Sede para equipe do parque eólico de Jaffna / Palinda Kannangara Architects

Sede para equipe do parque eólico de Jaffna / Palinda Kannangara Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Palinda Kannangara Architects; Palinda Kannangara Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alro, Metroof Roofing solutions
  • Engenheiro: Siril Sahabandu
  • Empreiteira: D and S Construction
  • Planta De Energia Eólica: WindForce (Pvt) Ltd.
  • Arquiteto Encarregado: Palinda Kannangara
  • Cidade: Pachchilapalli
  • País: Sri Lanka
Mais informaçõesMenos informações
© Mahesh Mendis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma sede de hóspedes localizada em uma parte do parque de energia eólica de Jaffna. Situa-se próximo a uma lagoa e uma paisagem plana de terra. A sede é parte do eixo vertebral das 16 plantas de energia eólica, o qual começa com a entrada e termina no edifício de escritórios. Trata-se de um projeto simples com orçamento baixo desenhado para não causar danos à vegetação local.

© Mahesh Mendis
Planta - Térreo
© Mahesh Mendis

Os dormitórios de hóspedes são destinados aos engenheiros e visitantes, além de membros da equipe. Foram construídos em uma relação muito próxima com o contexto, com uma sala de estar aberta no térreo e acabamentos que refletem as cores de seu entorno.

© Mahesh Mendis

O programa do térreo consiste em uma sala de estar aberta, sala de jantar, cozinha, quartos de cuidadores e uma lagoa rasa com uma escada em caracol estrutural que conduz ao pavimento superior. O térreo tem um pé-direito de quase 5 metros, o que se soma à experiência espacial de uma paisagem aberta silvestre. 

Corte A-A

A lagoa no centro do edifício com diferentes profundidades de água, capta o reflexo moinho de vento e atua como o olho do oculus. É uma presença constante frente a uma tela de fundo formada pela exuberante vegetação misturada com o céu iluminado. Ela também captura o reflexo dos moinhos de vento junto à paisagem de lagoas, pântanos e pastos varridos pelo vento. As quatro quinas são cortadas pela lagoa no centro, criando a noção de um eixo que se abre para fora.

© Mahesh Mendis

O pavimento superior consiste em uma sala de estar, dois dormitórios para a equipe e dois dormitórios de hóspedes. Cada cômodo tem vista para a paisagem circundante com muita luz e ventilação, proporcionando um espaço luminoso e arejado. Cada dormitório possui um banheiro que tem um pátio aberto ao céu para que haja ventilação natural.

Planta - Superior

As telas de madeira proporcionam luz filtrada e ventilação constante. Além delas, as telas de vidro internas tornam viável a opção de desaparecer nas paredes das quinas do edifício, liberando as vistas para a paisagem do entorno.

© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis

As telas de madeira atuam, também, como uma camada adicional de proteção contra o valor das janelas internas. Há, ainda, uma opção para condicionar o espaço futuramente, caso seja necessário. A cobertura parece estar flutuando apoiada por pilares de aço.

© Mahesh Mendis

A temperatura pode subir durante os meses quentes de verão, por isso optou-se por controlar o microclima interno através do uso de paredes de telas de madeira, varandas e terraços.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palai Railway Station, Pachchilapalli, Sri Lanka

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede para equipe do parque eólico de Jaffna / Palinda Kannangara Architects" [ Oculus Staff Quarters at Jaffna Wind Power Park / Palinda Kannangara Architects] 23 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875604/sede-para-equipe-do-parque-eolico-de-jaffna-palinda-kannangara-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.