A Casa Manga / Studio PKA

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 2 de 24A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 3 de 24A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 4 de 24A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 5 de 24A Casa Manga / Studio PKA - Mais Imagens+ 19

Alibag, Índia
  • Arquitetos: Studio PKA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  557
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Amit Pasricha
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kohler, Legrand / Bticino, Saint-Gobain
  • Arquitetos Líderes: Puran Kumar, Nidhi Kanoi
  • Consultoria Paisagismo: JKD HortiTech
  • Consultoria Condicionamento De Ar E Ventilação: Advent Engineers
  • Civil Consultants: Mehta Associates
  • Structural Consultants: Mehta Associates
  • Cidade: Alibag
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 10 de 24
© Amit Pasricha

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Manga é a manifestação física de uma busca para conectar com o ambiente natural. A essência do projeto está na simplicidade no pensamento e na expressão através da forma, material e decoração da casa. A natureza orgânica da construção conecta com êxito o exterior com o interior e através disto consegue transmitir um sentimento terroso através de sua planta de fluxo livre. A casa é uma mistura de vários elementos e materiais construtivos que conferem simplicidade ao desenho.

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 4 de 24
© Amit Pasricha

Como as mangueiras dominam o terreno, a casa claramente assume sua definição a partir delas, garantindo que o valor básico de ser orgânico ou de adotar uma cultura verde fosse exercitado. Estes habitantes naturais do terreno possuem aproximadamente 70-80 anos, e se tornaram os elementos que guiaram o conceito e projeto da casa.

As árvores de manga ao norte, sul e leste demarcaram os limites da casa.

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 18 de 24
© Amit Pasricha

O objetivo era ser capaz de ver a paisagem do entorno de qualquer ponto de dentro da casa - junto ao eixo norte-sul, assim como no leste-oeste. Isso levou à uma abertura em cada uma das quatro orientações para uma vista sem interrupções da paisagem verdejante do entorno.

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 3 de 24
© Amit Pasricha

Deste modo, algumas certezas foram assumidas: a entrada principal ao norte, uma vez que ali tinha espaço para um acesso motorizado, e a cozinha à leste, para desfrutar do sol da manhã. 

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 22 de 24
Planta - Térreo

Houve uma necessidade de equilíbrio entre os espaços abertos e cobertos. Com restrições impostas pelas árvores à construção, a única solução era elevar-se a um nível superior, mas ainda permanecer fiel à sensação de vilarejo. 

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 5 de 24
© Amit Pasricha

A casa reflete uma árvore e se conecta com o entorno sem perder a proporção do seu desenho. 

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 23 de 24
Planta - Primeiro Pavimento

Criando um desenho foi um aspecto importante da estrutura e com a cobertura inclinada, é possível obter cerca de 10 m em seu ponto mais alto. Isso é enfaticamente acentuado na escadaria suspensa que sobe ao primeiro pavimento. Uma abertura zenital aqui e outra sobre a área de jantar permite que a luz penetre ao ambiente e enaltece uma sensação de vastidão.

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 8 de 24
© Amit Pasricha

Esta vastidão do espaço e suas conexões com o entorno são os destaques da casa.

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 20 de 24
© Amit Pasricha

Em uma alusão ao vernacular, uma rica sensação de cultura e tradição está sempre presente. A Casa Manga auxilia a família residente à conectar-se com a natureza, graças ao seu espírito e conteúdo orgânico.

A Casa Manga / Studio PKA - Imagem 14 de 24
© Amit Pasricha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa Manga / Studio PKA" [The Mango House / Studio PKA] 20 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875596/a-casa-manga-studio-pka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.