Abbaye Val Notre-Dame / Atelier Pierre Thibault

Abbaye Val Notre-Dame / Atelier Pierre Thibault - Mais Imagens+ 17

Saint-Jean-de-Matha, Canadá
© Alain Laforest

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova abadia cisterciense de Saint-Jean-de-Matha foi feita para expressar a harmonia e a simplicidade que regem as vidas diárias dos monges cistercienses. As sete missas diárias aceleram suas vidas. De acordo com seu modo de vida, os espaços diferentes da abadia parecem se aproximando do claustro e culminando em direção à igreja, o ponto focal do projeto. No coração do edifício, o claustro preserva uma parte da floresta e permite que a abadia tenha uma amostra das estações de passagem. A disposição semi-aberta do complexo sugere a entrada mais natural do prédio localizado no lado norte e acessado por uma passarela. O prolongamento do telhado abrange e sinaliza a entrada principal.

© Philippe Saharoff
© Alain Laforest
© Alain Laforest

O desenho circundante é cortado em um eixo leste-oeste por um corredor que separa as áreas monásticas restritas dos espaços públicos. No lado norte encontram-se a biblioteca, a igreja e os alojamentos, enquanto a parte sul, pertence ao composto monástico e ao claustro em torno do qual estão localizadas todas as funções reservadas aos monges cistercienses. No lado ocidental desta linha de separação, um gazebo pode ser encontrado enquanto no lado oposto do leste está localizado um observatório. Considerando a escala do terreno, o principal objetivo do eixo era dividir os terrenos monásticos com vista para o penhasco ao sul e os terrenos públicos voltados para o lago ao norte. Nesses jardins, os pontos de meditação foram colocados para permitir que os monges e seus anfitriões levem alguns momentos de reverência e oração em simbiose com a majestade e a serenidade do lugar.

© Alain Laforest
© Jacques Nadeau

© Alain Laforest
© Philippe Saharoff

© Alain Laforest

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint-Jean-de-Matha, QC J0K, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Abbaye Val Notre-Dame / Atelier Pierre Thibault" [Abbaye Val Notre-Dame / Atelier Pierre Thibault] 10 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875477/abbaye-val-notre-dame-atelier-pierre-thibault> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.