão / Fundação Norman Foster , © Luis Asín
© Luis Asín

© Luis Asín © Luis Asín © Luis Asín © Luis Asín + 29

  • Arquiteto Colaborador Local

    Miguel Kreisler, Ángel Jaramillo - BAUproyectos SLP - Espanha
  • Engenheiro Estrutural

    Juan de la Torre - Euteca Proyectos y Estructuras SLP - Espanha
  • Engenheiro Mecânico, Elétrico e HIdrossanitário

    Rafael Úrculo - R. Urculo Ingenieros Consultores SA - Espanha
  • Arquiteto Técnico

    Javier Martín - Arquitec SL - Espanha
  • Consultoria da Fachada

    James O’Callaghan - Eckersley O’Callaghan Ltd - Reino Unido
  • Consultoria Envoltório

    ENAR Envolventes Arquitectónicas SL - Espanha
  • Consultoria Iluminação

    Años Luz Iluminación de Vanguardia SL - Javier Martín - Espanha
  • Construtora

    Empty SL and BAUobras SL - Espanha
  • Construtora Estrutura

    Betazul SA - Espanha
  • Engenharia e Fabricação Fachada

    Frener & Reifer Srl - Itália
  • Fabricante Painéis de Vidro

    Sedak GmbH & Co. KG - Alemanha
  • Cobertura

    Carbures Defense SA - Espanha
  • Beiral Cobertura

    Realize Srl - Itália
  • Cobertura Aço

    Kikukawa Kogyo Co Ltd - Japão
  • Terraço Tecnológico

    Marmol Compac SAU - Espanha
  • Vitrine

    Crisel Glass SL, Nerpaser SL - Espanha
  • Diretor da Obra

    Enrique Cuartero – Sumarsan SL - Espanha
  • Topógrafo

    Pedro Magaña - Asistencia y Recursos Topográ cos SL - Espanha
  • Escultura Cristina Iglesias

    Consultoria de Engenharia: Hugo Corres - Fhecor Ingenieros Consultores SA - Spain / Wind Engineering Consultant: Oritia & Boreas SL - Spain / Sculpture panels manufactured by Acciona SA - Spain and Cristina Iglesias Studio - Spain / Sculpture cables and nodes manufactured by Aciarium SL - Espanha
  • Mais informações Menos informações
© Luis Asín
© Luis Asín

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fundação Norman Foster, que inaugurou oficialmente sua sede em Madri em um palacete histórico, obra de Joaquín Saldaña, em 1 de junho, apresenta o novo pavilhão no seu pátio onde é exposta uma série de objetos e imagens que ao longo dos anos foram referências pessoais para Foster. Além disso, é um espaço flexível para conversas, palestras e programas educativos, com uma fachada que pode abrir-se ao pátio para celebrar atos ao ar livre.

Planta
Planta

O novo edifício resolve a geometria irregular do pátio com um telhado na forma de asa de um avião sustentado por uma estrutura de aço em balanço, oculta sobre uma fachada de painéis de vidro sem meios visíveis de apoio, de modo que o telhado parece flutuar sobre ela. O resultado é uma arquitetura que procura as qualidades efêmeras da luz, a leveza e os reflexos. Os elementos se reduzem ao mínimo com uma cobertura e beiral espelhado que dissolve ainda mais o volume do espaço para ressaltar seu conteúdo. 

© Luis Asín
© Luis Asín

Uma escultura criada pela artista espanhola Cristina Iglesias projeta sombra sobre o pátio e a fachada de entrada do pavilhão. Tal peça, "La Ionosfera" (Um lugar de tormentas silenciosas), está composta por painéis leves entrelaçados de fibra de carbono com padrões inspirados nas "Fontes do paraíso", um texto de Arthur C. Clarke, e emoldura as vistas do pátio desde o pavilhão, além de banhar-se na meia sombra 

© Luis Asín
© Luis Asín

Com o uso inovador, porém sutil, do vidro, aço e materiais compostos, o pavilhão continua explorando técnicas nas quais Norman Foster foi pioneiro durante mais de cinco décadas. Junto com a entrada, o amplo pano de vidro voltado ao pátio é uma enorme porta de 2,7 toneladas e 6 metros de largura. Uma vez aberta, o interior e o exterior unem-se em um espaço fluído para os atos da Fundação. 

Axonométrica
Axonométrica

Trabalhando diretamente com artesãos de metal e vidro, foi possível desenvolver uma combinação de esbeltas secções de aço inoxidável com bordas de espelho polido que desmaterializam o volume das estruturas de suporte. 

© Luis Asín
© Luis Asín
Croqui
Croqui

O detalhado desenho e a construção do pavilhão foram executados em seis meses. Isso foi possível pré-fabricando todos os elementos. O alto rendimento térmico da envoltura de vidro do edifício, o sistema de climatização por piso radiante, a generosa sombra exterior e a iluminação LED de última geração formam parte da sua concepção sustentável. 

© Luis Asín
© Luis Asín
Croqui
Croqui

O conteúdo do pavilhão é uma eclética seleção de objetos, maquetes, fotografias e esculturas dos âmbitos da arte, arquitetura e desenho que inclui aviões, carros e locomotivas. Para Norman Foster não são mundos independentes, mas sim, interconectados enfatizando sua paixão pela aeronáutica. A exposição também é uma oportunidade para reconhecer a importância que tiveram para Foster outros arquitetos, engenheiros e mentores tanto do passado como do presente. 

© Luis Asín
© Luis Asín

É exposto pela primeira vez o Avions Voisin C7 de 1927 restaurado que foi propriedade de Le Corbusier e aparecia nas fotografias de todas suas primeiras obras. Este veículo histórico utiliza tecnologia aeronáutica idealizada por Voisin para suas máquinas voadoras muito avançadas no seu tempo. Devido ao abundante uso de vidro, que remete a nova arquitetura da sua época, era conhecido como Lumineuse. Gabriel Voisin também foi mecenas de Le Corbusier que batizou sua radical proposta para Paris como Plano Voisin. 

Croqui
Croqui

A Fundação Norman Foster é uma entidade independente do estúdio de arquitetura de Norman Foster. Os arquitetos que trabalharam no desenho do pavilhão, sob a orientação de Norman Foster, pertencem ao departamento de Arquitetura, Desenho e Tecnologia da própria Fundação. Na execução do projeto foram fundamentas os conhecimentos, habilidades e materiais locais - onze dos doze elevadores e seis dos nove empreiteiros e fornecedores são espanhóis, o restante vem da Itália, Alemanha e Japão. 

© Luis Asín
© Luis Asín

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Norman Foster Foundation
Escritório
Cita: "O Pavilhão / Fundação Norman Foster " [The Pavilion / Norman Foster Foundation] 19 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875986/o-pavilhao-fundacao-norman-foster> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.