O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Artes Visuais
  4. Espanha
  5. Renzo Piano Building Workshop
  6. 2017
  7. Centro Botín / Renzo Piano Building Workshop

Centro Botín / Renzo Piano Building Workshop

  • 21:00 - 12 Julho, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Centro Botín / Renzo Piano Building Workshop
Centro Botín / Renzo Piano Building Workshop , © Enrico Cano
© Enrico Cano

© Enrico Cano © Enrico Cano © Enrico Cano © Enrico Cano + 22

  • Equipe de Projeto

    E.Baglietto, M.Carroll (associado responsável), F.Becchi (associado responsável), S.Lafranconi, M.Monti, R.Parodi, L.Simonelli com M.Cagnazzo, P.Carrera, S.Ishida (sócio), M.Menardo, A.Morselli, S.Polotti e I.Coseriu, P.Fiserova, V.Gareri, S.Malosikova, T.Wozniak, A.Zambrano; F.Terranova, F.Cappellini, I.Corsaro (modelos)
  • Diretor de Projeto

    Bovis
  • Technical Developer and Facade Installer

    Disset
  • Consultores

    Dýnamis, Arup, Typsa (estrutura); Arup, Typsa (instalações e fachada); Müller-BBM (acústica); artec3 Studio, Arup (iluminação); Gleeds, Typsa (orçamento); Fernando Caruncho (paisagismo)
  • Cliente

    Fundación Botín
  • Mais informações Menos informações
© Enrico Cano
© Enrico Cano

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Botín, um espaço para arte, cultura e educação, projetado na Baía de Santander, devolverá à cidade o imenso cais do muro de Albareda, utilizado hoje em dia como estacionamento. Está é uma área estratégica, com vistas para o mar, próxima do centro da cidade velha e realçada pelos históricos Jardins de Pereda. O projeto foi fortemente apoiado por Emilio Botín (1934-2014), presidente do Banco Santander e financiado pela Fundação Botín, uma das fundações privadas mais importantes da Espanha, criada em 1964 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento social, econômico e cultural da Cantábria.

Planta de Situação
Planta de Situação
Croqui
Croqui

O projeto restaura os laços entre a parte histórica da cidade e o mar. A rodovia que separa o parque do mar já foi subterrânea, através de um túnel, permitindo duplicar a área dos Jardins de Pereda, estendendo-os ao passeio marítimo e restaurando o acesso pedonal ao mar para os cidadãos de Santander. 

© Enrico Cano
© Enrico Cano

Emoldurado entre o parque e o mar, no eixo do mercado público, o novo Centro Botín se localiza metade na terra e a outra metade suspensa em pilotis sobre a água. Isso evita obstruir a vista ao mar e à bonita paisagem da baía para as pessoas que passeiam no parque, porque o Centro é habilmente camuflado pela folhagem das árvores. Uma série de passarelas leves de aço e vidro separam os dois volumes arredondados do edifício e criam uma nova praça pública situada acima do térreo. 

© Stéphane Aboudaram
© Stéphane Aboudaram
Planta
Planta

A forma do Centro é o resultado de um trabalhoso perfeccionismo progressivo do desenho com o uso de modelos. Isso deu lugar a uma forma arredondada que proporciona melhor iluminação no térreo e acompanha a vista dos visitantes e dos cidadãos desde o parque até o mar. Os dois corpos que compõem o edifício são cobertos completamente com 280.000 pequenas peças cerâmicas, levemente arredondadas, de cor pérola que refletem a luz do sol, o brilho da água e a atmosfera única da Cantábria. 

© Enrico Cano
© Enrico Cano

O volume leste abriga um dormitório que se eleva à dupla altura em balanço sobre o o mar e ao norte está o centro educativo: espaços desenhados com máxima flexibilidade para adaptarem-se à muitas atividades. O auditório foi concebido como uma caixa multifuncional que não somente pode abrigar concertos, palestras, conferências, mas também festivais e cerimônias, enquanto as salas do centro educativo estão desenhadas para oferecer espaços de diferentes tamanhos para futuras oficias de arte criativa, música, dança e cozinha para crianças e adultos. 

© Enrico Cano
© Enrico Cano

No volume oeste, as galerias de exposição se desenvolvem em dois níveis, caracterizando-se por uma espetacular vista sobre o mar e o parque. O espaço de exposição no pavimento superior é iluminado zenitalmente através de uma cobertura de vidro que consta de quatro camadas: um nível exterior composto por pequenos elementos de vidro serigrafado que evitam que a luz dispersa entre diretamente no espaço da galeria; uma segunda camada dupla de envidraçamento que sela a galeria; uma terceira camada que consta de pequenas persianas de alumínio controladas automaticamente por um sistema de sensores que podem ser utilizados para escurecer o interior e flexibilizar a iluminação; e, por último, sob as vigas principais, uma tela branca semi-transparante que cria um espaço uniforme e difunde a luz, revelando, ao mesmo tempo, a complexa estrutura da cobertura. 

© Enrico Cano
© Enrico Cano
© Enrico Cano
© Enrico Cano

Um anfiteatro escavado no parque corre junto ao Centro Botín, sua fachada oeste está equipada com tela LED para projeções e cinema ao ar livre. No térreo existe uma fachada totalmente transparente que limita um espaço multifuncional com cafeteria, restaurante, área comercial e um centro de informação. Aqui, a cobertura é composta por elementos de cerâmica e o piso é uma continuação da pavimentação do concreto azul exterior. Desta maneira, o espaço interior e o exterior são quase indistinguíveis e os visitantes podem ver o mar e a paisagem da baía emoldurados pelos amplos beirais do edifício que abrigam mesas e cadeiras, criando um espaço para reunião e socialização. 

O edifício, o parque e a cidade se entrelaçam em um vínculo íntimo. 

Corte Transversal
Corte Transversal

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Botín / Renzo Piano Building Workshop " [Centro Botín / Renzo Piano Building Workshop ] 12 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875632/centro-botin-renzo-piano-building-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.