Edifício Consistorial Alto del Carmen / Espiral + Iglesis-Prat Arquitectos

Edifício Consistorial Alto del Carmen / Espiral + Iglesis-Prat Arquitectos

Edifício Consistorial Alto del Carmen / Espiral + Iglesis-Prat Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Alto del Carmen, Chile
  • Arquitetos: Espiral, Iglesis-Prat Arquitectos; Espiral, Iglesis-Prat Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1417
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fundermax, Arauco, CG Chile, CHC
  • Construtora: Constructora Rencoret
  • Cálculos: R.G. Ingenieros
  • Engenharia Elétrica: Ingenel
  • Eficiência Energética : Javier Del Rio
  • Clima: Termovac
  • Engenharia Sanitária: Cobe Ingenieros
  • Cidade: Alto del Carmen
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Espiral

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Alto del Carmen, Vale do Huasco. Imerso na Cordilheira dos Andes, em uma região contrastada pelo aspecto árido de seus morros e o verde do vale no Rio Carmen.

Implantação

O desenho foi fortemente influenciado pelo clima e pela paisagem do local, variáveis que permitiram pensar em materialidade, estrutura, espacialidade e atmosferas que estariam presentes no projeto.

Cortesia de Espiral

Projetou-se um volume claro e puro, adotando as cores e texturas existentes no local. Utilizou-se a pedra de Huasco como elemento de identidade, adaptando-se à paisagem montanhosa do lugar.

O edifício foi baseado na ideia de uma oferta urbana que dê espaços e vistas, tanto ao povoado e ao vale, quanto às montanhas, capaz de oferecer uma espacialidade que comunique uma nova ordem ao centro. O edifício consistorial está inserido na malha urbana, o que transforma-o em parte do percurso comum de um cidadão, assim, o átrio integra-se nesse sistema como um espaço a mais na sequência de espaços do centro urbano.

Cortesia de Espiral

No processo de projeto, tomou-se bastante cuidado com a relação entre edifício e igreja, o que permitiu que os edifícios principais consolidassem uma praça e gerassem um lugar inédito de encontro dos cidadãos.

Cortesia de Espiral
Corte Perspectivado
Cortesia de Espiral

A ideia do muro foi trabalhada como elemento estruturante do projeto, recorrendo à arquitetura vernacular. Esta ideia se expressa em uma série de cinco paredes verticais, dispostas em dois pares simétricos e uma quinta que constitui uma rótula, que articula a relação público-privada do edifício. Esta série de paredes, compõe um volume profundo ao longo do lote, hermético e protegido da radiação solar  pela espessura e a materialidade pedregosa, e rasgado por aberturas finas e controladas para criar sombras e penumbras no interior. A sequência de paredes e espaços ordenam funcionalmente o edifício em dois hemisférios: um de três pavimentos, onde implantou-se o programa arquitetônico, e outro que articula um grande átrio público de pé-direito triplo, vinculado à igreja e à praça. 

Cortesia de Espiral

O edifício foi projetado para ser um lugar de estar para as pessoas no Alto del Carmen para que ocorra uma série de atividades, e para ser um espaço público complementar à Praça das Armas, onde seja possível o desenvolvimento de atividades e reuniões comunitárias.

Planta Térreo
Cortesia de Espiral
Planta do Primeiro Pavimento

O átrio organiza as dinâmicas internas e, por sua vez, estende-se virtualmente ao exterior. O bloco de escritórios desenvolve-se como planta livre que permite modificações e distribuições futuras. O átrio relaciona os níveis entre si, permitindo uma leitura total do edifício, dando a ele classe e caráter. A expressão material é amigável, aberta e participativa, o que faz do edifício um lugar de todos e para todos. No interior, as circulações se diferenciam em um corredor duplo que organiza o percurso público até o átrio e dos funcionários no interior. O programa foi distribuído em cada pavimento ao redor do percurso principal segundo a atenção do público em cada recinto. A sala de concertos, no primeiro pavimento, é um espaço central permeável que se integra ao átrio e à comunidade.

Cortesia de Espiral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alto del Carmen, Atacama, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Consistorial Alto del Carmen / Espiral + Iglesis-Prat Arquitectos" [Alto del Carmen Town Hall / Espiral + Iglesis-Prat Arquitectos] 22 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875686/edificio-consistorial-alto-del-carmen-espiral-plus-iglesis-prat-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.