A Caverna / Abraham Cota Paredes Arquitectos

© Cesar Béjar

A Caverna / Abraham Cota Paredes Arquitectos - Mais Imagens+ 32

Zapopan, México
  • Arquitetos: COTAPAREDES Arquitectos; COTAPAREDES Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  390
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cesar Béjar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cocinas María Hueso, Construlita, Eurovent, Glass Vita, Helvex, Indeko, Marmoletti /
  • Colaborador: Sergio Iván Chávez Padilla
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A melhor forma de conhecer um arquiteto é conhecer seus projetos, eles falam por nós, nos desmascaram, são um espelho do que somos quando a obra é honesta. Há algo por trás dessa caverna que fala sobre mim, essa forma de um cubo fechado que procura ocultar-se do mundo mas mostra aberturas que exibem a contradição. Talvez não quero permanecer afastado do mundo, essas frestas estreitas evidenciam uma característica do homem, o pequeno desejo de ser conhecido e amado. 

© Cesar Béjar

O terreno está localizado na área metropolitana de Guadalajara, em um dos muitos condomínios privados delimitados por grandes muros, consequência de um aumento da insegurança no México. É essa dualidade entre uma cidade caótica e a busca do isolamento e refúgio que gera uma arquitetura introspectiva. 

© Cesar Béjar

Uma arquitetura que procura conferir fundamental importância à intimidade do usuário, gerando uma atmosfera que combina a correta gestão da luz e a fluidez dos espaços. 

© Cesar Béjar

O projeto nasce do ato de escutar as necessidades do cliente: dentro do programa, um espaço nos pareceu fundamental, uma sala multiuso onde os clientes passariam muito tempo como família localizado no subsolo. Por isso surge a ideia de introduzir um pátio de altura dupla que conferisse iluminação e ventilação natural.

Corte A

Este fato nos deu a desculpa perfeita para plantar uma árvore que conferisse caráter de pátio ao espaço. 

© Cesar Béjar

No térreo, a copa da árvore sobe, preenchendo o vazio gerado pelo pé-direito duplo, estendendo seus ramos aos espaços que o rodeiam. Este vazio funciona como um articulador, provocando uma relação espacial de maneira indireta entre as entradas de ambos níveis com a sala de jantar. Os espaços podem ser vistos mas não se tocam. 

© Cesar Béjar

Quando adentra-se a residência, seja pelo subsolo ou pelo térreo, a árvore recebe o visitante, como um anfitrião que abre seus braços dando as boas-vindas. 

Planta baixa - térreo

Orientada na parte posterior do terreno está a sala de jantar em um espaço de pé-direito duplo que se comunica com o vazio do pátio no subsolo, gerando uma altura tripla seccionada que provoca surpresa no espectador quando é descoberta. Orientada ao sul, uma grande abertura banha de luz o espaço de pé-direito duplo.

© Cesar Béjar

No segundo nível estão as habitações das crianças. Uma escada com corrimão maciço confere um caráter escultórico ao espaço que, por sua vez, descobrimos que contem outro pé-direito duplo relacionado ao último nível da casa onde está a habitação principal iluminada através de um pátio. A grande abertura, que capta a luz do leste, faz com que o ar quente seja expelido. 

© Cesar Béjar

A forma exterior: um cubo assentado sobre uma base de pedra, procura ser o mais fechado possível mas abre as frestas necessárias para provocar no espectador um interesse em conhecer o que acontece no interior.

© Cesar Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Caverna / Abraham Cota Paredes Arquitectos" [The Cave / COTAPAREDES Arquitectos] 20 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875712/a-caverna-abraham-cota-paredes-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.