Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 2 de 52Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 3 de 52Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 4 de 52Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 5 de 52Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Mais Imagens+ 47

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2515
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:MCA Estudio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Eliane, Legrand / Bticino
  • Autora: Gisele Taranto
  • Landscape: Landscape
  • Iluminação: Ângulo Design
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 17 de 52
© MCA Estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente desejava um haras onde a casa principal fosse posicionada no alto do terreno, próxima a uma das nascentes de água e tirando partido da vista para o lago e para a criação dos cavalos. Além da casa principal, também estava no escopo uma casa de hóspedes, uma área de lazer com piscina, SPA com sauna e hidromassagem coberta, uma capela e a casa do administrador. Partindo deste programa iniciamos a nossa pesquisa, nos inspiramos e adotamos técnicas antigas de construção, afim de garantir um melhor conforto térmico. A inspiração também veio da própria região e da sua paisagem.

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 20 de 52
© MCA Estudio

O projeto foi concebido considerando o uso de materiais e mão-de-obra locais. Tudo deveria ser de fácil manutenção, portanto nada poderia ser de execução complicada. Adotamos o eucalipto tratado para a estrutura das casas.

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 40 de 52
Casa de Hóspedes Corte 3
Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 19 de 52
© MCA Estudio
Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 39 de 52
Casa de Hóspedes Corte 2

Por se tratar de uma casa de fazenda e, portanto, longe da cidade, a marcenaria e os móveis escolhidos deveriam ser práticos e de fácil conservação. Foram garimpados na região peças de decoração e móveis antigos além de outras vindas de antiquários do Rio.

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 11 de 52
© MCA Estudio

Assim como eram as casas antigas, a construção também possui uma espécie de porão. Ela "flutua” do contato com o chão, de forma a melhorar o conforto térmico. Também se faz presente o uso de um pé-direito alto, contribuindo para uma melhor ventilação dos ambientes. As varandas possuem o pé-direito mais baixo nas suas extremidades, garantindo a proteção da incidência solar no interior da residência.

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 6 de 52
© MCA Estudio

A casa principal se distribui da seguinte forma: nível entrada principal - living, sala de jantar, cozinha, despensa, louceiro, área de serviço, suítes do casal e dos filhos, lavabo e rouparia; nível piscina - ficam a sala de jogos, lavabo, adega, home e área técnica. Por se tratar de uma casa de fazenda, a cozinha, integrada a sala de jantar, possui fogão e forno à lenha, além de uma geladeira antiga. Devido ao seu pé-direito alto e sua circulação cruzada de ar, a cozinha está sempre com a temperatura confortável.

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 4 de 52
© MCA Estudio
Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 31 de 52
Casa Principal - Planta Térreo
Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 26 de 52
© MCA Estudio

O living possui uma varanda ao seu redor que propicia uma visão geral do Haras. Adotamos bancos em todas elas, como anteparo e complemento a decoração, sendo que a varanda do casal recebeu uma lareira. A altura do telhado nas varandas foi determinada em função de diminuirmos o impacto de pássaros nos vidros das esquadrias. As esquadrias foram inspiradas nas portas de cocheiras, onde além da porta de correr de vidro, temos as portas ripadas que funcionam como blackout e se abrem em duas partes possibilitando ter apenas a superior aberta para evitar a entrada de animais indesejados.

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 3 de 52
© MCA Estudio

As paredes foram pintadas por cima do reboco fino e foram escolhidas cores neutras inspiradas nas cores de terra e barro da região. Como revestimentos usamos muita madeira, ferro enferrujado ou patinado, lascas de pedra e cimentado queimado.

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura - Imagem 9 de 52
© MCA Estudio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura" [Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura] 17 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875482/fazenda-nascente-gisele-taranto-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.