O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Brasil
  5. Gisele Taranto Arquitetura
  6. 2017
  7. Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura

Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura

  • 05:00 - 17 Julho, 2017
Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura
Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura, © MCA Estudio
© MCA Estudio

© MCA Estudio © MCA Estudio © MCA Estudio © MCA Estudio + 52

© MCA Estudio
© MCA Estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente desejava um haras onde a casa principal fosse posicionada no alto do terreno, próxima a uma das nascentes de água e tirando partido da vista para o lago e para a criação dos cavalos. Além da casa principal, também estava no escopo uma casa de hóspedes, uma área de lazer com piscina, SPA com sauna e hidromassagem coberta, uma capela e a casa do administrador. Partindo deste programa iniciamos a nossa pesquisa, nos inspiramos e adotamos técnicas antigas de construção, afim de garantir um melhor conforto térmico. A inspiração também veio da própria região e da sua paisagem.

© MCA Estudio
© MCA Estudio

O projeto foi concebido considerando o uso de materiais e mão-de-obra locais. Tudo deveria ser de fácil manutenção, portanto nada poderia ser de execução complicada. Adotamos o eucalipto tratado para a estrutura das casas.

Casa de Hóspedes Corte 3
Casa de Hóspedes Corte 3
© MCA Estudio
© MCA Estudio
Casa de Hóspedes Corte 2
Casa de Hóspedes Corte 2

Por se tratar de uma casa de fazenda e, portanto, longe da cidade, a marcenaria e os móveis escolhidos deveriam ser práticos e de fácil conservação. Foram garimpados na região peças de decoração e móveis antigos além de outras vindas de antiquários do Rio.

© MCA Estudio
© MCA Estudio

Assim como eram as casas antigas, a construção também possui uma espécie de porão. Ela "flutua” do contato com o chão, de forma a melhorar o conforto térmico. Também se faz presente o uso de um pé-direito alto, contribuindo para uma melhor ventilação dos ambientes. As varandas possuem o pé-direito mais baixo nas suas extremidades, garantindo a proteção da incidência solar no interior da residência.

© MCA Estudio
© MCA Estudio

A casa principal se distribui da seguinte forma: nível entrada principal - living, sala de jantar, cozinha, despensa, louceiro, área de serviço, suítes do casal e dos filhos, lavabo e rouparia; nível piscina - ficam a sala de jogos, lavabo, adega, home e área técnica. Por se tratar de uma casa de fazenda, a cozinha, integrada a sala de jantar, possui fogão e forno à lenha, além de uma geladeira antiga. Devido ao seu pé-direito alto e sua circulação cruzada de ar, a cozinha está sempre com a temperatura confortável.

© MCA Estudio
© MCA Estudio
Casa Principal - Planta Térreo
Casa Principal - Planta Térreo
© MCA Estudio
© MCA Estudio

O living possui uma varanda ao seu redor que propicia uma visão geral do Haras. Adotamos bancos em todas elas, como anteparo e complemento a decoração, sendo que a varanda do casal recebeu uma lareira. A altura do telhado nas varandas foi determinada em função de diminuirmos o impacto de pássaros nos vidros das esquadrias. As esquadrias foram inspiradas nas portas de cocheiras, onde além da porta de correr de vidro, temos as portas ripadas que funcionam como blackout e se abrem em duas partes possibilitando ter apenas a superior aberta para evitar a entrada de animais indesejados.

© MCA Estudio
© MCA Estudio

As paredes foram pintadas por cima do reboco fino e foram escolhidas cores neutras inspiradas nas cores de terra e barro da região. Como revestimentos usamos muita madeira, ferro enferrujado ou patinado, lascas de pedra e cimentado queimado.

© MCA Estudio
© MCA Estudio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Gisele Taranto Arquitetura
Escritório
Cita: "Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura" [Fazenda Nascente / Gisele Taranto Arquitetura] 17 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875482/fazenda-nascente-gisele-taranto-arquitetura> ISSN 0719-8906