O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Hoteleira
  4. Sri Lanka
  5. Palinda Kannangara Architects
  6. 2016
  7. Sede para equipe do parque eólico de Jaffna / Palinda Kannangara Architects

Sede para equipe do parque eólico de Jaffna / Palinda Kannangara Architects

Sede para equipe do parque eólico de Jaffna / Palinda Kannangara Architects
Sede para equipe do parque eólico de Jaffna / Palinda Kannangara Architects, © Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis

© Mahesh Mendis  © Mahesh Mendis  © Mahesh Mendis  © Mahesh Mendis  + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Palai Railway Station, Pachchilapalli, Sri Lanka
  • Arquiteto Encarregado

    Palinda Kannangara
  • Área

    440 m2
  • Ano do projeto

    2016
© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma sede de hóspedes localizada em uma parte do parque de energia eólica de Jaffna. Situa-se próximo a uma lagoa e uma paisagem plana de terra. A sede é parte do eixo vertebral das 16 plantas de energia eólica, o qual começa com a entrada e termina no edifício de escritórios. Trata-se de um projeto simples com orçamento baixo desenhado para não causar danos à vegetação local.

© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis

Os dormitórios de hóspedes são destinados aos engenheiros e visitantes, além de membros da equipe. Foram construídos em uma relação muito próxima com o contexto, com uma sala de estar aberta no térreo e acabamentos que refletem as cores de seu entorno.

© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis

O programa do térreo consiste em uma sala de estar aberta, sala de jantar, cozinha, quartos de cuidadores e uma lagoa rasa com uma escada em caracol estrutural que conduz ao pavimento superior. O térreo tem um pé-direito de quase 5 metros, o que se soma à experiência espacial de uma paisagem aberta silvestre. 

Corte A-A
Corte A-A

A lagoa no centro do edifício com diferentes profundidades de água, capta o reflexo moinho de vento e atua como o olho do oculus. É uma presença constante frente a uma tela de fundo formada pela exuberante vegetação misturada com o céu iluminado. Ela também captura o reflexo dos moinhos de vento junto à paisagem de lagoas, pântanos e pastos varridos pelo vento. As quatro quinas são cortadas pela lagoa no centro, criando a noção de um eixo que se abre para fora.

© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis

O pavimento superior consiste em uma sala de estar, dois dormitórios para a equipe e dois dormitórios de hóspedes. Cada cômodo tem vista para a paisagem circundante com muita luz e ventilação, proporcionando um espaço luminoso e arejado. Cada dormitório possui um banheiro que tem um pátio aberto ao céu para que haja ventilação natural.

Planta - Superior
Planta - Superior

As telas de madeira proporcionam luz filtrada e ventilação constante. Além delas, as telas de vidro internas tornam viável a opção de desaparecer nas paredes das quinas do edifício, liberando as vistas para a paisagem do entorno.

© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis

As telas de madeira atuam, também, como uma camada adicional de proteção contra o valor das janelas internas. Há, ainda, uma opção para condicionar o espaço futuramente, caso seja necessário. A cobertura parece estar flutuando apoiada por pilares de aço.

© Mahesh Mendis
© Mahesh Mendis

A temperatura pode subir durante os meses quentes de verão, por isso optou-se por controlar o microclima interno através do uso de paredes de telas de madeira, varandas e terraços.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede para equipe do parque eólico de Jaffna / Palinda Kannangara Architects" [ Oculus Staff Quarters at Jaffna Wind Power Park / Palinda Kannangara Architects] 23 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875604/sede-para-equipe-do-parque-eolico-de-jaffna-palinda-kannangara-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.